SóProvas


ID
5032603
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na América do Sul, a principal orientação dos investimentos nas últimas décadas foi direcionada para aumentar a oferta de commodities agropecuárias e minerais no mercado mundial. Grande parte dessas commodities está sendo consumida na China e na Índia, que são países que apresentam um rápido crescimento urbano com uma substancial mudança da distribuição territorial de suas numerosas populações. Soja, minério de ferro, alumínio, petróleo e, mais recentemente, biocombustíveis integram a pauta de exportações das nações sulamericanas.


EGLER, C. G. Crise, mudanças globais e inserção da América do Sul na economia mundial. In: VIDEIRA, S. L.; COSTA, P. A.; FAJARDO, S. (Org.).Geografia econômica: (re)leituras contemporâneas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2011.


O principal risco econômico para os países da América do Sul dependentes da comercialização dos produtos mencionados no texto é o(a)

Alternativas
Comentários
  • B- instabilidade do preço dos produtos primários.

    As mudanças no mercado atual estão cada vez mais aceleradas. Em função da globalização e das novas tecnologias, o mercado está passando por constantes mutações, onde a competitividade prevalece. No entanto muitas organizações ainda não se adaptaram a essas transformações, pois, algumas ainda possuem uma cultura ultrapassada, e estão acostumadas a vivenciar o presente, esquecendo a importância de delinear uma estratégia para o futuro.

  • As exportações mundiais de commodities fazem parte dos tradicionais estudos sobre a divisão internacional do trabalho (DIT), que é tema clássico e recorrente em provas devido ao seu papel de extrema importância como motor da produção industrial mundial. O texto de apoio aborda a dependência econômica de alguns países das exportações de produtos primários e o  enunciado questiona qual alternativa apresenta a consequência econômica correta para os países nessa situação.

    A) Energias renováveis são fontes relacionadas as energias primárias que são as disponíveis na natureza. Estas fontes energéticas não são consequência da dependência da exportação de produtos primários.

    B) Como commodities são negociadas em geral em bolsas de mercadorias internacionais a flutuação de seus preços é esperada e em alguns casos a queda desses valores quando ocorre causa graves prejuízos aos países dependentes como ocorreu no Brasil durante a segunda década do século XXI. Alternativa correta. 

    C) Para esse tipo de atividade a distância não é grave impedimento para os negócios sendo no máximo o custo do transporte fator de escolha do fornecedor por conta do comprador.

    D) Economias emergentes asiáticas não são em geral grandes exportadoras de commodities.

    E) As reservas conhecidas não devem se esgotar tão cedo seguindo o ritmo de consumo atual e os combustíveis fósseis são apenas uma das formas de commodity sendo exportada pelo mundo. 





    Gabarito do professor: B.
  • Na parte que o enunciado fala: "(...)dependentes da comercialização dos produtos(...)" já dava indicio da resposta correta.

    LEMBREM-SE O ENEM NÃO COLOCA N A D A POR ACASO!!!!

  • Na verdade, o comentário de vocês está equivocado.

    ''Soja, minério de ferro, alumínio, petróleo e, mais recentemente, biocombustíveis'' = commodities, as quais são listadas em bolsa (capital especulativo). Enquanto eu digito aqui, o preço de tudo isso está oscilando, por isso ''instabilidade do preço dos produtos primários''.

  • Vamos lá:

    Na América do Sul, a principal orientação dos investimentos nas últimas décadas foi direcionada para aumentar a oferta de commodities agropecuárias e minerais no mercado mundial. Grande parte dessas commodities está sendo consumida na China e na Índia, que são países que apresentam um rápido crescimento urbano com uma substancial mudança da distribuição territorial de suas numerosas populações. Soja, minério de ferro, alumínio, petróleo e, mais recentemente, biocombustíveis integram a pauta de exportações das nações sulamericanas.

    O principal risco econômico para os países da América do Sul dependentes da comercialização dos produtos mencionados no texto é o(a)

    A) surgimento de fontes energéticas renováveis.

    como o surgimento de fontes energéticas renováveis poderia ameaçar a comercialização de produtos como soja e ferro, por exemplo? Já descarta essa.

    B) instabilidade do preço dos produtos primários.

    essa é a que faz mais sentido. Se a América do Sul exporta primordialmente produtos primários, a instabilidade no preço desses produtos é uma ameaça aos países que dependem disso na economia.

    C) distância dos principais parceiros comerciais.

    já se foi a época em que a distância era um grande problema para o comércio. Descartada também.

    D) concorrência de economias emergentes asiáticas.

    a opção mais jogada de todas. No texto não te dá essa informação hora nenhuma, então é bastante improvável que seja essa.

    E) esgotamento das reservas de combustíveis fósseis.

    novamente tem o caso que o texto cita também soja, ferro e alumínio, que não são combustíveis fósseis.

  • Letra B, pois os países latino-americanos tem uma economia baseada na exportação de commodities, os quais estão registradas na Bolsa de Valores, e como essas commodities variam MUITO de preço, dependendo da demanda mundial, tem-se um risco de instabilidade da própria economia desses países