SóProvas


ID
5032564
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entenda a crise na Ucrânia


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e dois líderes da Crimeia assinaram, em março de 2014, um acordo para tornar a República Autônoma parte da Rússia. O tratado foi assinado dois dias após o povo da Crimeia aprovar em um referendo a separação da Ucrânia e a reunificação com a Rússia. A votação foi condenada por Kiev e pela comunidade internacional, que a considera ilegítima.


Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 28 out. 2014 (adaptado).


A justificativa para o acordo descrito fundamentava-se na ideia de

Alternativas
Comentários
  • A Criméia fez parte da Rússia por muitos anos antes de ser anexada à Ucrânia. Mesmo sob a soberania ucraniana, grande parte da população da região manteve hábitos, costumes e também a língua russa. Após o conflito desencadeado em Kiev, capital da Ucrânia, que culminou em um golpe de Estado, grande parte da população da Criméia votou pela reintegração à Rússia o que foi feito de maneira imediata sob protestos internacionais. A justificativa para a ação, além da vontade popular manifestada em plebiscito, foi justamente a identidade cultural mantida entre a região e a Rússia.


    Resposta, letra D.

    Gabarito do Professor: Letra D.

  • Curso Objetivo:

    Em 2014, instabilidades políticas na Ucrânia levaram a população russa habitante da porção leste do país (onde se encontra a Península da Crimeia – República Autônoma) a promover movimentos separatistas (com o apoio do governo russo). Após invadir essa Península o exército russo permitiu que a população da península, que é de maioria russa, promovesse o referido plebiscito, que resultou no retorno da Crimeia à Federação Russa (até a década de 1950, a República Autônoma da Crimeia tinha pertencido à Federação Russa – na época, a maior e mais importante das repúblicas constituintes da URSS). Essa atitude, evidentemente, não foi aceita pela Ucrânia e também não foi reconhecida pela comunidade internacional.

  • que merd4 é essa, onde no texto tem indícios de cultura ?

  • Aos que reclamaram da questão, Enem é uma prova conteudista ede atualidades. A questão misturou identidade cultural com uma atualidade da época.

  • Esse enunciado infelizmente não ajuda quase em nada, a única parte que pode até auxiliar na questão é; após o povo da Crimeia aprovar. Se o povo aprovou, e não só os políticos, com certeza devia ter uma identificação cultural, até porque são as semelhanças que atrai.

  • D) identificação cultural

    pelo fato da própria população aprovar a reintegração com a Rússia, e não seria limite fronteiriço pq a Crimeia faz fronteira com a ucrânia e mesmo assim quer se separar

  • Lembre-se querido gafanhoto. Enem é sobre atualidades.

    Esse B.O. entre Crimeia/Russia/Ucrânia deu o que falar na época.

    Lembram do soldado russo que postou uma foto e deixou a localização marcada mostrando deslocamento de soldados russos para a fronteira/território Ucraniano?

  • Vinícius Ribeiro, a priori eu tb errei essa questão pq tb nn identifiquei esses indícios de cultura, mas depois percebi que todas as outras alternativas remetem praticamente à mesma coisa, então né... usei a eliminação e tudo certo.

  • enem uma prova de atualidades, mas esse B.O foi em 2014 e eles estão cobrando em 2021 bem atual, todos nós que fizemos iriamos saber .....

  •  povo da Crimeia aprovar em um referendo a separação da Ucrânia e a reunificação com a Rússia.

    D)Identificação Cultural.

    A palavra chave foi reunificação, de juntar novamente. Ou seja, já são amiguinhos de longa data.

  • Questão bastante conteudista!

  • Pessoal indico o canal Jeangrafia, lá ela trata de geopolítica e geografia tradicional, eu assisti um vídeo dele onde ele falou da Criméia que lá era uma cultura igual a Cultura Russa por causa que antigamente a Criméia era da URSS