A Segunda Guerra Mundial durou de 1939 a 1945. Os países envolvidos entraram em um estado de guerra total, com todos os recursos canalizados para o sustento da guerra. As dimensões desse conflito foram globais. Territorialmente, a Guerra aconteceu na Europa, África, Ásia e Oceania.
A base do conflito foi a luta dos países Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) para a contenção do expansionismo, militarismo e autoritarismo dos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). A guerra acabou com a derrota do Eixo, começando com a deposição de Mussolini e com a posterior derrota de Alemanha e Japão, com ambos os países devastados. O Japão, por sua vez, sofreu ataque de duas bombas atômicas.
Esta é uma questão simples. Sua resolução pode ser encontrada em manuais de Ensino Médio, não demandando do candidato uma análise historiográfica.
A atenção a responder a questão, pois ela demanda que seja assinalada a alternativa que NÃO é uma consequência da Segunda Guerra Mundial.
A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a criação da ONU foi uma consequência da Segunda Guerra Mundial. A ONU foi criada em 1945 com a responsabilidade de manter a paz entre as nações – solução pacífica de controvérsias - para que não ocorra outro conflito de semelhante proporção.
B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a construção do muro de Berlim foi uma consequência da Segunda Guerra Mundial. Os aliados venceram a Batalha de Berlim dividindo entre si o território alemão, além da própria capital. O Muro foi construído, em 1961, com o objetivo de isolar a cidade de Berlim Ocidental e fechar as fronteiras com a Alemanha Oriental.
C) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta já que a ascensão dos Estados Unidos como potência mundial foi uma consequência da Segunda Guerra Mundial. A indústria bélica norte americana vendeu armamentos para a guerra, o que auxiliou o crescimento de sua economia interna. Os empréstimos concedidos pelo Plano Marshall para a reconstrução dos países somente aumentou a capacidade e a liderança econômica estadunidense.
D) CORRETA- Esta afirmativa responde a questão A assinatura do Tratado de Versalhes não foi uma consequência da Segunda Guerra Mundial. O tratado de Versalhes foi um acordo de paz assinado após a Primeira Guerra Mundial. Neste tratado, a Alemanha se responsabilizava pelo conflito e assumia as exigências econômicas, políticas e militares.
E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a “divisão" do mundo entre capitalismo e socialismo foi uma consequência da Segunda Guerra Mundial. Os países Aliados , de sistema capitalista somente se uniram à União Soviética para derrotar a expansão dos países do Eixo. Após o conflito, os Estados Unidos e a União Soviética surgiram como potências mundiais polarizando as áreas de influência entre o capitalismo e socialismo. Esta é uma das razões da Guerra Fria.
Gabarito do Professor: Letra D.