As primeiras invasões a região da Cisplatina foram anteriores à época do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves que se deu em 1815. Portanto a letra D tb é incorreta e a questão fica com 2 duas alternativas incorretas.
"Primeira Campanha da Cisplatina foi a primeira invasão da por tropas de entre 1811 e 1812.
Após a independência de Buenos Aires, em maio de , foram criadas as , que desejavam a anexação da ao novo país. Devido à revoltas internas, o governo uruguaio recorreu à ajuda , Dom João VI enviou 4 mil soldados do para apoiar a cidade."
https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Campanha_da_Cisplatina#:~:text=Primeira%20Campanha%20da%20Cisplatina%20foi,Banda%20Oriental%20ao%20novo%20pa%C3%ADs.
A Guerra da Cisplatina aconteceu entre o Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata , que hoje em dia é em grande parte a Argentina. Esse foi o primeiro conflito do Brasil como nação independente e foi causado pela disputa entre as duas nações pelo controle da Cisplatina, província no extremo sul do Brasil. Brasil saiu derrotado e Dom Pedro I foi muito criticado, porque o conflito gastou muito dinheiro, aumentou a dívida brasileira e agravou a crise econômica.
A região da Cisplatina sempre foi área de disputa, desde o período da dominação portuguesa e espanhola na área. A definição dos limites de dominação dos dois países ibéricos sempre foi complicada e a Cisplatina foi espanhola ou portuguesa dependendo da época. No momento da independência do Brasil a Cisplatina pertencia a Portugal mas, o processo de independência gerou novas movimentações na região. Tropas leais a Portugal não aceitaram a declaração de independência. Foi preciso que elas fossem debeladas para que a região fosse garantida como uma província brasileira.
A Cisplatina chegou a eleger e mandar representantes para a Assembleia Constituinte encarregada de elaborar a Constituição do Brasil em 1823 o que não acalmou os Ânimos , até mesmo porque o projeto da assembleia foi rejeitado e os deputados presos. A tensão existente entre Brasil e os habitantes da Cisplatina era permanente e, agravada pela forma como os habitantes locais eram tratados pelas autoridades brasileiras.
O auge da tensão ocorreu em abril 1825, quando Juan Antonio Lavalleja, liderando um grupo conhecido como 33 orientais, iniciou uma rebelião contra o domínio do Império do Brasil na Cisplatina. O projeto era o de derrubar o poder brasileiro na região e anexar a Cisplatina às Províncias Unidas do Rio da Prata – a Argentina. Em dezembro de 1825 d. Pedro I acabou declarando guerra às Províncias Unidas, uma vez que Buenos Aires apoiava o movimento rebelde na Cisplatina. A guerra durou 3 anos e desgastou o governo de Pedro I, tendo sido um dos motivos para a abdicação.
A Guerra da Cisplatina é tema presente em obras de História do Brasil como História Concisa do Brasil de Bóris Fausto e a coleção História Geral da Civilização Brasileira, uma publicação clássica.
Entre as alternativas uma está incorreta e deve ser assinalada. Ou seja, a resposta correta à questão é a alternativa na qual a afirmativa é incorreta. É preciso prestar atenção especial a este tipo de questão.
A) INCORRETA - A afirmativa aponta, corretamente, a rebelião liderada por Lavalleja como fundamental para explicar a Guerra da Cisplatina .
B) CORRETA – A afirmativa está incorreta. A Argentina foi o país com quem o Brasil disputou a região da Cisplatina.
C) INCORRETA – Quando da independência do Brasil , a Cisplatina foi confirmada como parte integrante do território brasileiro. A ideia de História está correta.
D) INCORRETA - Como a alternativa corretamente aponta, o controle português na região da Cisplatina foi retomada durante o período Joanino no Brasil, sob o governo de D. João VI, em um momento em que fora estabelecido o Reino Unido a Portugal e Algarves.
E) INCORRETA – A perda da Cisplatina, área estratégica , em muito desgastou o governo de Pedro I e descontentou a população .
Gabarito do Professor: Letra B.