SóProvas


ID
5037226
Banca
SELECON
Órgão
CRA-RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Os desafios da conservação da água no Brasil
   Um dos países com maior disponibilidade de recursos hídricos do mundo, o Brasil tem problemas com seus indicadores de água. O acesso à água tratada e à coleta e tratamento de esgoto no país é desigual. As áreas urbanas tendem a ter índices melhores, enquanto áreas irregulares e afastadas são mais prejudicadas. Além de políticas públicas que assegurem o atendimento, que é dificultado pela distribuição desequilibrada da água e da população no território brasileiro, outro imbróglio é a conservação do próprio recurso, que enfrenta desafios.

Falta de saneamento
   Um dos maiores vilões da qualidade da água no Brasil é a oferta de saneamento básico. Pouco mais da metade da população brasileira, 52,4%, tinha coleta de esgoto em 2017, e apenas 46% do esgoto total é tratado, de acordo com o Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento.
   Dessa forma, um grande volume de esgoto não coletado ou não tratado é despejado em corpos d'água, provocando problemas ambientais e de saúde. "Essa falta de infraestrutura de saneamento básico tem um impacto brutal na qualidade das águas de todo o país”, diz o especialista Carlos.
   Não só a carência de coleta e de tratamento de esgoto é problemática, mas também a poluição causada por indústrias e pela agricultura, como o lançamento de agrotóxicos. 

Desmatamento, em especial no Cerrado
   O desmatamento de matas ciliares, que acontece em todas as bacias hidrográficas do Brasil, altera a quantidade e a qualidade dos corpos hídricos. Essa vegetação protege o solo, ajuda na infiltração da água da chuva e na alimentação do lençol freático e permite a recarga dos aquíferos.
   Sua retirada aumenta o assoreamento, a perda do solo, a erosão e a taxa de evaporação da água. Segundo José Francisco Gonçalves Júnior, professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB), todos esses impactos reunidos podem levar a uma indisponibilidade natural de recursos hídricos.
   Em outra frente, o desmatamento do Cerrado, considerado a "caixa d'água do Brasil" por causa de sua posição estratégica na formação de bacias hidrográficas, vem sendo devastado pela expansão da fronteira agrícola. "Qualquer alteração no Cerrado pode levar a uma degradação de inúmeras bacias hidrográficas de extrema relevância para obtenção de recursos hídricos brasileiros", afirma Gonçalves.
    Para o professor, o uso do solo do bioma teve um efeito positivo na produtividade agrícola, mas a falta de uma regulação mais firme tem levado a uma superexploração, com vários danos. "Perda de território, de recarga de aquíferos, uma perda muito grande de nascentes e uma degradaçãoediminuição da disponibilidade de água", enumera. 

(Disponível em
https://www.dw.com/pt-br/os-desafios-daconserva%C3%ATH%C3%A30-da-%C3%A1 gua-no-brasil/a-47996980)

A presença de falas de especialistas é uma das características que revela o pertencimento do texto ao tipo:

Alternativas
Comentários
  • 4K RESOLVE

  • Jornalístico

  • Procurei a alternativa (técnico científico)

  • Pela fonte já matava a questão

  • Pra auxiliar, quando se trata de especialista, infere-se qua trata de um texto mais específico.

    PPMG/22.

  • Um texto jornalístico é aquele em o principal objetivo é a divulgação de informações pelos veículos de comunicação, que pode se apresentar de forma audiovisual, impressa ou até mesmo digital.

    Um texto jornalístico deve ter uma linguagem clara e simples para o facilitar o entendimento do leitor, além de apresentar os fatos de maneira direta e sucinta, evitando, assim, que o texto fique prolixo e cansativo.

    Os textos jornalísticos são divididos entre três principais tipos, de acordo com o objetivo de cada um. Veja quais são e exemplos deles a seguir:

    • Interpretativo: relacionado com a análise e com o aprofundamento de determinados assuntos, sendo os principais textos desse gênero, a crítica – ou resenha – e a reportagem;
    • Opinativo: como o nome sugere, nesse tipo de texto, são levados em conta a opinião e o ponto de vista do autor, e seus principais textos são o artigo, a crônica e o editorial; e
    • Informativo: o gênero informativo tem como principal objetivo a divulgação de informações, mas de forma considerada imparcial. Seus principais textos são a entrevista, a nota e a notícia.

    Contudo, dentre os diversos gêneros de textos jornalísticos vistos acima, a reportagem e a crônica são os textos que mais aparecem nas provas do Enem e dos vestibulares, por isso, vamos aprofundar cada um deles abaixo:

    • Reportagem: são textos de aprofundamento de determinada notícia, geralmente com mais detalhes e produzidos por um , podendo contar com entrevistas, dados estatísticos e pesquisas, com o intuito de informar e de passar credibilidade ao leitor; e
    • Crônica: é um gênero que retrata acontecimentos cotidianos, geralmente adaptado para a forma narrativa e pode conter traços de humor e apresentar uma linguagem mais simples. Além disso, uma característica interessante é que a crônica pode se alternar entre o ficcional e o não ficcional.

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • Gab A.

    Complementando.

    Funções de linguagem - Referencial, denotativa:

    • destaque é dado ao referente
    • objetividade/clareza
    • finalidade é traduzir a realidade, tal como ela é
    • presença predominante em textos jornalísticos e científicos
    • tem função informativa
  • #PMMINAS

  • Reta final PPMG

    Quem quiser adquirir 15 simulados com respostas comentadas no formato da prova da PPMG, inclusive com Temas de redação comentados.

    só enviar um email para : matheuspetro20009@gmail.com

    vou disponibilizar por 20,00!!