SóProvas


ID
5036470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Existem desafios para adequar o processo de recrutamento e seleção do serviço público, principalmente quando se consideram os perfis de ingressantes no mercado de trabalho em consonância com as tendências para gestão de pessoas. Quanto a esse assunto, julgue o item seguinte.


As estratégias adotadas pelas organizações para redução da rotatividade são equivalentes àquelas adotadas para estímulo à retenção de pessoal.

Alternativas
Comentários
  • As estratégias adotadas pelas organizações para redução da rotatividade são equivalentes àquelas adotadas para estímulo à retenção de pessoal. Resposta: Errado.

    O que tornou a questão errada foi afirmar que as estratégias são equivalentes. Imagine seu chefe bolando uma estratégia apenas lhe concedendo um aumento para sanar sua necessidade imediata? Vai manter você na empresa? Não!

  • no caso a estratégia de MANTER PESSOAS não poderia ser utilizada tanto para reduzir a rotatividade quanto para reter as pessoas no cargo??

  • Gab: ERRADO

    Ronaldo e demais que tenham ficado com a mesma dúvida, explicarei meu ponto de vista!

    Entendo que as estratégias não podem ser as mesmas porque os objetivos são totalmente diferentes. Enquanto no processo de Manter Pessoas a estratégia deve ser a de influenciar o indivíduo com condições ambientais e psicológicas favoráveis para que ele se sinta seguro e com relações satisfatórias para sua permanência na organização, a estratégia de Rotatividade visa a aplicar substâncias que INCLUAM NOVAS pessoas no organismo empresarial.

    Assim, quando falamos de meios e processos para diminuir a rotatividade de pessoal, isto é, o "turnover", estamos aplicando estratégias de suprimento, que inclui recrutamento e seleção. Já quando estamos aplicando a retenção, a estratégia é de favorecer a melhoria na cultura e no clima, no cultivo de valores compartilhados, etc. Portanto, vejo o gabarito como errado.

    • Assim pensei para responder. Caso alguém discorde, aberta a debates :)
  • A pior matéria! Deus me free

  • Acredito que a diferença é que: Manter pessoas traz a ideia de que a saída do funcionário partiria dele, enquanto que a rotatividade nem sempre. As vezes a empresa se encontra obrigada a demitir por motivos que vão além do desempenho pessoal do funcionário. Sendo assim, a retenção, nesse último caso, não seria adequada.

  • Eu Juraria que sim, mas...

  • maconha

  • A rotatividade, que também é chamada de turnover, se refere ao número de colaboradores que entra e sai da organização. Na teoria, quanto maior, pior será para a organização e isso pode indicar algum problema, seja na sua cultura ou no próprio processo seletivo, que está trazendo pessoas para organização sem o perfil indicado.  

    Veja, portanto, que as estratégias utilizadas para reduzir a rotatividade pode incluir ações na cultura da empresa, no processo de recrutamento e seleção, entre outros. 

    Por outro lado, para a retenção do pessoal, a organização deve apresentar boas condições de trabalho e de desenvolvimento para que os colaboradores queiram permanecer nela. 

    Em resumo, as estratégias não são equivalentes, pois os pontos a serem atacados não são os mesmos. 

    Gabarito: E 

  • Pessoal, sem problematizar...sim, são correlatas, convergem, se influenciam, impactam, porém NÃO SÃO EQUIVALENTES.

    A banca nos derrubou ai.

  • Gab. Errado.

    O ramo de telemarketing tem alta rotatividade... mas interessa a eles a retenção de colaboradores com salários e condições de trabalho satisfatórios...? Isto para não falar na questão de valorização da carreira na organização etc... Eis a questão..

  • Gab. Errado.

    O ramo de telemarketing tem alta rotatividade... mas interessa a eles a retenção de colaboradores com salários e condições de trabalho satisfatórios...? Isto para não falar na questão de valorização da carreira na organização etc... Eis a questão..

  • Entendo que as estratégias não podem ser as mesmas pois rotatividade (turnover) está mais sob controle da empresa. Ela tem certo poder de decisão sobre as demissões. É algo que parte MAIS dela.

    Quando se fala em retenção de colaboradores, fica subentendido que a saída desses colaboradores não parte de uma decisão da empresa, já que existe a intenção de reter.

    Estratégias para diminuir a rotatividade: Tratar as causas que levam à necessidade de demitir.

    Estratégias de retenção: Tratar as causas que levam a necessidade do funcionário em pedir demissão.

    Se minha observação estiver equivocada, peço que sinalizem com comentários para que os colegas não aprendam errado e para que eu aprenda certinho.

  • São objetivos diferentes, como disse a Colega Latanne.
  • quando eu acho que estou começando a entender GP...
  • Meio sem lógica o gabarito. No meu ponto de vista, se eu adoto uma maneira de diminuir a rotatividade, automaticamente eu estou criando um maneira de manter pessoas. Segue o jogo.