SóProvas


ID
5032678
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acredita-se que os olhos evoluíram de órgãos sensores de luz para versões que formam imagens. O olho humano atua como uma câmera, coletando, focando e convertendo a luz em sinal elétrico, que é traduzido em imagens pelo cérebro. Mas em vez de um filme fotográfico, é uma retina que detecta e processa os sinais, utilizando células especializadas. Moluscos cefalópodes (como as lulas) possuem olhos semelhantes aos dos humanos, apesar da distância filogenética.


LAMB, T. D. A fascinante evolução do olho: cientistas já têm uma visão clara de como surgiram nossos olhos tão complexos. Scientific American Brasil, ed. 111, ago. 2011 (adaptado).


A comparação dos olhos mencionada representa que tipo de evolução?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão fala sobre como o olho humano atua traduzindo em imagens, que são captadas pela retina e comenta sobre a semelhança com os olhos de moluscos cefalópodes, apesar da distância filogenética. Em evolução, podemos comparar o desenvolvimento embrionário e anatomia de diversos organismos, e determinar algum grau de parentesco entre eles. Quando são estruturas de mesma origem embrionária e originadas de um ancestral comum elas são consideradas homólogas (exemplo: as patas dianteiras dos mamíferos cavalo e baleia). Se são estruturas de origem embrionária e anatomia diferentes, mesmo desempenhando a mesma função, elas são consideradas análogas (exemplo: asas de aves e insetos, são vertebrados e invertebrados). Quando não há parentesco entre dois organismos com a mesma adaptação para o ambiente (asas dos insetos e aves), ocorre um fenômeno evolutivo de convergência, ou evolução convergente. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)

    Fonte da imagem: site sobiologia.com.br

    A comparação dos olhos mencionada representa que tipo de evolução?


    a) Aleatória. A evolução não ocorre de forma aleatória, e sim de acordo com as adaptações do organismo ao meio ambiente em que vive. Incorreta.

    b) Homóloga. As estruturas homólogas são as que possuem origem de um mesmo ancestral, nesse caso dos olhos, elas são estruturas análogas. Incorreta.

    c) Divergente. Nesse tipo de evolução, organismos possuem uma mesma origem, porém desenvolvem características diferentes, por exemplo, os mamíferos que evoluíram de uma espécie ancestral para várias formas (morcegos e baleia). Incorreta.

    d) Progressiva. Esse não é um tipo de evolução, e sim o que ocorre no processo evolutivo que é gradual. Incorreta.

    e) Convergente. É um tipo de evolução onde surgem estruturas semelhantes (análogas) e independentes sem parentesco inicial. CORRETA.

    Gabarito do professor: Alternativa E.

  • Quando animais com origem embrionárias diferentes possuem órgãos que desempenham funções semelhantes( a exemplo do olho humano e do olho de um cefalópode), dizemos que houve entre eles uma convergência adaptativa.

    Homens e Lulas são de filos distintos, por isso não têm a mesma origem embrionária.

    Homens: filo dos Cordados

    Lulas: filo dos Moluscos

    Adendo:

    Convergência adaptativa: origem embrionária distinta, mesma função (Órgãos Análogos);

    Divergência adaptativa: mesma origem embrionária, funções diferentes ( Órgãos Homólogos)

  • Convergência Adaptativa: Processo que é resultante da adaptação de grupos de organismos de espécies diferentes a um mesmo hábitat. Por estarem adaptados ao mesmo hábitat, possuem semelhanças em relação à organização de corpo sem necessariamente possuírem grau de parentesco. Estes organismos, por viverem num mesmo tipo de ambiente e estarem adaptados ao mesmo, possuem estruturas que apresentam a mesma função que são chamadas órgãos análogos.

  • letra E

    Convergência Adaptativa: pouco grau de parentesco mas aspectos semelhantes, quase sempre se encontram no mesmo meio, seus órgãos são análogos

    • Imagem: https://ibb.co/1zcF8tG

    Divergência Evolutiva ou Irradiação Adaptativa: auto grau de parentes mas aspectos diferentes, quase sempre se encontra em ambientes diferentes, seus órgãos são homólogos

    • Imagem: https://ibb.co/HTkDM42
  • evolução convergente: função = e origem embrionaria diferente (estruturas analogas)

    evolução divergente/ irradiação adaptativa : função diferente, origem = ( estruturas homologas)

    estrutura homologa : mesma origem embrionária e função diferente em espécies diferentes

    estrutura analoga : função semelhante em diferentes espécies embora não tenha origem em comum

  • E- apesar a distância filogenética, os membros convergem na mesma função, são análogos