SóProvas


ID
5036446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

   Em determinada organização, os colaboradores são avaliados formalmente a cada ano com critérios como presteza, visão sistêmica, trabalho em equipe, entre outros. No caso de avaliações positivas, há um aumento percentual no salário, concedido por mérito. 

Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir, em relação aos sistemas de gestão e avaliação do desempenho.


A equidade no processo de distribuição de recompensas depende da utilização de parâmetros que eliminem diferenciações inválidas de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • A equidade no processo de distribuição de recompensas depende da utilização de parâmetros que eliminem diferenciações inválidas de desempenho. Resposta: Errado.

    Não há como aplicar a equidade (justiça ou equilíbrio) na dependência de parâmetros 100% seguros, até porque não irá eliminar possíveis diferenciações no desempenho.

  • Entendo que os conceitos foram invertidos, por isso o erro:

    Para que haja percepção de equidade no processo de distribuição de recompensas, devem ser utilizados padrões que eliminem diferenciações inválidas de desempenho. Errado

    Para que haja percepção de equidade de distribuição de recompensas, devem ser utilizados padrões que eliminem diferenciações inválidas de desempenho. Correto

    ...

    Isso porque existe a equidade de processos, que seria uma justiça percebida no processo usado para distribuir as recompensas entre os funcionários, enquanto que a equidade na distribuição de recompensas está focada na quantidade e na alocação das recompensas. É nela que as diferenciações inválidas de desempenho têm que ser eliminadas.

  • Gente, questão abaixo foi aplicada em 2010, completamente igual.

    Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Q 34601

    Para que haja percepção de equidade no processo de distribuição de recompensas, devem ser utilizados padrões que eliminem diferenciações inválidas de desempenho.

    • Certo
    • Errado
  • Gabarito: Errado

    Pessoal essa questão já se repetiu 3 vezes:

    Q309231 -CESPE - 2008 - SERPRO - Analista - Gestão de Pessoas

    Q34601- CESPE - 2010 - Banco da Amazônia - Técnico Científico - Administração

    Q1678813 - CESPE / CEBRASPE - 2021 - CODEVASF - Analista em Desenvolvimento Regional - Psicologia

     

    Mesmo sendo bastante subjetiva, a banca manteve o mesmo posicionamento, precisamos internalizar esse conceito e acertar se cair em nossa prova.

    Segue Conceito:

    Criada por J. Stacy Adams, o termo Teoria da Equidade diz que os colaboradores de um empresa observam constantemente os benefícios que possuem, como salários, promoções, méritos, oportunidades de crescimento, entre outros fatores, e comparam tudo isso às suas próprias competências e habilidades.

    Ao realizarem esta análise, eles automaticamente equiparam estes pontos aos colegas de trabalho que desempenham funções aproximadas ou similares às suas. Com isso, a intenção destes profissionais é compreender se eles estão em nível de igualdade, em termos de benefícios e competências, com estes outros colaboradores ou não.

    https://www.ibccoaching.com.br

    Conclusão:

    A leitura da questão nos faz pensar que está correta, pois achamos que se parâmetros com diferenciações desnecessárias forem eliminados teremos um processo de recompensas com equidade, porém conforme o conceito da teoria, a equidade depende de uma comparação entre o esforço e a recompensa do indivíduo com o esforço e a recompensa de seus colegas . Assim, mesmo que os parâmetros (indicadores, métodos de medição) sejam iguais, só haverá equidade se existir justiça entre o esforço e o ganho em comparação com os outros em situação semelhante.

    Exemplo:

    Parâmetro: Vendas

    Supondo que você tenha vendido 100.000,00 e o seu colega tenha vendido 300.000,00, é lógico que ele ganhará mais, entretanto o seu colega recebeu uma lista de compradores especiais, enquanto você precisou trabalhar o dobro para vender. Nessa hipótese você se sentirá injustiçado pois não possui os mesmos privilégios que seu colega e mesmo trabalhando mais ganhará menos. Observe que o parâmetro é o mesmo, a equidade no entanto se consolida por meio da comparação.

  • Não consigo concordar com este gabarito. Os parâmetros são medidas de avaliação que geram as recompensas; logo se tivermos parâmetros inválidos, as recompensas serão, de algum modo, injustas. Isso leva ao desequilíbrio na organização.

