Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas técnicas e vieses envolvidos no processo decisório. Dentre as alternativas, vejamos qual contém a técnica utilizada no processo decisório que analisa a tendência para o impulsionamento da mudança da situação, em confronto com as que tendem a manter a situação.
A - incorreta. Princípio de Pareto é uma técnica que permite selecionar prioridades quando se enfrenta grande número de problemas ou quando é preciso localizar as mais importantes de um grande número de causas. Segundo este princípio:
- Dentro de uma coleção de itens, os mais importantes representam uma pequena quantidade do total.
- A maior quantidade de ocorrências ou efeitos depende de uma quantidade pequena de causas.
B - incorreta. Diagrama de causa e efeito, ou de espinha de peixe, é um gráfico que tem a finalidade de organizar o raciocínio e a discussão sobre as causas de um problema.
C - incorreta. Heurística ou técnicas empíricas são aquelas que influenciam as decisões. Como em qualquer processo, temos alguns erros ou vieses que são mais comuns que ocorrem na tomada de decisões. Por causa da tentativa de agilizar essa decisão, eles ocorrem com mais frequência do que se espera e são chamados de heurísticas. Heurística é a simplificação de um julgamento para tomar uma decisão.
D - correta. O campo de forças (Técnica de análise de campo de forças) se trata de um conceito desenvolvido por Kurt Lewin, com o objetivo de explicar que qualquer comportamento é resultado de um equilíbrio entre forças que se opões:
- de um lado, forças restritivas: são aquelas que inibem o comportamento.
- de outro lado, as forças propulsoras: são as forças que estimulas o comportamento.
Podemos ilustrar o campo de forças da seguinte forma: de um lado, desenha-se uma linha para representar o comportamento, e de cada um dos seus lados, em posição perpendicular, colocam-se as forças restritivas e propulsoras.
A técnica do campo de forças pode, segundo Maximiano (2019, p.96), "ser utilizada para fazer a análise de uma solução que se pretende implantar, funcionando também com informações fornecidas por pessoas que estejam familiarizadas com as condições que poderão facilitar ou dificultar o funcionamento da solução pretendida".
Tendo analisado as alternativas, concluímos que a "D" é a correta.
GABARITO: D
Fontes:
DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
MAXIMIANO, Antônio Amaru. Introdução à Teoria Geral da Administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2019.