SóProvas


ID
5036344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto aos modernos sistemas de gestão de recursos humanos, julgue o item a seguir.


Lideranças situacionais efetivas são aquelas que mostram aos colaboradores os caminhos a serem trilhados tal como designado estrategicamente pela organização, para que, assim, sejam alcançadas as metas de trabalho da empresa.

Alternativas
Comentários
  • GAB: ERRADO

    Usando como base a Teoria do Caminho-Meta, acredito que o erro esta na palavra efetiva, quando na verdade deveria ser diretiva :

    Lideranças situacionais DIRETIVAS são aquelas que mostram aos colaboradores os caminhos a serem trilhados tal como designado estrategicamente pela organização, para que, assim, sejam alcançadas as metas de trabalho da empresa.

    Teoria Caminho-Meta ou Caminho-Objetivo: Preconiza que o líder deve atuar por meio do exercício de 4 estilos de comportamento.

    1. Liderança Diretiva: O líder deixa claro aos subordinados o que é esperado deles, proporciona orientação específica sobre o que deve ser feito.
    2. Liderança Apoiadora: O líder é amigável e acessível, demonstra preocupação com a condição, bem-estar e necessidade dos subordinados.
    3. Liderança Participativa: O líder consulta seus subordinados, solicita suas sugestões e leva em consideração antes de tomar decisões.
    4. Liderança orientada para Conquista ou Resultado: O líder determina metas desafiadoras, espera de seus subordinados o mais alto desempenho, continuamente busca melhorias de desempenho e demonstra alto grau de confiança de que seus subordinados assumirão as responsabilidades, dedicarão maiores esforços e cumprirão as metas desafiadoras.

    Fonte: Gestão de Pessoas, Grancursos (Prof. Adriel Sá)

    Qualquer erro me avisem !!!

  • Errado.

    O erro da questão está e misturar a eficácia das teorias situacionais com a teoria do caminho meta de Evans e House.

    A essência das teorias da liderança situacional é a ideia de que, para ser eficaz, o estilo tem de ser adequado à situação.

    Fonte: Administração - Teoria e prática no contexto Brasileiro - Sobral e Peci. página 337.

  • Liderança Contingencial e Situacional

    O contexto deve ser levado em consideração antes de uma atuação do líder. A liderança situacional ou contingencial indica que não existe "estilo" melhor de liderança pois depende da situação

    GABA Errado

  • LIDERANÇA SITUACiONAL - HERSEY E BLANCHARD

    É um modelo que foca na capacidade do líder de se adaptar às situações que surgem, conduzindo bem os que estão sob sua liderança. O estilo de liderar vai depender mais da situação do que da personalidade do líder. Os estilos de liderança podem ser:

    1 - DETERMINAR/ COMANDAR: o liderado apresenta baixa prontidão, já que falta ao liderado a motivação e o conhecimento necessário para realizar suas tarefas, o comportamento do líder é focado na tarefa, o que leva o líder a reduzir o apoio emocional e dar ordens, tornando-se autoritário.

    2 - PERSUADIR/ NEGOCIAR: adequado para o liderado de prontidão mediana, aqui ele é motivado, mas lhe falta o conhecimento necessário para a realização de suas tarefas. Aqui, o líder mostra como realizá-las. A ênfase recai nas tarefas e nas relações humanas, já que enquanto liderado aprende, há a preocupação de mantê-lo motivado.

    3 - COMPARTILHAR/ PARTICIPAR: adequado para o liderado de prontidão mediana, sendo que ele sabe como realizar as tarefas, mas a motivação lhe falta. Aqui, o foco do líder será no relacionamento, buscando reforçar o entusiasmo do liderado.

    4 - DELEGAR: este estilo é para o liderado que já está "pronto". Pronto porque, além de motivado, sabe o que fazer e como fazer. Assim, não precisa de ajuda para cumprir suas tarefas, bastando ao líder apenas a delegação das atividades que serão desempenhadas.  

    TEORIA SITUACIONAL DE HERSEY e BLANCHARD: Se apoia no relacionamento entre a MATURIDADE dos empregados e o comportamento do líder em analogia ao relacionamento e à tarefa.

    Fonte: comentários mão na roda daqui do qc...

