SóProvas


ID
5036332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à atuação do psicólogo na atenção básica em saúde, julgue o item a seguir.


Ações concernentes à educação constituem o eixo do trabalho de prevenção realizado nas unidades básicas.

Alternativas
Comentários
  • PREVENÇÃO: Ações antecipadas que evitam o surgimento de doenças e agravos à saúde, reduzindo sua incidência e sua prevalência nas populações. Envolvem processos de educação e conscientização; ]

    GAB: CERTO :)

  • A questão requer conhecimentos acerca da atuação do psicólogo nas equipes de atenção básica

    De acordo com o Conselho Federal de Psicologia¹, o psicólogo está em constante comunicação com as equipes da saúde da família para que possa apoiar e construir planos de cuidado, projetos terapêuticos singulares e educação continuada em seu território de abrangência. Dentre essas equipes, destacam-se: equipes de Saúde Prisional, Consultórios na Rua, as Equipes Ribeirinhas e Fluviais. Essa permanente comunicação visa atender a lógica da clínica ampliada e atenção matricial da atenção básica (AB) com vistas a promoção e prevenção de saúde.

    O campo da prevenção trata de realizar diversas ações para evitar que apareçam doenças. Tais ações requer que o profissional de saúde conheça epidemiologia para entender os fatores de risco e hábitos que podem ocasionar doenças. Conhecendo esses aspectos epidemiológicos, o profissional é capaz de orientar a população para adotar comportamentos que visem a prevenção de doenças.

    Nesse caso, a educação é primordial no setor preventivo, pois o profissional de saúde produz conhecimento que será repassado para a população, interferindo na conduta dessas pessoas.
    Gabarito da Professora: CERTO.
     

    Fonte

    ¹ Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na atenção básica à saúde / Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas.  2. ed.  Brasília: CFP, 2019.