SóProvas


ID
5033740
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma paciente de 39 anos de idade, natural, residente e procedente de Florianópolis (SC), em consulta de puerpério do terceiro filho, relata início, há cinco dias, de dispneia aos esforços, ortopneia, dispneia paroxística noturna e edema de membros inferiores simétricos progressivos. Não apresentava nenhuma comorbidade, história familiar de cardiopatia ou sintomas cardiovasculares antes da gestação, mas manifestou hipertensão gestacional na segunda gravidez. Nega tabagismo e uso de bebidas alcoólicas. Ao exame físico, constatam-se FC = 98 bpm, FR = 24 irpm, SatO2 = 94%, com crepitações pulmonares em terços inferiores de campos pulmonares, turgência jugular, ritmo cardíaco regular com presença de B3 e ausência de sopros.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.

Ao exame físico, a presença de uma impulsão palpável de sentido cranial caudal em epigástrio sugere uma etiologia congênita com diagnóstico tardio para explicar o quadro clínico da paciente.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A presença de turgência jugular patológica (TJP) reflete a elevação das pressões de enchimento das câmaras direitas, o que, por sua vez, frequentemente se correlaciona com as pressões de enchimento do ventrículo esquerdo.

    A presença de terceira bulha (B3) é um achado eventual durante a asculta

    cardíaca, sobretudo para quem costuma atender pacientes com insuficiência

    cardíaca.