Essa questão fala das plantas fanerógamas que apresentam grande diversidade genética, e dos insetos transportadores de estruturas para os órgãos reprodutivos da flor que auxiliam na manutenção e aumento da variabilidade genética. O enunciado explica que esse processo aumenta a variabilidade genética, e para que ocorra essa variabilidade, é necessário que a fecundação seja cruzada. As fanerógamas são as plantas que possuem os órgãos sexuais bem definidos, que são os grupos das gimnospermas e das angiospermas. Elas tiveram esse sucesso adaptativo por apresentarem o pólen, esporo masculino espalhado no ar, e a semente, que guarda alimento para o broto e sobrevive a estações secas ou frias. A transferência de células reprodutivas masculinas de uma flor para o receptor feminino (estigma) de outra flor ou para o próprio estigma recebe o nome de polinização, que pode ocorrer pelo vento, por insetos, por aves, por morcegos ou pela água. Quando a polinização é realizada pelos insetos, é chamada de entomofilia. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
![](http://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/gabarito_comentado/1677571/polinizacao.jpg)
Fonte da imagem: site brasilescola.uol.com.br
Qual estrutura vegetal carregada pelos insetos está diretamente relacionada ao incremento do referido processo nesse grupo vegetal?
a) Arquegônio, que protege o embrião multicelular. Essa estrutura é um órgão feminino que produz a oosfera, não está relacionada com a polinização. Incorreta.
b) Broto, que propaga vegetativamente as plantas. A propagação é realizada de forma assexuada, diferente do apresentado nessa questão. Incorreta.
c) Fruto, que garante uma maior eficiência na dispersão. O fruto não é carregado pelos insetos, e sim o néctar que os alimenta, juntamente com o pólen agarrado às suas estruturas corporais. Incorreta.
d) Grão de pólen, que favorece a fecundação cruzada. Essa é a estrutura masculina que os insetos carregam até os receptores femininos (estigma) das flores, proporcionando a fecundação cruzada, que favorece a variabilidade genética das plantas. CORRETA.
e) Semente alada, que favorece a dispersão aérea. O processo realizado pelos insetos realiza a fecundação com pólen, a semente alada favoreceria a polinização pelo vento, e não por insetos. Incorreta.
Gabarito do professor: Alternativa D.