-
A função fática, também chamada de função de contato, é a função de linguagem que enfatiza o canal ou veículo de comunicação, a fim de manter o ato comunicativo em curso, ou seja, quando o emissor (locutor) busca estratégias para manter a interação com o receptor (interlocutor).
por exemplo: Alô! Você me ouve? Compreende o que eu falei?
A função denotativa ou referencial, também é conhecida como função informativa, pois tem o objetivo de informar. Esse tipo de função costuma predominar, por exemplo, em notícias, em textos científicos e em materiais didáticos.
-
GAB LETRA B
A) ERRADA, Pois não busca o autor emissor usar esse tipo de função
C) ERRADA, Poética é não usar a denotação, e o texto é bem usual da vida
D) ERRADA, Conativa associasse a Poética
E) ERRADA, Fática busca testar o canal comunicativo
-
GABARITO INCORRETO. EXAMINADOR ANALFABETO FUNCIONAL
Função conativa é a função de convencer o leitor. Percebe-se já marcas de convencimento no início, como é essencial e não importa o sexo, a idade e o tipo de pele. O resto do texto é uma justificativa para essas afirmações. Portanto, não há argumentos contra a A.
-
Orlando, eu concordo com o gabarito. Em nenhum momento o emissor tenta convencer o receptor a cuidar da pele. Apenas informa que cuidar da pele é essencial e lista os estudos que comprovam isso. Tanto que, no final do texto, há a inserção da fonte "ABM+ Saúde", que provavelmente é uma revista (que me fez marcar como referencial, e não conativa).
-
Frederico Turela Tatim, eu quis dizer que o texto tenta convencer o leitor de que cuidar da pele é essencial, não que ele tenta convencê-lo a cuidar da pele.
-
FUNÇÃO REFERENCIAL OU DENOTATIVA - TRANSMITE UMA INFORMAÇÃO OBJETIVA SOBRE A REALIDADE.
-
Quando se falar de função referencial, as notícias são o melhor exemplo.
Função metalinguística é o pintor que pinta a si mesmo, é o filme que fala sobre o filme. É uma poesia que fala de poesia..
-
OUTRA QUESTÃO RÁPIDA.
Q1054696
-
Emotiva: ou expressiva, reflete o estado de ânimo do emissor, seus sentimentos e as suas emoções. Uma das características desta função é a presença de interjeições.
Referencial: tem como objetivo informar algo. Como é o caso de notícias de jornais ou textos científicos.
Poética: deixa em evidência a forma da mensagem, ou seja, há uma preocupação em como dizer algo.
Conativa: Tem a intenção de convencer, persuadir o receptor ou destinatário.
Fática: estabelece, prolonga ou interrompe a comunicação.
GABARITO: B