SóProvas


ID
5032450
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A carroça sem cavalo


Conta-se que, em noites frias de inverno, descia um forte nevoeiro trazido pelo mar e, nessa noite, ouviam-se muitos barulhos estranhos. Os moradores da cidade de São Francisco, que é a cidade mais antiga de Santa Catarina, eram acordados de madrugada com um barulho perturbador. Ao abrirem a janela de casa, os moradores assustavam-se com a cena: viam uma carroça andando sem cavalo e sem ninguém puxando... Andava sozinha! Na carroça, havia objetos barulhentos, como panelas, bules, inclusive alguns objetos amarrados do lado de fora da carroça. O medo dominou a pequena cidade. Conta-se ainda que um carroceiro foi morto a coices pelo seu cavalo, por maltratar o animal. Nas noites de manifestação da assombração, a carroça saía de um nevoeiro, assustava a população e, depois de um tempo, voltava a desaparecer no nevoeiro.


Disponível em: www.gazetaonline.com.br. Acesso em: 12 dez. 2017 (adaptado).


Considerando-se que os diversos gêneros que circulam na sociedade cumprem uma função social específica, esse texto tem por função

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

    A lenda narrada conta uma história fantástica, em que uma carroça anda sem cavalo, o que, obviamente, não é real, não é informativo, não questiona crenças nem aborda fatos da sociedade. Logo, sua função é narrar uma história do imaginário social.

    Fonte: Objetivo

  • GABA-D

    famosa lenda urbana!!!

  • só eu que achei engraçada a história? ahahahahah

  • Lembrei da loira do banheiro e da mulher do algodão. kkkkkkk

    Gab: D

  • Prih, oque é a Mulher do Algodão? KkkkkK essa eu não sabia