SóProvas


ID
5036404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à psicodinâmica do trabalho, à saúde do trabalhador e à ergonomia, julgue o item a seguir.


Os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT) que atuam com ações antiestresse e relação de atividades predeterminadas são contrários ao que preconiza a ergonomia, uma vez que não têm como foco a adaptação do trabalho ao ser humano, mas práticas assistencialistas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO.

    A QVT pode ser compreendida a partir de duas abordagens: Assistencialista ou Preventiva.

    As "ações antiestresse e relação de atividades predeterminadas" são atividades de natureza compensatória do desgaste vivenciado pelos trabalhadores, são ações paliativas com eficácia momentânea e incompleta. Assim, estão dentro do escopo de variáveis da abordagem Assistencialista.

    Por outro lado, a abordagem Preventiva diz respeito à ergonomia da atividade. Como o próprio nome diz, a ideia é justamente atuar preventivamente, removendo os problemas geradores de mal estar presentes no contexto organizacional. O foco é a adaptação do trabalho ao ser humano, atuando em 5 fatores interdependentes: condições de trabalho, organização do trabalho, relações socioprofissionais de trabalho, reconhecimento e crescimento profissional, elo trabalho-vida pessoal.

    Espero ter ajudado!

    (fonte: minhas anotações com base no material do prof. Adriel Sá).

  • Hegemônica -> valor assistencialista, buscando mitigar os efeitos negativos. Não busca enfrentar os problemas, mas atenuá-los.

    Contra hegemônica -> prevenção de problemas, foco na ergonomia e prevenção de riscos e acidentes.

    Fonte: alguma questão que eu fiz sobre QVT e peguei isso de um comentário.

  • Gabarito: C

    De acordo com Todeschini e Ferreira, existem duas abordagens de QVT nas organizações: a hegemônica e a contra-hegemônica. A abordagem hegemônica tem um viés mais assistencialista, que busca compensar o desgaste físico e psicológico dos trabalhadores por meio de programas que buscam acabar com o sedentarismo, as ginásticas laborais, programas antitabagismo, massagens, etc.Muitos autores apontam que a abordagem hegemônica não é eficaz, tendo efeito apenas paliativo e não impactando muito na qualidade de vida do trabalho.

    Já a abordagem contra-hegemônica busca atuar na prevenção e não somente no tratamento. Sua ênfase estaria na identificação das causas do bem-estar e do mal-estar dos trabalhadores no ambiente de trabalho e está muito centrada nos estudos de ergonomia.

    Todeschini & Ferreira, 2013

    Rennó

  • Os programas de QVT têm como finalidade proporcionar ambientes de trabalhos mais agradáveis, condições melhores nos aspectos: saúdefísico, emocional, social; além de tornar equipes mais comunicativas, integração dos setores com seus superiores, entre outras vantagens favoráveis a satisfação de todos aqueles inseridos na organização. 

    A ergonomia é uma ferramenta para identificar situações em que o ambiente de trabalho está inadequadoadaptá-lo para o trabalho humano

    Bem, se ser antiestresse é trabalhar num local insalubre, sem nenhum conforto, então não sei o que é antiestresse. E dizer que um programa de QVT não aborda a ergonomia como fator de melhora na condição do trabalho, então não tem lógica de existir.

    Cespe buscando teorias sem nexo.

  • A Qualidade de Vida está relacionada ao bem estar do colaborador através do modelo Biopsicossocial.

    A Ergonomia vai atuar na melhoria das condições físicas do ambiente de trabalho, proporcionando qualidade e produtividade.

    Por isso ambas se diferem.

    Gabarito CERTO.