-
Não existe desigualdade regional na oferta dos serviços de saneamento básico no Brasil. Gab . C
-
A única alternativa incorreta é a C, tendo em vista que, no Brasil:
47% dos brasileiros (quase 100 milhões de pessoas) utilizam medidas alternativas para lidar com os dejetos – seja através de uma fossa, seja jogando o esgoto diretamente em rios.
Mais de 16% da população (quase 35 milhões de pessoas) não têm acesso à água tratada, e
46% dos esgotos gerados nos país são tratados.
Historicamente, os números de esgoto são piores que os de água no país por conta de alguns fatores, sendo os principais os seguintes:
Falta de prioridade nas políticas públicas,
Maior custo de investimento e
Dificuldade nas obras.
Resposta: C
-
O serviço de saneamento é igual o Brasil?
Brasil sendo o Brasil.
-
C. Chego já PMCE!
-
GABARITO -C
Acrescentando...
As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). São eles:
1 - Acabar com a fome e a miséria
2 - Oferecer educação básica de qualidade para todos
3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4 - Reduzir a mortalidade infantil
5 - Melhorar a saúde das gestantes
6 - Combater a Aids, a malária e outras doenças
7 - Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
-
As opções da questão precisam ser lidas com muita atenção pois a entrada da questão é vaga. Fala em “políticas públicas" sem indicar claramente se são aquelas do governo brasileiro ou de outro . A leitura das opções é que indica serem políticas públicas no Brasil.
Além disso, há que apontar a opção incorreta, o que constitui um raciocínio inverso ao que é normalmente pedido em questões de múltipla escolha.
Uma das alternativas indica, de forma INCORRETA, uma política pública brasileira em relação à saneamento.
A) INCORRETA- O acesso à água potável faz parte das propostas de saneamento para o milênio.
B) INCORRETA- A ideia de diminuir o quantitativo de pessoas sem acesso ao esgotamento sanitário até 2015 era proposta do ODM ( Objetivos do Desenvolvimento do Milênio)
C) CORRETA- Esta alternativa responde à questão porque enuncia um dado incorreto no que se refere à saneamento. É dito que não há desigualdade entre as regiões, o que é falso.
D) INCORRETA- O Ranking do Saneamento Básico 2019 concluiu que o país ainda tem quase 35 milhões de pessoas sem acesso à água tratada, 100 milhões sem coleta de esgotos (representando 47,6% da população) e somente 46% dos esgotos produzidos no país são tratados. Ou seja, o acesso à água potável é um pouco maior do que o acesso à coleta de esgotos .
E) INCORRETA – Pela Lei Federal nº 11445/07 é assegurado aos usuários de serviços públicos de saneamento básico, na forma das normas legais, regulamentares e contratuais: I - amplo acesso a informações sobre os serviços prestados; II - prévio conhecimento dos seus direitos e deveres e das penalidades a que podem estar sujeitos; III - acesso a manual de prestação de serviços.
Gabarito do Professor: C