SóProvas


ID
5036056
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Frecheirinha - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Método de arquivamento é um plano preestabelecido de colocação dos documentos que visa proporcionar a facilidade de guarda e pesquisa. No trabalho secretarial, os métodos de uso mais comuns são: Alfabético, Geográfico, Numérico (simples, cronológico, decimal...) e por Assuntos. Analise as afirmativas.

I. Método Alfabético – Consiste na organização do material tendo por base o nome de uma pessoa ou empresa, constante do documento ou material que será registrado (neste caso o nome passa a ser o elemento principal de classificação) e depois colocado em sequência alfabética.
II. Método Numérico – Nesta modalidade de arquivamento, a consulta é indireta, pois há necessidade de se recorrer a um índice auxiliar alfabético que remeterá ao número sob o qual a informação foi arquivada. O Método Numérico pode ser simples, cronológico e por indexação.
III. Método por Assuntos – Sua aplicação requer planejamento prévio. Também conhecido por método específico, é um dos mais perfeitos métodos de arquivamento, pois é o único a recuperar os documentos segundo o seu conteúdo.
IV. Método Geográfico – Este método de arquivamento é do sistema direto, pois a consulta é feita diretamente no arquivo. É muito utilizado nos casos de empresas que mantêm correspondência com filiais e ainda para firmas que trabalham com reembolso postal, transporte de cargas e mercadorias etc.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • II - O método numérico é aquele em que os documentos são ordenados por número. A bibliografia adotada na elaboração de questões de provas sugere três subdivisões para o método numérico, que são: numérico simples, numérico cronológico e numérico dígito-terminal.

    1. método numérico simples: constitui-se na atribuição de um número a cada correspondente ou cliente – pessoa física ou jurídica –, obedecendo-se à ordem de entrada ou de registro, sem qualquer preocupação com a ordenação alfabética.
    2. numérico cronológico: além da ordem numérica, tem-se de observar a data. Esta modalidade é adotada em quase todas as repartições públicas.
    3. numérico dígito-terminal: adotado quando há documentos com muitos algarismos, em que a ordenação se torna trabalhosa e muito sujeita a erros de arquivamento. Na prática, os números são dispostos em grupos de dois algarismos, lidos da direita para a esquerda, formando pares, e depois o arquivamento é feito pelos dois últimos algarismos.

    Fonte: pdf do Gran.

  • Gabarito B.

    II. Método Numérico – Nesta modalidade de arquivamento, a consulta é indireta, pois há necessidade de se recorrer a um índice numérico que remeterá ao número sob o qual a informação foi arquivada. O Método Numérico pode ser numérico simples, cronológico ou dígito-terminal.

  • Na III, o certo, não era método ideográfico, no lugar de método especifico.

  • Numérico

    • Simples: um nº para cada documento, sendo a ordem dada pela entrada ou registro. Existe um índice

    remissivo para saber a que se refere dado nº.

    • Cronológico: igual ao simples, mas a data também importa. EX: 1.152/2016.
    • Dígito-T(3)erminal*: locais com GRANDES VOLUMES de informações. Os documentos são numerados

    sequencialmente, mas em 3 pares CC-BB-AA, sendo lidos da direta para a esquerda. Se há só 5 números,

    basta completar o grupo “C” com 0 (EX: 89.090 = 08-90-90)

  • Método numérico (sistema indireto):  

    • Numérico simples: as pastas são enumeradas e a identificação de cada número é feita por meio de um índice, denominado onomástico;
    • Numérico cronológico: neste método, os documentos também são organizados por números, porém a atribuição destes segue uma ordem cronológica;
    • Dígito-terminal: usado quando há um grande volume de informação. Desta forma, para evitar o trabalho com um número muito extenso, fraciona-se o mesmo em 3 pares e se passa a trabalhar com cada par individualmente, da direita para a esquerda.
  • No método Alfabético no caso de NOME DE PESSOA FÍSICA o Principal a ser CONSIDERADO é o ÚLTIMO SOBRENOME depois o PRENOME (mais conhecido como nome) , no caso de PESSOA JURÍDICA o principal a ser observado é o NOME mesmo e se tiver artigo vai pro final entre Parênteses , Só que na questão FALA QUE o ELEMENTO PRINCIPAL é o NOME Sendo que na teoria PRIMEIRO é CONSIDERADO O ÚLTIMO SOBRENOME na ORDENAÇÃO

    Existe uma grande diferença entre NOME e SOBRENOME pelo que eu saiba ...

    Ou Eu sou Crítico demais::????

  • @Vandolin Esse método tem mesmo esse nome. Também já me confundi em outra questão.
  •  "é um dos mais perfeitos métodos de arquivamento"

    Existe métodos mais perfeitos? Essa afirmação está equivocada, pois o método mais adequado à organização dependerá de sua estrutura e funcionamento.