    E outra: a questão não fala que apenas ajustando os parâmetros é que teremos justiça na distribuição de recompensas, então penso que conclusões desse tipo extrapolam o comando da questão.

  • Li, reli, reescrevi, repensei, li os comentários, até o da @PATRICIA REIS e não consegui entender ainda.

    Pensei assim: "Eu vendo 10.000, meu colega 17.000, mas meu colega fica na frente da loja e eu fico nos fundos, ele vende material de acabamento, eu vendo básico. Quando eu for ter noção que estou sendo recompensado de acordo, preciso eliminar essas diferenças e ver que estamos todos tendo recompensas de acordo com o que estamos fazendo."

  • Vamos solicitar comentário do professor :)

  • As diferenciações inválidas são justamente aquelas que omitem a justa recompensa diante do esforço meritório. O que a banca quer nos fazer acreditar é que "A equidade no processo de distribuição de recompensas não depende da utilização de parâmetros que eliminem diferenciações inválidas de desempenho."

  • Essa disciplina deveria mudar de nome

    "Gestão Subjetiva de Pessoas"

  • Se tivesse escrito "depende somente..." eu concordaria com o gabarito

  • QUESTÃO ERRADA - A equidade no processo de distribuição de recompensas depende da utilização de parâmetros que eliminem diferenciações inválidas de desempenho.

    _______________________

    Justificativa: Perceba que a dimensão da justiça que depende de parâmetros, meio, procedimentos é a justiça procedimental. Exatamente como o @WilliamViana comentou.

    __________________

    Base teórica:

    Essa questão trata das dimensões da justiça . Para Rego (2002), existem 3 dimensões:

    1. Justiça distributiva (chamada por Adams (1965) de distributiva equitativa) : caracterizada pelo foco no conteúdo, na justiça dos fins alcançados ou obtidos. Diz respeito aos salários, classificações obtidas pelas pessoas nas avaliações de desempenho, promoções, lucros distribuídos e sanções disciplinares, entre outros;

    2.Justiça procedimental : caracterizada pelo foco no processo, na justiça dos meios usados para alcançar tais fins. Refere-se aos procedimentos usados para definir os acréscimos salariais, sistemas de avaliação de desempenho e processos disciplinares, entre outros;

    3.Justiça interacional, caracterizada pelo grau em que o superior adota um tratamento digno e respeitador para com os seus colaboradores (social/interpessoal) e, ainda, pelo grau em que o superior fornece informações e justifica as decisões que afetam as pessoas (informacional). 

    ___________________

    Fonte: Artigo, Percepção de Justiça Organizacional de Sistemas de Remuneração em Organizações Públicas, Rabello dos Santos e Cecilia Odelius

    ____________________

    OBS.: A ideia de equidade e inequidade está relacionada com o terno justiça e injustiça. Para maior aprofundamento, leia sobre Teoria da Equidade de Adams.

  • Tudo bem, Cebraspe, esse é o seu posicionamento. Mas porque diferenciações INVÁLIDAS deveria ser consideradas?
  • Galera,

    Acho que finalmente consegui entender. Vejam se meu raciocínio está correto:

    A equidade no processo de distribuição de recompensas (distribuição de acordo com o desempenho e resultado de cada funcionário, de forma justa - não igualitária) depende da utilização de parâmetros que eliminem diferenciações inválidas de desempenho. (diferenciações inválidas de desempenho - distribuir com equidade as recompensas pelo desempenho do colaborador significa que teremos uma distribuição desigual ou diferenciada para cada um entretanto, precisamos eliminar SOMENTE as diferenciações que sejam inválidas. Todas as outras seriam justas)

  • Li um artigo sobre isso e em um dos trechos falava sobre o tema " processo de distribuição de recompensas" e

    acredito que o erro está em "depende da utilização de parâmetros". Esse parâmetros são complexos de serem definidos, pois, para cada avaliação, podem ser considerados parâmetros diferentes, o que não se consegue criar uma padronização nos parâmetros. Logo, como a padronização é um pressuposto de uso de parâmetros, não seria possível utilizá-los como fonte segura. Talvez seja possível agregar outros fatores que possam melhorar a eliminação dessas diferenciações inválidas.

    Ou seja, de acordo com o Cespe, e é o que eu acredito, não é possível eliminar as diferenciações inválidas usando parâmetros, temos que agregar outras formas de melhorar o processo de distribuição de recompensas.