-
A diversidade de julgamentos no processo de avaliação permite uma avaliação mais completa do comportamento do empregado. Resposta: Certo.
-
Correta
É o que acontece em avaliações por múltiplas fontes, ou seja, a conhecida avaliação 360°. Nesse tipo de avaliação o avaliado é submetido a diferentes avaliadores, isso pode colaborar para uma proposta avaliativa menos tendenciosa (o que poderia acontecer se houvesse apenas um avaliador).
-
Gab: CERTO
É exatamente o que o Orlando comentou. Quando a organização avalia seus funcionários por meio da classificação 360°, tem-se maior objetividade nos resultados e um retorno mais palpável dos comportamentos, das atitudes e das falhas (pontos fracos que devem ser ajustados de acordo com as estratégias). Assim, as influências de liderança e de reconhecimento profissional (mérito), permitem uma avaliação mais completa do empregado!
- Podemos, então, classificá-la, para que sua completude seja manifestada, da seguinte forma:
- 90° - Tradicional - Chefe e subordinado;
- 180° - Moderna - Chefe e subordinado com a auto avaliação;
- 360° - Mais Moderna - Líder, auto avaliação, clientes, pares, fornecedores, stakeholders etc.
ATENÇÃO! Nenhuma é melhor que a outra, apenas se complementam para obter maiores resultados. A diferença será no perfil da organização (adequa-se a sua tecnologia).
Erros, mandem mensagem :)
OBS: Resumo de Gestão de Pessoas disponível. Interessados, baixem as amostras disponíveis aqui --> A_________________________________________https://linktr.ee/soresumo
-
É o que acontece na avaliação 360 graus. Essa avaliação é feita de modo circular por todos os elementos que possuem alguma forma de interação com o avaliado, e como provêm de múltiplas perspectivas, qualidade da informação é melhor e mais objetiva. Questão correta!
Gabarito: CERTO
-
Complementando
Avaliação 360º também reduz o "efeito Halo" (Generalização)
Efeito Halo: "Quando o avaliador dá nota alta em todos os aspectos do desempenho de um empregado a um ou a mais empregados, dando como resultado uma média mais alta do que o rendimento real dele"
Bons estudos! ^^
-
Vale lembrar, pessoal, que embora a avaliação de 360° seja considerado o melhor método de avaliação por muitos estudiosos, nem sempre esse método poderá ser utilizado, pois a depender do grau de maturidade dos avaliados isso vai dar um rolo danado. Durante as aulas da prof° Katia Lima do Gran Cursos, foi citado que em determianda situação uma avaliação 360° gerou vias de fato em uma instituição pública, porque o avaliado não aceitou a nota que o seu colega de trabalho deu para ele.
Bons estudos!
-
-
O viés é um problema que está relacionado com uma visão pessoal sobre determinado assunto. Quando uma pessoa faz uma avaliação, por mais que ela tenha sido treinada para a função, é possível que leve em consideração sua noção de certo e errado, o que muitas vezes se refletirá em injustiça com o avaliado.
Para minimizar esse problema uma opção é a utilização de diversos julgamentos, que levarão em conta vários aspectos e análises de diferentes atores. Desse modo, será mais fácil descartar os pontos fora da curva, que se referem aos vieses de análise.
Gabarito: C
-
CERTO
Segundo Chiavenatto, "a avaliação de desempenho é um processo que serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as competências de uma pessoa ou equipe e, sobretudo, qual é a sua contribuição para o negócio da organização."
É importante salientar que "na vida como ela é", nem sempre as avaliações de desempenho são utilizadas para concessão de aumentos de salário. Contudo, consideremos como verdadeiro o texto motivador.
A assertiva afirma que a diversidade de julgamentos (ou seja, uma avaliação feita por várias pessoas) permita que o processo seja mais completo.
De fato, quando apenas uma pessoa realiza a avaliação de um colaborador, por exemplo, seu chefe, temos uma opinião singular que pode estar de alguma forma distorcida por razões subjetivas (tanto para favorecer, quanto para o prejudicar o avaliado), ao passo que se participarem outros atores, como pro exemplo, seus subordinados (se ele tiver), seus fornecedores, seus clientes, seus pares e sua própria autoavaliação (a chamada avaliação 360º), seguramente a avaliação será muito mais abrangente, menos tendenciosa e provavelmente mais justa pelo fato de considerar diversas opiniões acerca do desempenho do colaborador.
Fonte: Gestão de Pessoas - Idalberto Chiavenatto.
-
Essa é uma das vantagens da avaliação em 360º!