SóProvas


ID
5039617
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Ouricuri - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A História do Brasil é, ao contrário do que muitos pensam, repleta de eventos marcados por revoltas sociais de massa avassaladoras, nas quais destacam-se o papel repressivo do estado brasileiro desde sua origem. Leia o trecho a seguir:

Todo esse quadro, apesar de desarticulado, chegaria a produzir alguns frutos. Em 1839, os revoltosos conseguiram tomar a vila de Caxias e lá instituíram um governo provisório, decretando o fim da Guarda Nacional e expulsando indivíduos de origem portuguesa. Esse último fato revelaria dois importantes vieses do movimento. Primeiro, a presença ainda forte de ideias geradas durante os conflitos que se travaram contra tropas fiéis à coroa portuguesa durante o processo de independência, que levavam a maior parte da população a repudiar a presença dos antigos colonizadores. Em segundo lugar, o caráter sertanejo da revolta, que procurava “limpar” o sertão da presença das elites que herdaram as antigas estruturas latifundiárias que tiveram início na posse de terras por colonos portugueses.

Fonte: APPAI. Disponível em: APPAI https://www.appai.org.br/a-balaiadamais-uma-revolta-camponesa-no-brasil/ Acesso em 07 out 2020.

A revolta narrada acima, denominada de Balaiada, revela

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    Balaiada foi uma luta popular que sucedeu na província do Maranhão durante os anos de 1838 e 1841. Agora procurei nos meus resumos e não sei se estou errado, mas não encontrei nada relacionado a distribuição de terras, mais em relação a desigualdade esse sim foi o principal motivo para a revolta.

  • A má distribuição de terras iniciou-se desde às capitanias hereditárias.
  • Rebelião na província do Maranhão, composta de escravos, camponeses e vaqueiros, que lutavam contra a miséria gerada pelo latifúndio improdutivo.

    APMBB

  • De cara, jurava que a letra C estava errada, haja vista nesse período de estudos e de resoluções de questões, nunca vi nada parecido com esse trecho: " ...distribuição de terras no Brasil, princípio primordial da pobreza sertaneja nordestina.". Posso tá falando besteira, pois nunca me aprofundei nesse tema, e por achar que a má distribuição de terras está relacionada ao período das Capitanias Hereditárias.

    Segue o jogo ....

  • Resposta no próprio enunciado

    Em segundo lugar, o caráter sertanejo da revolta, que procurava “limpar” o sertão da presença das elites que herdaram as antigas estruturas latifundiárias que tiveram início na posse de terras por colonos portugueses.

    Pra cimaaa !!!

  • Escravos tecendo balaios (cestos)

    As principais causas da Balaiada estão ligadas à pobreza da população da província maranhense, bem como sua insatisfação diante dos desmandos políticos dos grandes fazendeiros da região.

    Estes lutavam pela hegemonia política e não se importavam com a miséria da população, a qual ainda sofria com as injustiças e abuso de poder pelas autoridades.

    Aquela elite política estava dividida entre dois partidos:

    • Bem-te-vis: liberais, que apoiaram indiretamente os balaios no início da revolta;
    • Cabanos: conservadores, que estiveram contra aos balaios.

    Enquanto os dois partidos lutavam pelo poder na província, a crise econômica se agravou ainda mais pela concorrência do algodão norte-americano. Isso provocou uma situação insustentável entre as elites e a população carente.

    Apesar desta situação, os ruralistas instituíram a “Lei dos Prefeitos”. Ela permitia a nomeação de prefeitos pelo governador da província e causaram vários focos de revolta, dando início à Balaiada.

    Revolta Popular!!