-
Não entendo, o governo provisório do vargas tira o presidente Whashigton luiz na marra, e júllio preste não assume a presidência. pra mim tem uma ideia mais ditatorial do que apresentada na questão
-
a C NÃO tem erro.
-
Gabarito: A
A revolução de 30 teve um caráter heterogêneo, uma vez que foi apoiada por diversos setores das forças políticas que atuavam no Brasil. Vargas durante o governo provisório teve que se equilibrar entre esses interesses, dentre os quais:
- Tenentes: defendiam a centralização do poder;
- Oligarquias: defendiam o federalismo;
- Burguesia industrial: reivindicava a industrialização, taxação de produtos externos e fomento a indústria de base;
- Operários: pediam leis trabalhistas, moralização do sistema eleitoral;
Por mais que defendessem valores distintos, os grupos que apoiaram a revolução tinham em comum o desejo de acabar com o sistema oligárquico vigente, ou seja levantavam uma bandeira reformista.
-
Pessoal tá achando que a época da oligarquia cafeeira era um contexto "democrático", não meu amigo, não é democrático, Júlio Prestes não tinha apoio popular e nem foi eleito pelo voto da população.
O sistema político da primeira república era tudo menos democrático, os votos eram controlados pelos coronéis e chefes estaduais , o sistema era comandando por dois Estados importantes para a economia brasileira: São Paulo e Minas Gerais.
Por mais contraditório que seja de acordo com os estudos tradicionais, a ascensão do governo de vargas em 1934 e suas reformas trouxe as bases para a democracia brasileira com voto direito, universal, secreto, voto das mulheres e CLT.
Gabarito A
-
Verdadeiramente revolucionário ou não, o movimento de 1930 trouxe transformações importantes para o país. É possível entender, segundo historiadores, como o início da transição do Brasil rural agrário para o urbano industrial. Principalmente após o estabelecimento da política econômica industrializante do Estado Novo , em 1937.
Não se pode falar em construção democrática. Na verdade , a partir da chegada de Vargas ao poder, em 1930, há um crescente autoritarismo mas, em termos sócio econômicos há mudanças significativas .
A primeira etapa, de 1930 a 1934 , é do governo provisório de Vargas. A questão demanda que seja apontada a afirmativa correta acerca destes primeiros anos. A bibliografia específica sobre o período é bastante vasta, merecendo especial destaque os trabalhos de Boris Fausto, Ângela de Castro Gomes, Maria Celina d´Araújo e Dulce Pandolfi.
A) CORRETA- A opção mostra de forma sintética as proposições básicas do movimento de 1930 que auxiliaram a angariar o apoio da sociedade civil para o movimento de 1930.
B) INCORRETA- Vargas só será eleito presidente por via indireta em 1934. E , apesar de algumas proposições liberais estabelecidas na constituição de 1934, Vargas decididamente não era comprometido com “ um projeto liberal-democrático". Na verdade o governo de Vargas foi autoritário e se encaminhou para a ditadura.
C) INCORRETA- O primeiro momento do governo de Vargas, apesar de autoritário, não pode ser qualificado como de ditadura. E 1930 não significa o fim de um período democrático.
D) INCORRETA - O equívoco fundamental é o de estabelecer o contexto do período de Vargas como um contexto democrático, no qual existia uma elite “conservadora e arredia". Vargas era representante da elite proprietária, tendo construído sua carreira política dentro da lógica de predomínio oligárquico. Além disso Vargas não é eleito em 1930 mas, é verdadeira a observação acerca da sua capacidade de comunicação direta com as massas que começam a buscar espaço político.
Gabarito do Professor: Letra A.
-
GAB-A
Vargas projeta-se como líder de uma revolução vitoriosa, a qual, a despeito de sua heterogeneidade ideológica e política, tinha uma bandeira reformista. Essa bandeira estava relacionada com a temática da justiça social, com a questão da igualdade e das liberdades políticas, com o desafio de suprimir as grandes disparidades sociais que marcavam a sociedade brasileira e eliminar as barreiras sociais que tolhiam o desenvolvimento da cidadania política.
Vargas chegou ao poder por meio de um golpe de estado, em um movimento conhecido como Revolução de 1930. Um grupo descontente com a continuidade dos mesmos representantes à frente do poder rebelou-se, em articulação com os militares, sagrando Vargas como presidente da república.
A eleição para a presidência da República foi realizada no dia 1 de março de 1930, um sábado de carnaval, e foi vencida por Júlio Prestes, (chamado, pela imprensa de "Candidato Nacional") com 1 091 709 votos contra 742 797 dados a Getúlio (Candidato Liberal).
PORÉM MATARAM JOÃO PESSOA.
VARGAS USOU ESSE PRETEXTO ALEGANDO PERSEGUIÇÃO. AI ELE CONSEGUIU O APOIO DOS MILITARES.
A revolta destituiu o presidente Washington Luís, a quem João Pessoa se posicionou como oposição política enquanto vivo, impediu a posse de Júlio Prestes e determinou Getúlio Vargas como chefe do governo provisório que comandaria o Brasil. “Podemos afirmar que a morte de João Pessoa, com todo contexto político, econômico e social que existia, foi um dos motivos da Revolução de 1930.
NESSA ÉPOCA NÃO TINHA WATS, ERA POR GRUPO DE CARTA MESMO.!!
-
B = REFERE-SE AO GOVERNO CONSTITUCIONAL DE VARGAS, OU SEJA QUANDO ELE GOVERNOU DEPOIS DE UMA CONSTITUIÇÃO
C = REFERE-SE AO ESTADO NOVO
D = VARGAS NÃO FOI ELEITO, ELE TOMOU O PODER A FORÇA
GABARITO A
Esquematizem a ERA VARGAS foi isso o que a questão cobrou