-
As recompensas e os incentivos voltados para a adoção de práticas de gestão do conhecimento são premissas prioritárias da inovação. Gab: Certo
-
alguém sabe explicar essa questão
?
-
As recompensas e os incentivos voltados para a adoção de práticas de gestão do conhecimento são premissas prioritárias da inovação. Resposta: Certo.
Imagine o seguinte: A empresa na qual você trabalha está promovendo um concurso (incentivo) a respeito da gestão do conhecimento como forma de melhorar a difusão das melhores práticas em seu ambiente de trabalho e você ficou interessado(a) em participar porque haverá premiação (recompensa) em dinheiro. Portanto, a questão está certa ao fazer essa afirmação.
Créditos: minha esposa.
-
Gab: CERTO
Confesso que errei, achei a questão bem capciosa. Mas analisando pelo enunciado, e até forçando um pouco, percebemos que as recompensas e os incentivos não são pontos apontados como problemas para a construção de uma cultura do conhecimento, ou pelo menos não deveriam ser.
- FRISA-SE! -- Recompensa -- não deve ser vista apenas como incentivo salarial, econômico e financeiro.
Fazendo uma busca rápida nos livros do Chiavenato, Maximiano, Ribas e Salim, percebi que a recompensa que a organização vai oferecer ao agente deve ser tão proporcional quanto a sua exigência para que ele desenvolva as tarefas pretendidas (competência do agente para o cargo). Portanto, a recompensa, no sistema de inovação, PODE VIR como chave influenciadora do clima organizacional, da relação recíproca, da entrega e da EQUIDADE. Portanto, gabarito correto.
Se alguém conseguir apresentar outro ponto, vamos discutir.
Erros, mandem mensagem :)
-
Gabarito: Certo
Simplificando:
A empresa não consegue inovar se não investir em conhecimento.
"A inovação é causa e consequência da geração de conhecimento. Se por um lado precisa-se aplicar o conhecimento para inovar, por outro, inovar gera novos conhecimentos.
Gestão do conhecimento (GC) e inovação são conceitos intimamente relacionados e configuram-se em ferramentas fundamentais para a sobrevivência organizacional e manutenção de vantagem competitiva sustentável."
https://portal.tcu.gov.br/colab-i/noticias/gestao-do-conhecimento-e-inovacao.htm
-
Lembrando que a questão não especificou qual é o incentivo ou a recompensa, então está certa.
-
Questão correta.
Mas essa palavra prioritária me deixou sem entender ainda a questão rs...
-
o incentivo à prática de gestão do conhecimento é prioritário para que exista Inovação. a pane está na interpretação
-
-
COMENTÁRIOS: A inovação é causa e consequência da geração de conhecimento. Se por um lado precisa-se aplicar o conhecimento para inovar, por outro, inovar gera novos conhecimentos. Gestão do conhecimento (GC) e inovação são conceitos intimamente relacionados e configuram-se em ferramentas fundamentais para a sobrevivência organizacional e manutenção de vantagem competitiva sustentável.
Gabarito: Certo.
-
Para responder essa questão, precisamos nos atentar para o enunciado.
________________________
Alguns fatores podem ser apontados como problemas para a construção de uma cultura do conhecimento nas organizações públicas. Em relação a esse assunto, julgue o item que se segue.
QUESTÃO CORRETA - As recompensas e os incentivos voltados para a adoção de práticas de gestão do conhecimento são premissas prioritárias da inovação.
___________________________
''(...) fraquezas da esfera pública, que precisam ser tratadas de forma estratégica, a fim de que se obtenha um ambiente favorável para uma cultura do conhecimento.
(...)
Na visão de Azevedo (2002) tem-se que:
1) a rigidez das demarcações entre os departamentos, funções ou níveis de gestão geram conhecimento compartimentado;
2) a dificuldade de conquistar colaboração voluntária entre os funcionários e os departamentos;
3) muitas vezes a informação é utilizada como fonte de poder, manutenção de cargos e como meio de obter promoções;
4) os funcionários que buscam disseminar o conhecimento não são reconhecidos; e
5) escassez de recompensas e incentivos''
___________________________
Fonte: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/16254/1/2016_RicardoFerreiraCunha_tcc.pdf