SóProvas


ID
5032606
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

TEXTO I


De modo geral, para a Região Norte, o fato contundente é a expansão dos padrões motivados pela pecuária. Hoje, as pastagens se estendem como uma frente pecuarista para o interior do Pará, com São Félix do Xingu contabilizando um dos maiores rebanhos do país.


IBGE. Censo agropecuário. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.


TEXTO II


As várzeas dos rios são os principais espaços de aproveitamento para o cultivo de uma lavoura rudimentar dedicada ao consumo local, com produção de pouca extração e baixo nível tecnológico, induzindo a aquisição monetária à complementaridade através da pesca e da extração vegetal.


IBGE. Censo agropecuário. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.


De acordo com os textos, observa-se na Região Norte a coexistência de dois modelos agrários baseados, respectivamente, no(a)

Alternativas
Comentários
  • Agricultura brasileira é tema recorrente e, devido ao crescimento de sua participação na composição do Produto Interno Brasileiro, vem se tornando uma atividade cada vez mais importante para o país e justamente por isso deve ser estudado com atenção. O primeiro texto aborda a pecuária forçando a expansão da fronteira agrícola na Amazônia e o segundo texto aborda práticas agrícolas tradicionais. O enunciado questiona qual alternativa aponta corretamente o tipo de modelo agrícola presente nos textos de acordo com a ordem apresentada.

    A) O primeiro descreve práticas de pecuária de exportação que aproveita-se do baixo custo de aquisição de terras na Amazônia para aumentar sua lucratividade enquanto no segundo são descritas práticas tradicionais relacionadas a manutenção da segurança alimentar da população local também conhecidas como subsistência onde os excedentes de produção são comercializados por valores tão baixos que não garantem a satisfação adequada das necessidades dos envolvidos. Alternativa correta.
    B) A agricultura familiar não se expande com a rapidez demonstrada no texto I enquanto que os sistemas agroecológicos pouco utilizam-se de extrativismo em geral.
    C) O texto I é agronegócio da pecuária e no sistema de arrendamento, o arrendatário paga ao proprietário da terra para sua utilização o que não aparece em nenhum dos textos.
    D) A produção orgânica é certificada em suas práticas e deve estar próxima dos locais de consumo dos produtos o que não é o caso do texto I, enquanto no texto II, a sustentabilidade aparece na forma de prática agrícola tradicional que não degrada o ambiente onde ocorre.
    E) No texto I, as práticas são relacionadas a exportação enquanto que a transumância é relacionada a migração sazonal (periódica) de trabalhadores para o atividades específicas relacionadas a práticas agrícolas como períodos de colheitas ou engorda de gado criado de forma extensiva, o que não é o caso do texto II. 


    Gabarito do professor: A.
  • A) O primeiro descreve práticas de pecuária de exportação que aproveita-se do baixo custo de aquisição de terras na Amazônia para aumentar sua lucratividade enquanto no segundo são descritas práticas tradicionais relacionadas a manutenção da segurança alimentar da população local também conhecidas como subsistência onde os excedentes de produção são comercializados por valores tão baixos que não garantem a satisfação adequada das necessidades dos envolvidosAlternativa correta.

  • GABARITO - A

    • Mercado de exportação - No texto ele cita os "maiores rebanhos", ou seja, se tem uma produção alta, quer dizer que produz excedente e o mesmo é destinado para o exterior.
    • Subsistência - No texto || é possível perceber os bauxos níveis tecnológicos, o que representa a subsistência, uma técnica para consumo pessoal e com menos recursos, pelo fato de não necessitarem por ser pequenas colheitas e produções.
  • Lendo apenas o texto II já consegue chegar na resposta. Está claro que esse trecho está falando sobre uma produção de subsistência, e somente uma alternativa mostra isso, já que as outras não possui nenhuma relação com esse termo.