SóProvas


ID
5039812
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Algo nem sempre reconhecido, mas com efeitos possivelmente benéficos para toda a sociedade brasileira refere-se àquilo que alguns denominam janela de oportunidades, enquanto outros chamam de "bônus demográfico", ou "dividendo demográfico". Esses termos são corolários da transição demográfica.

(Extraído de RIGOTTI, J.R R. Transição demográfica. Educ. Real. vol. 37. nº. 2 Porto Alegre: mai/ago., 2012).


Sobre o assunto tratado no texto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito. Há uma transição demográfica em diferentes aspectos. Na primeira fase, segunda fase e demografia moderna. Não havendo especificação, não há como generalizar. Caso alguém possa me ajudar a entender a questão, chamar no privado.

  • Páises que completam a transição demográfica, segundo a geografia, tem as taxas de fecundidade e de mortalidade baixos

    Consideram-se baixas taxas de natalidade abaixo de 2,1, pois um casal não consegue reproduzir um casal de filhos.

    #MedicinaUNB

  • A transição demográfica é a passagem de uma situação de equilíbrio no crescimento populacional, caracterizado por altos níveis de fecundidade e de mortalidade para uma etapa de níveis baixos, em ambas as componentes. (CORRETO)

    O Brasil passa por essa passagem, pois desde o início da década de 80 vem se reduzindo a participação jovem e aumentando a de adultos e idosos no conjunto total da população, o que é fruto da redução na fecundidade e do aumento da esperança da vida. Essas alterações na composição etária da população mostram que o Brasil ingressou no período de passagem da chamada "janela demográfica", que acontece quando diminui a razão de dependência, ou seja, a redução do peso das crianças de 0 a 14 anos e dos idosos com 65 anos ou mais sobre a população de 15 a 64 anos de idade, que é o intervalo de idades que concentra a PEA (população economicamente ativa).

    GAB: A

    Fonte: Livro do Sene e Moreira, Geografia Geral e do Brasil - Espaço geográfico e globalização.4ºed.

  • Vamos por eliminação já que algumas pessoas ficaram em dúvida

    a) A transição demográfica é a passagem de uma situação de equilíbrio no crescimento populacional, caracterizado por altos níveis de fecundidade e de mortalidade para uma etapa de níveis baixos, em ambas as componentes.

    Correta, com a definição da Jéssica pode observar que essa é aqui mais faz sentido

    b) Quando um país ou região se apresenta com a taxa de mortalidade da população superando a densidade demográfica, diz-se que se encontra na transição demográfica.

    Errada, isso aqui não tem nada a ver com transição demográfica dizer que a mortalidade causa uma transição demográfica

    c) Durante a transição demográfica que ocorre num país, configura-se uma situação de Pleno Emprego na economia.

    Errada, o verdadeiro motivo de uma transição demográfica é descreve a dinâmica do crescimento populacional, decorrente dos avanços da medicina, urbanização, desenvolvimento de novas tecnologias, taxas de natalidade e outros fatores, a situação de pleno emprego seria quando o nível de emprego em que não há desemprego cíclico ou de demanda insuficiente.

    d) As rápidas mudanças na estrutura etária da população não têm implicações no crescimento econômico, sobretudo em países que se encontram em desenvolvimento.

    Errada, tem implicações sim

    e) O Brasil mergulhou na fase de Transição Demográfica, e isso acarretou objetivamente as frequentes crises recessivas na economia do país.

    Errada, ocorreu mudanças no Brasil porém dizer que chegar a enfrentar crises é fod*

  • Que questão linda !

    Avante PMSP e PMPR