SóProvas


ID
5034652
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No início de dezembro de 2020 foi anunciada a descoberta de novas pinturas rupestres na região amazônica colombiana, com pelo menos 12,5 mil anos isolada num antigo território das Farc. Uma das possibilidades abertas por tal descoberta reside no fato:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C

  • Gab C

    Região densamente povoada por índios.

    Dá para subentender e matar a questão por meio de: "seus habitantes se comunicavam e seus rituais xamânicos."

    No Brasil, as práticas xamânicas são habituais nas tribos indígenas, tendo como xamã o pajé.

    • região Amazônica colombiana;
    • região ribeirinha;
    • só tem índios lá, bendizer;
    • índios e rituais xamã.

  • "Os arqueólogos esperam que o sensacional achado revele novas facetas da vida humana na Amazônia da era glacial. Pois as pinturas não só informam sobre as espécies animais e vegetais então existentes, como também sobre como seus habitantes se comunicavam, seus rituais xamânicos. O tesouro de conhecimento preservado na Amazônia colombiana provavelmente levará décadas para se documentar e analisar."

    https://www.dw.com/pt-br/descobertas-pinturas-da-idade-do-gelo-na-amaz%C3%B4nia-colombiana/a-55825158

  • No início de dezembro de 2020 foi anunciada a descoberta de novas pinturas rupestres na região amazônica colombiana, com pelo menos 12,5 mil anos isolada num antigo território das Farc.

    As pinturas rupestres na Serranía de la Lindosa estão em uma superfície de quase 12 quilômetros coberta de formas geométricas e dezenas de milhares de imagens de animais e humanos.

    Elas retratam, também, animais há muito extintos, como bichos-preguiça gigantes, cavalos da era glacial ou palaeolamas, um mamífero da família dos camelos. Há até um mastodonte, ancestral pré-histórico dos elefantes que há pelo menos 12 mil anos não vive mais na América do Sul. Eles são um dos indícios de que essas pinturas foram realizadas há mais de 12,5 mil anos.

    Resposta: C