SóProvas


ID
5035333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Sabendo que calcários e dolomitos estão presentes na região da Bacia do Rio São Francisco, julgue o item a seguir, com relação a minerais e rochas.


Os calcários e dolomitos são minerais formados essencialmente em ambientes sedimentares rasos e têm uma variedade de usos bastante ampla, podendo ser empregados para a obtenção de blocos para a indústria da construção, como material para agregados, cimento e cal ou mesmo como rochas ornamentais.

Alternativas
Comentários
  • Os calcários e dolomitos são minerais formados essencialmente em ambientes sedimentares profundos

  • O dolomitos apresenta em sua composição magnésio.  A presença de magnésio impede seu uso para fabricação de cimento.

  • Calcários podem ser formados em ambientes rasos ou profundos, lacustres ou marinhos.

  • Dolomito é um tipo de com mais magnésio do que cálcio, compartilhando o nome com o mineral que predomina na rocha, a dolomita, um carbonato com os mesmos elementos químicos. A dolomita reage mais fracamente com ácido quando comparado à calcita, um carbonato de cálcio puro. Dolomito pode ser formado pela interação da água rica em magnésio com o calcário calcítico. Dolomito é mais denso e mais resistente ao intemperismo que o calcário calcítico. Os dois tipos de calcários podem ocorrer intercalados na rocha. A presença de magnésio impede seu uso para fabricação de cimento, por isso é usado de outra forma – para correção da acidez dos solos (corretivo), com a vantagem de ter o magnésio, que intensifica a cor verde das plantas, aumentando sua produção.