SóProvas


ID
5032636
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 2012, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divulgou sua intenção de trabalhar na clonagem de espécies ameaçadas de extinção no Brasil, como é o caso do lobo-guará, da onça-pintada e do veado-catingueiro. Para tal, células desses animais seriam coletadas e mantidas em bancos de germoplasma para posterior uso. Dessas células seriam retirados os núcleos e inseridos em óvulos anucleados. Após um desenvolvimento inicial in vitro, os embriões seriam transferidos para úteros de fêmeas da mesma espécie. Com a técnica da clonagem, espera-se contribuir para a conservação da fauna do Cerrado e, se der certo, essa aplicação pode expandir-se para outros biomas brasileiros.

Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 8 mar. 2013 (adaptado).


A limitação dessa técnica no que se refere à conservação de espécies é que ela

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    A técnica de clonagem utilizada para conservação das espécies ameaçadas produz indivíduos geneticamente idênticos aos doadores das células do banco do germoplasma, assim diminuindo a variabilidade genética. 

  • A questão traz uma intenção de clonagem de espécies ameaçadas pela Embrapa, coletando células e mantendo em banco de germoplasma para depois retirar os núcleos e inserir em óvulos anucleados, para posterior transferência dos embriões ao útero de uma fêmea. Esse processo contribui para a conservação, porém traz algumas limitações. A clonagem é um processo de criação de organismos geneticamente idênticos por meio da reprodução assexuada. O tipo apresentado no enunciado é chamado de clonagem reprodutiva, que tem como finalidade a produção de organismos idênticos ao progenitor. Alguns problemas podem ocorrer, como a morte precoce dos clones e a presença de anormalidades, além de apresentar limitações quanto às questões éticas, culturais e religiosas, e quanto à diminuição da variabilidade genética pela ausência da fecundação cruzada (sexuada). (Intercâmbio de germoplasma. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Acesso em fevereiro de 2021. Disponível em https://www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia/pesquisa-e-desenvolvimento/intercambio-de-germoplasma; Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)



    Fonte da imagem: site planetabiologia.com


    A limitação dessa técnica no que se refere à conservação de espécies é que ela



    a) gera clones haploides inférteis. Não há como gerar organismos haploides, uma vez que eles serão cópias idênticas ao do organismo gerador. Incorreta.

    b) aumenta a possibilidade de mutantes.
    Essa técnica não aumenta a mutação, pois ela ocorre de forma aleatória e não possui relação com o processo de clonagem. Incorreta.

    c) leva a uma diminuição da variabilidade genética.
    A clonagem gera indivíduos geneticamente iguais, diminuindo a variabilidade genética de espécies pela reprodução não ocorrer de forma sexuada, sendo uma limitação importante para a conservação de espécies. CORRETA.

    d) acarreta numa perda completa da variabilidade fenotípica.
    Os fenótipos consideram o ambiente além dos genótipos apenas, não ocorrendo perda dessa variabilidade, pois a clonagem gera organismos geneticamente iguais, mas não fenotipicamente iguais. Incorreta.

    e) amplia o número de indivíduos sem capacidade de realizar diferenciação celular.
    A diferenciação celular ocorre da mesma forma, com os indivíduos clonados. Incorreta.



    Gabarito do Professor: Alternativa C. 
  • A clonagem irá gerar indivíduos geneticamente iguais. Pelo fato da reprodução não ocorrer de forma sexuada, a variabilidade genética daquela espécie será reduzida, o que acaba sendo uma limitação para a conservação das espécies.

  • erros de cada alternativa

    a) Na clonagem reprodutiva, retira-se o núcleo de um célula somática (diploide) para se desenvolver o embrião, e não sexual (haploide)

    b) A condição de mutabilidade acontece ao acaso, não há mais influência de um tipo de reprodução do que em outra.

    d) Essa tal perda não é viável, pois ainda que os indivíduos sejam geneticamente iguais a expressão genica e a interação com o ambiente será diferente, consequentemente seus fenótipos não serão o mesmo.

    e) A diferenciação celular, fase de extrema importância na embriologia, não sofrerá consequência alguma da clonagem.

  • c) leva a uma diminuição da variabilidade genética. A clonagem gera indivíduos geneticamente iguais, diminuindo a variabilidade genética de espécies pela reprodução não ocorrer de forma sexuada, sendo uma limitação importante para a conservação de espécies. CORRETA.

  • Autor: Anna Carolina, Professora de Biologia e Mestra de Biologia Marinha na UFF.

    a) gera clones haploides inférteis. Não há como gerar organismos haploides, uma vez que eles serão cópias idênticas ao do organismo gerador. Incorreta.

    b) aumenta a possibilidade de mutantes. Essa técnica não aumenta a mutação, pois ela ocorre de forma aleatória e não possui relação com o processo de clonagem. Incorreta.

    c) leva a uma diminuição da variabilidade genética. A clonagem gera indivíduos geneticamente iguais, diminuindo a variabilidade genética de espécies pela reprodução não ocorrer de forma sexuada, sendo uma limitação importante para a conservação de espécies. CORRETA.

    d) acarreta numa perda completa da variabilidade fenotípica. Os fenótipos consideram o ambiente além dos genótipos apenas, não ocorrendo perda dessa variabilidade, pois a clonagem gera organismos geneticamente iguais, mas não fenotipicamente iguais. Incorreta.

    e) amplia o número de indivíduos sem capacidade de realizar diferenciação celular. A diferenciação celular ocorre da mesma forma, com os indivíduos clonados. Incorreta.

    Gabarito do Professor: Alternativa C.

    Para quem não é assinante, essa foi a resposta dada pela professora dessa plataforma.