A pandemia do coronavírus acentuou as desigualdades na educação e tornou mais comuns, pelo Brasil inteiro, as dificuldades de conectividade. A falta de conexão à internet, assim, impossibilitou que muitos alunos acompanhassem as aulas.
Uma parcela dos alunos e de locais mais carentes não conseguiu se manter conectada e foi perdendo tanto conteúdo quanto entusiasmo pelos estudos.
Em julho de 2020, uma pesquisa do Datafolha concluiu que aumentou de 74% (desde maio) para 82% o índice de alunos que estavam recebendo atividades escolares em casa, seja por material impresso ou celulares, TV, rádio e computador, ou uma combinação desses meios.
Resposta: A
A questão faz mais sentido quando é apresentado o texto integral da entrevista com uma série de professores, acerca da necessária inserção de tecnologias para possibilitar o ensino remoto, instaurado ao redor do país por conta da situação de pandemia
Apesar disto, a leitura cuidadosa do que é apresentado na frase e nas alternativas permite que se chegue à resposta correta. O real conhecimento da situação de uma fatia significativa da população brasileira em muito auxilia a que se chegue à conclusão adequada .
Uma das alternativas aponta a maior dificuldade para o adequado funcionamento do ensino remoto:
A) CORRETA- A maior dificuldade é a impossibilidade das famílias de terem acesso à internet e a computadores. Há famílias que , por conta dos provedores terem perdido seus empregos, estão em situação de fome. O acesso à´ internet torna-se difícil ou impossível.
B) INCORRETA- A falta de habilidade e conhecimento do professor com novas tecnologias é um problemas sim mas, de nada adianta a habilidade do professor se o estudante não tem acesso à internet
C) INCORRETA- A alternativa apresenta um problema não para a execução do ensino à distância mas uma questão estrutural do mesmo
D) INCORRETA. A correção dos trabalhos dos alunos torna-se bastante difícil mas não impossível
E) INCORRETA- A reprovação não foi eliminada no ensino remoto
Gabarito do professor: Letra A.