Os testes para recrutamento e seleção são ferramentas utilizadas pelos recrutadores para conhecer mais a fundo as habilidades e competências dos colaboradores para a vaga.
Uma entrevista técnica é uma oportunidade para avaliar como você aborda e resolve problemas do mundo real, e para analisar a profundidade e amplitude das suas habilidades e conhecimentos gerais usando desafios, problemas, discussões e quebra-cabeças.
As técnicas ou os procedimentos de seleção podem consistir em: preenchimento de uma ficha pelo candidato, entrevistas, questionários, dinâmicas de grupo, simulação de desempenho, análise de currículo, dinâmica de grupo; além de testes de conhecimento, de personalidade, psicológicos e grafológicos; e, ainda, exames.
Diferente do processo de triagem que busca identificar a demanda do sujeito para então fazer o devido encaminhamento, as entrevistas preliminares fazem parte de um processo psicanalítico e que ocorrem antes da análise propriamente dita
Segundo Cristian Duran, são fases da seleção:
1) Triagem: entrevista e análise curricular - escolha de candidatos com os requisitos mínimos para o cargo
2) Testes: aplicação das técnicas de seleção como provas de conhecimento e capacidade, testes psicológicos, testes de personalidade, técnicas de simulação.
3) Entrevista de seleção: averigua a qualificação, potencial e motivação do candidato.
4) Referências do candidato:
5) Entrevista técnica: realizada pelo gerente de linha, aborda aspectos técnicos e detalhes do trabalho
6) Exame médico