SóProvas


ID
5032705
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Metais são contaminantes encontrados em efluentes oriundos de diversas atividades antrópicas. Dentre esses, o mercúrio (Hg) é aquele que apresenta a maior toxicidade e o único metal que reconhecidamente causou óbitos em humanos em razão de contaminação pela via ambiental, particularmente pela ingestão de organismos aquáticos contaminados. Considere que, em um ecossistema aquático cujas águas foram contaminadas por mercúrio, esse metal será incorporado pelos organismos integrantes de toda a cadeia alimentar nos diferentes níveis tróficos.


LACERDA, L. D.; MALM, O. Contaminação por mercúrio em ecossistemas aquáticos: uma análise das áreas críticas. Estudos Avançados, n. 63, 2008 (adaptado).


Na situação apresentada, as concentrações relativas de mercúrio encontradas nos organismos serão

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior o nível trófico, maior vai ser a quantidade de mercúrio acumulado. Único que bate é letra E

  • A questão fala sobre metais pesados, especialmente do mercúrio (Hg), que já causou mortes em humanos pela contaminação a partir de alimentação do ambiente. Diz, ainda, que em determinado ecossistema, as águas foram contaminadas e o mercúrio incorporado em todos os níveis tróficos. Uma cadeia alimentar é composta por diversos níveis tróficos, sendo o caminho percorrido pela energia absorvida do Sol pelas plantas terrestres ou aquáticas. Os organismos ocupam níveis tróficos que podem ser classificados como: produtores, seres autótrofos fotossintetizantes; consumidores primários, animais herbívoros que se alimentam dos produtores; consumidores secundários, animais que se alimentam do consumidor primário; consumidores terciários, animais que se alimentam do consumidor secundário, e assim em diante. Quando uma substância se acumula nos tecidos, como o mercúrio, um metal pesado, ocorre a bioacumulação ou magnificação trófica, que consiste em um maior acúmulo de substâncias não biodegradáveis no topo da cadeia alimentar, pois acumularam a substância tóxica (nesse caso o mercúrio) presente nos organismos que serviram de alimento desde o produtor até o último consumidor. Os níveis de mercúrio acumulados serão sempre maiores no final da cadeia alimentar, pelo acúmulo constante nos tecidos. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)



    Fonte da imagem: site biologiaresolvida.com.br


    Na situação apresentada, as concentrações relativas de mercúrio encontradas nos organismos serão


    a) mais altas nos produtores do que nos decompositores. O mercúrio acumula conforme os níveis tróficos vão aumentando, então os produtores teriam uma menor concentração quando comparado com os demais níveis tróficos. Incorreta.

    b) iguais para todos nos diferentes níveis tróficos da cadeia alimentar. Como o mercúrio não é biodegradável, não há como a concentração ser igual em toda a cadeia, uma vez que esse metal acumula nos tecidos e passa para o nível seguinte. Incorreta.

    c) mais baixas nos consumidores secundários e terciários do que nos produtores.
     A concentração de mercúrio ficaria mais alta nos consumidores secundários e terciários, e não mais baixa. Incorreta.

    d) mais altas nos consumidores primários do que nos consumidores de maior ordem.
    O mercúrio seria encontrado em maior concentração nos consumidores de maior ordem do que nos consumidores primários. Incorreta.

    e) mais baixas nos de níveis tróficos de menor ordem do que nos de níveis tróficos mais altos.
    A concentração do mercúrio se acumula, sendo encontrada em maior quantidade nos níveis tróficos mais altos, e em menor quantidade nos níveis tróficos mais baixos. CORRETA.

    Gabarito do Professor: Alternativa E.
  • Bioacumulação pode levar ao processo de biomagnificação. Em uma cadeia alimentar, por exemplo, produtores contaminados por alguma substância tóxica são consumidos por consumidores primários, que vão servir de alimento para consumidores secundários. Dessa maneira, a concentração de tal composto será muito maior no consumidor final do que nos organismos que ocupam posições inferiores na cadeia.

    O mercúrio é um metal bioacumulativo, tendo sua concentração nos organismos crescente dentro da cadeia alimentar, logo apresentará maior taxa no nível mais alto da cadeia trófica.

  • Bioacumulação: onde há o acúmulo de substâncias tóxicas em apenas um organismo.

    O último nível trófico é o que é mais afetado, acumulando uma maior quantidade desses componentes em seu organismo.

    Alternativa E

  • A cara do Jubilut essa questão

  • GABARITO - E

    Veja bem. Se cada nível trófico for 1, o consumidor primário vai comer 1 e passará a ser 2, e o consumidor secundário vai comer 2 e passará ser 3. Ficou meio confuso, mas espero que tenham entendido a lógica.

    CAVEIRA!

  • Quanto mais longe do produtor, mais contaminado eu fico.

  • Projeto Enem com correção de Redação

    ✅ Notas de acordo com cada competência .

    ✅ Detalhamento do que pode ser melhorado em cada parágrafo .

    ✅ Dicas sobre o que deve estudar.

    Pacotes:

    1 redação: R$8,00

    2 redações: R$10,00

    Whatsapp para contato

    21985748011

    Professora Ana Paula

  • O enunciado diz que o metal é incorporado pelos organismos integrantes de toda a cadeia alimentar nos diferentes níveis tróficos. Este processo descrito é chamado de Biomagnificação (ou magnificação trófica), que é um fenômeno que ocorre quando há acúmulo progressivo de substâncias de um nível trófico para outro ao longo da cadeia alimentar. Assim, os predadores de topo têm maiores concentrações dessas substâncias do que suas presas. Sendo assim, a resposta correta é a letra E.

  • Bioacumulação: acúmulo de substâncias tóxicas nos organismos. Quanto mais distante do produtor, maior será a acumulação.

  • LETRA E.

    quanto maior for o nível trófico, maior será a contaminação. Bioacumulação.