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    A questão em análise aborda a Teoria de Liderança Situacional ou Teoria Situacional de Liderança, desenvolvida por dois professores, Robert Tannenbaum e Warren Schmidt, em 1958. Segundo eles, existem padrões de comportamento em que o administrador escolhe para as diversas situações em que se encontra seu subordinado. A esses padrões, dá-se o nome de Continuum de Padrões de Liderança. Assim, em situações em que o subordinado apresenta alto nível de eficiência, o líder pode lhe dar maior liberdade nas decisões, mas se o subordinado apresentar erros seguidos e dificuldades em executar as tarefas, o líder pode impor maior autoridade e menor liberdade de trabalho para o empregado.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão está errada, pois, conforme explicado anteriormente, os estímulos das lideranças variam conforme o grau de maturidade do subordinado, e não adotam apenas uma linha de ação, conforme apresentado na questão em análise.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Gabarito: Errado

    A questão cobra conhecimentos sobre a Teoria Caminho-Meta da Liderança Situacional de Robert House

    De acordo com essa teoria, há 4 estilos de liderança que pode ser adoptado, a depender do contexto vivenciado:

    1) Diretiva: o líder explica aos subordinados O QUE e COMO executar as tarefas. Indicado para tarefas ambíguas;

    2) Encorajadora/apoiadora: o líder trata os subordinados de forma igual. Funciona bem para o contexto de tarefas repetitivas e estressantes.

    3) Participativa: o líder consulta a opinião da equipe de trabalho para tomar decisões. Adequado para o cenário em que os subordinados dominam a capacidade de realizar a tarefa e têm autonomia;

    4) Orientada para o resultado: o líder confia na equipe, lança metas desafiadoras e sabe que a equipe é capaz de atingir os resultados.

    Bons estudos!

    @adm.semduvida

  • A questão mistura os conceitos da Liderança Situacional e da Teoria caminho-meta

    Liderança Situacional: A liderança bem-sucedida é adquirida por meio da escolha do estilo de liderança correto dependendo do nível de prontidão (maturidade) dos seguidores, ou seja, o nível de desejo e habilidade para cumprir determinada tarefa.

    Liderança caminho-meta: A função do líder é ajudar os subordinados a alcançar suas metas, fornecendo informações, apoio ou outros recursos necessários para tal.

    Gab: ERRADO

  • Em situações em que o subordinado apresenta alto nível de eficiência, o líder pode lhe dar maior liberdade nas decisões, mas se o subordinado apresentar erros seguidos e dificuldades em executar as tarefas, o líder pode impor maior autoridade e menor liberdade de trabalho para o empregado.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão está errada, pois, conforme explicado anteriormente, os estímulos das lideranças variam conforme o grau de maturidade do subordinado, e não adotam apenas uma linha de ação, conforme apresentado na questão em análise.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

     

  • ERRADO

    As teorias situacionais explicam a liderança dentro de um contexto mais amplo e partem do princípio de que não existe um único estilo de liderança válido para toda e qualquer situação. A recíproca é verdadeira: cada situação requer um tipo de liderança para alcançar eficácia dos subordinados.

    As teorias situacionais são mais atrativas ao administrador, pois aumentam as opções e possibilidades de mudar a situação para adequá-las a um modelo de liderança ou então mudar o modelo de liderança para adequá-lo à situação.

    O líder deve se ajustar a um grupo de pessoas sob condições variadas. A localização de um líder depende da posição estratégica que ele ocupa dentro da cadeia de comunicações e não apenas de suas características de personalidade. A abordagem situacional da liderança passou a ganhar predominância na teoria administrativa.

    Tannenbaum e Schmidt expõem uma abordagem situacional da liderança, com uma gama ampla de padrões de comportamento de liderança que o administrador escolhe para as suas relações com os subordinados. Cada tipo de comportamento está relacionado com o grau de autoridade utilizado pelo líder e o grau de liberdade disponível para os subordinados, dentro de um continuum de padrões de liderança.

  • Lideranças situacionais efetivas são aquelas que mostram aos colaboradores os caminhos a serem trilhados tal como designado estrategicamente pela organização, para que, assim, sejam alcançadas as metas de trabalho da empresa. Resposta: Errado.

    A liderança situacional ajusta-se sob condições variadas. Portanto, os caminhos não são de acordo como designado pela organização, mas de acordo com as condições.

  • SITUACIONAL é algo que , é predeterminado anteriormente , para que VOCÊ me mostre o CAMINHO , então , se eu te mostro O CAMINHO , como afima a questão , não tem nada de SITUACIONAL nisso .

    ERRADO .