    Questão com gabarito duvidoso

  • Gabarito B

    Acredito que o erro da II está na classificação:

    II. Método Numérico – Nesta modalidade de arquivamento, a consulta é indireta, pois há necessidade de se recorrer a um índice auxiliar alfabético que remeterá ao número sob o qual a informação foi arquivada. O Método Numérico pode ser simples, cronológico e por indexação

    O Método Numérico por ser indireto, possui índice. Bizu para saber os métodos diretos e indiretos:

    • DIGA >>> Direto, Geográfico e Alfabético. (Não tem índice)
    • INI >>> Indireto, Numérico e Ideográfico. (Tem índice)

    (Semi-Indireto é Alfanumérico)

  • A questão versa sobre as características dos métodos de arquivamento.

    I. Adicionalmente, o método alfabético conta com 13 regras, que são necessárias devido à variação de casos que envolvem nomes e sobrenomes. Certa.

    II. A consulta ao método numérico é direta, ou seja, não há a necessidade de instrumento adicional para que os documentos sejam localizados nas suas unidades de arquivamento. Não recupera os documentos segundo o seu conteúdo, recupera segundo o número atribuído. Método específico é 
     uma classificação antiga, que possui como elemento principal o assunto e têm como principal característica a subjetividade. Errada.

    III. O método de arquivamento que leva em consideração o assunto, na classificação atual (alfabético, geográfico, numérico e ideográfico) é representado pelo ideográfico. 

    Há uma classificação antiga que continha o método específico, que é uma variação do alfabético. Hoje, essa classificação não é mais utilizada. Entretanto, esse método de fato tinha como elemento principal o assunto e a perfeição apresentada pelo item foi considerada correta, embora o método seja de extrema subjetividade, pois estabelecer termos que representem o assunto é algo subjetivo. A banca considerou o item como correto.

    IV. O método de arquivamento geográfico tem como elemento principal a ser considerado o local/procedência do documento, o que facilita para os casos apresentados, pois o local/procedência possui pouca variação entre si, o que faz com que o método seja sólido. Certo.

    Gabarito do Professor: Letra B.

  • Métodos de arquivamento

    Os métodos de arquivamentos são baseados na natureza dos documentos e instituições.

    • Básico
    1. Numérico (precisa de índice)- indireto

    Simples

    Cronológico

    Dígito-terminal

    1. Ideográfico → Método Indireto 

    Alfabético → Dicionário e Enciclopédico (direto)

    Numérico→ Duplex, Decimal, Unitermo

    1. Geográfico → método direto
    2. Alfabético → Método direto 

    Método direto

    Geográfico

    Alfabético

    Dicionário

    Enciclopédico

    • Padronizado
    1. Sondex (som)
    2. Variadex ( várias cores)
    3. Mnemônico (auxiliar de memória)
    4. Ronco (não se usa hoje)
    • Alfanumérico

    Não é nem básico e nem padronizado

    Semi-indireto

    Usa tabela com divisões do alfabeto com notações fechadas

    • Onomásticos: tem a ver com nomes próprios.

  • Numérico:

    (Faz parte do sistema Indireto), subdivide-se em:

    1. Simples: de acordo com a ordem de entrada ou de registro, atribui-se um número ao documento;

    2. Cronológico: Utiliza-se número e data como forma de localização;

    3. Dígito-terminal: documentos arquivados de acordo com uma sequência numérica composta por seis dígitos, divididos em três pares, com leitura realizada da direita para a esquerda.

    Gabarito: B

  • I. Método Alfabético – Consiste na organização do material tendo por base o nome de uma pessoa ou empresa, constante do documento ou material que será registrado (neste caso o nome passa a ser o elemento principal de classificação) e depois colocado em sequência alfabética.

    II. Método Numérico – Nesta modalidade de arquivamento, a consulta é indireta, pois há necessidade de se recorrer a um índice auxiliar alfabético que remeterá ao número sob o qual a informação foi arquivada. O Método Numérico pode ser simples, cronológico e por indexação.

    o índice deve ser numérico

    III. Método por Assuntos – Sua aplicação requer planejamento prévio. Também conhecido por método específico, é um dos mais perfeitos métodos de arquivamento, pois é o único a recuperar os documentos segundo o seu conteúdo.

    IV. Método Geográfico – Este método de arquivamento é do sistema direto, pois a consulta é feita diretamente no arquivo. É muito utilizado nos casos de empresas que mantêm correspondência com filiais e ainda para firmas que trabalham com reembolso postal, transporte de cargas e mercadorias etc.

  • ótima questão! para dar uma lembrada sobre os métodos!

  • O método numérico e indireto o erro esta na palavra indexação. Ate o comentarista errou

  • o comentário do professor afirmando que o método númerico é direto...... professores do QC cada dia piores