A fala de Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, faz parte de uma entrevista concedida ao programa “Roda Viva" da TV Cultura, no dia 13 de abril de 2020. A informação está disponível na própria página do movimento “ Todos pela Educação".
Não há necessidade de estudo acadêmico para que se tenha subsídios para responder à questão proposta. Na verdade o que é necessário é a leitura e interpretação do pequeno trecho da fala de Priscila Cruz. Assim sendo será possível apontar, entre as alternativas disponíveis, qual a atitude adequada dos brasileiros neste momento, no que tange à educação.
A) INCORRETA- Não é fácil, tampouco possível, manter a confiança irrestrita nos caminhos apontados na medida em que são novas experiências para todos.
B) INCORRETA- A situação atual demanda ação e não a passividade. “ Sentar e esperar passar" não vai resolver os problemas da pandemia e aqueles trazidos por ela.
C) CORRETA- É necessário agir de forma tolerante no presente momento porque a situação de pandemia é nova para todos. Não há soluções prontas. Todos estamos fazendo tentativas de ação buscando acertar.
D) INCORRETA- A ideia de “ fiscalização" é normalmente associada à uma situação de desconfiança e descrédito . Educadores precisam de apoio para levar adiante a tarefa de forma adequada às novas demandas.
E) INCORRETA- A ideia de “ supervisionar" é, neste caso, inadequada pois não deve ser feita por qualquer um mas por profissionais de Educação. Qualquer trabalho específico deve ser feito, coordenado e supervisionado por experts da área em pauta.
Gabarito do professor: Letra C.