Olokinho, meu! A banca usou texto do site "brasilescola.uol"
"PERIODIZAÇÃO
A Primeira República, conforme já mencionado, estendeu-se de 1889 a 1930. Um período específico da Primeira República que foi de 1889 a 1894, também é conhecido como . Esse nome se deve ao fato de que os dois presidentes brasileiros (Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto) foram militares. A República da Espada, porém, é um período incorporado à Primeira República.
Toda a Primeira República pode ser dividida em três grandes fases, conforme estabelece o professor Marcos Napolitano|1|:
- Consolidação (1889-1898): período marcado pela consolidação das estruturas políticas e econômicas da Primeira República. Foi assinalado por crises na política e na economia.
- Institucionalização (1898-1921): período no qual a estrutura política da Primeira República estava devidamente consolidada. Aqui se definiram políticas como a dos governadores e do café com leite.
- Crise (1921-1930): período no qual as estruturas políticas da Primeira República entraram em crise por conta da incorporação de novos atores na política brasileira. Conflitos entre as oligarquias também contribuíram para o fim da Primeira República."
Fonte: Primeira República: resumo, características e periodização (brasilescola.uol.com.br)
Gabarito: C
Abraço, bons estudos!
A primeira etapa da vida republicana no Brasil é, via de regra, conhecida como República da Espada, entre os anos de 1889 e 1891. Nesse momento há a consolidação da república como novo regime político, sendo seu funcionamento regulamentado pela constituição promulgada em 1891.
O segundo momento – de 1891 a 1921 é normalmente entendido como o de institucionalização, depois de consolidado regime. O período de 1921 a 1930 é marcado por sucessivas crises que abrirão espaço para o movimento de 1930 e a instalação de Vargas no poder.
Acerca do período republicano, a coleção “O Brasil Republicano", organizada por Jorge Ferreira e Lucilia de Almeida Neves é um trabalho interessante, assim como “Brasil uma biografia", de Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Starling e “Brasil , uma história concisa", de Boris Fausto.
Pede-se que seja apontada a afirmativa correta acerca do momento de institucionalização na República Velha.
A) INCORRETA- O período de consolidação da república, também marcado por crises, é o de 1889 a 1891, quando do governo de Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
B) INCORRETA- A opção B descreve o período de 1921 a 1930, marcado por sucessivas crises do café e demandas políticas de novos grupos sociais. Não é o período da institucionalização.
C) CORRETA - Após o momento de consolidação do regime republicano e a publicação da constituição, em 1891, há a definição de políticas como a dos governadores e a café com leite, que viabilizam o predomínio das oligarquias agrárias nos estados e das cafeeiras também ao nível federal.
D) INCORRETA- O período clássico de predomínio oligárquico vai até 1930, apesar da crise entre 1921 e 1930.
Gabarito do Professor: Letra C.