-
As entrevistas nos processos seletivos fornecem dados em profundidade e permitem uma análise isenta de vieses. Resposta: Errado.
As entrevistas não são profundas e muito menos isentas de vieses, pois o recrutador poderá ter uma má impressão do candidato com relação a determinada pergunta.
As modalidades de entrevista de seleção são:
- Triagem (Inicial): rápida e superficial.
- Técnica (Substantiva): o gerente de linha avalia as habilidades técnicas.
- Seleção (Contingente): profunda e complexa, ocorre a avaliação do potencial e da motivação.
- Brain Teaser: o gestor faz perguntas ao candidato visando testar sua criatividade e capacidade
-
Gab: ERRADO
Entendam que tanto o recrutamento, quanto a seleção de pessoas, possuem superficialidades e não estão isentas de vieses (que são tendências a seguir um caminho ou maneira). Embora elas possuam a finalidade de conhecer o futuro colaborador, não dispõem de ferramentas suficientes e profundas para a classificarmos como objetiva.
- Isso porque, a depender da técnica adotada como os psicodramas, técnicas ou psicotécnicas, sua aplicação só será efetivamente medida, isto é, o entrevistador só terá certeza se foi eficaz em sua escolha, quando o indivíduo dispuser na prática suas competências anteriormente declaradas. Assim, não é correto afirmar que elas fornecem dados profundos. Gabarito errado!
Erros, mandem mensagem :)
OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Acesse aqui sua amostra gratuita: Linktr.ee/soresumo
-
-
A entrevista é a principal técnica utilizada na seleção de novos colaboradores. Ela é utilizada para que a empresa conheça um pouco mais do candidato ao cargo ofertado. Porém, a afirmativa erra ao dizer que os dados coletados são profundos, pois a ferramenta deve buscar de forma objetiva coletar informações importantes relacionadas com as atividades que serão realizadas e com o eventual comportamento do entrevistado no ambiente de trabalho.
Além disso, por mais que a ferramenta seja utilizada de forma extremamente objetiva, o viés, em geral, faz parte das análises das pessoas, pois levam em consideração fatores que elas consideram positivos ou negativos. Ou seja, cada pessoa tem uma visão de mundo e isso não é diferente com quem está entrevistando um candidato, por mais que ele seja profissional e tenha sido treinado para aquilo.
Gabarito: E
-
ERRADO.
A primeira parte da assertiva está correta: as entrevistas são sim uma ferramenta que permite o fornecimento de dados com profundidade, tendo em vista que o entrevistador fica livre para explorar mais algum ponto de interesse.
Por esse mesmo motivo, essa ferramenta se apresenta como muito suscetível a vieses. O entrevistador de certo modo "se envolve" com o entrevistado, projetando nele sua subjetividade, o que não ocorre por exemplo com um questionário em que não há contato humano.