-
Errado
CPC 00 (R2)
6.14 Em alguns casos, o valor justo pode ser determinado diretamente,observando-se os preços em mercado ativo. Em outros casos, o valor justo é determinado indiretamente utilizando técnicas de mensuração, por exemplo, baseadas em fluxo de caixa (veritensde 6.91a 6.95), refletindo todos os seguintes fatores:
(a) estimativas de fluxos de caixa futuros;
(b) possíveis variações no valor estimado ou época dos fluxos de caixa futuros do ativo ou passivo que estiver sendo mensurado, causadas pela incerteza inerente aos fluxos de caixa;
(c) o valor do dinheiro no tempo;
(d) o preço para suportar a incerteza inerente aos fluxos de caixa (prêmio de risco ou desconto de risco). O preço para suportar essa incerteza depende da medida dessa incerteza. Também reflete o fato de que investidores geralmente pagariam menos pelo ativo (e geralmente exigem mais para assumir um passivo) que possui fluxos de caixa incertos do que pelo ativo (ou passivo) cujos fluxos de caixa são certos;
(e) outros fatores, por exemplo, liquidez, se os participantes do mercado levariam esses fatores em consideração nas circunstâncias.
6.18 Como o valor em uso e o valor de cumprimento baseiam-se em fluxos de caixa futuros, eles não incluem custos de transação incorridos ao adquirir o ativo ou assumir o passivo. Entretanto, o valor em uso e o valor de cumprimento incluem o valor presente de quaisquer custos de transação que a entidade espera incorrer na alienação final do ativo ou no cumprimento do passivo.
Erros avisem, por gentileza
-
CPC 00(R2) - 6.18 Como o valor em uso e o valor de cumprimento baseiam-se em fluxos de caixa futuros, eles não incluem custos de transação incorridos ao adquirir o ativo ou assumir o passivo. Entretanto, o valor em uso e o valor de cumprimento incluem o valor presente de quaisquer custos de transação que a entidade espera incorrer na alienação final do ativo ou no
cumprimento do passivo.
_________________________________________________________________________________
EM SUMA <---
Ao adquirir o ativo ou assumir o passivo = o valor em uso não inclui os custos de transação
Na alienação final = inclui os custos de transação
__________________________________________________________________________________
Atenção! Estamos falando de valor em uso e valor de cumprimento, não confunda com custo de aquisição, valor justo, entre outros,...
Valor em uso e valor de cumprimento
6.37 O valor em uso fornece informações sobre o valor presente dos fluxos de caixa estimados do uso de ativo e de sua alienação final
6.38 O valor de cumprimento fornece informações sobre o valor presente dos fluxos de caixa
estimados necessários para satisfazer o passivo.
-
Gabarito: Errado.
Valor em uso e valor de cumprimento:
- Não incluem custos de transação = Aquisição.
- Incluem custos de transação = Alienação.
-
Posso estar errado mas eu pensei na depreciação de um ativo. Ou seja: Se tu compra um carro hoje por 100 mil, daqui 5 anos, se quiser vende-lo ele valerá menos.
-
Valor em uso = valor que a entidade espera receber pela venda ou troca desse ativo. Então, como é o valor de uma transação inclui os custos dela.
-
CPC 01
30. Os seguintes elementos devem ser refletidos no cálculo do valor em uso do ativo:
(a) estimativa dos fluxos de caixa futuros que a entidade espera obter com esse ativo;
(b) expectativas acerca de possíveis variações no montante ou no período de ocorrência desses fluxos de caixa futuros;
(c) valor do dinheiro no tempo, representado pela atual taxa de juros livre de risco;
(d) preço pela assunção da incerteza inerente ao ativo (prêmio); e
(e) outros fatores, tais como falta de liquidez, que participantes do mercado iriam considerar ao precificar os fluxos de caixa futuros esperados da entidade, advindos do ativo.
-
Como o valor em uso e o valor de cumprimento baseiam-se em fluxos de caixa futuros, eles não incluem custos de transação incorridos ao adquirir o ativo ou assumir o passivo.
Entretanto, o valor em uso e o valor de cumprimento incluem o valor presente de quaisquer custos de transação que a entidade espera incorrer na alienação final do ativo ou no cumprimento do passivo.
Gilmar Possati
-
O erro está em dizer: O valor em uso de um ativo não contempla os custos de transação...
Com base no Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2)
6.17 Valor em uso é o valor presente dos fluxos de caixa, ou outros benefícios econômicos, que a entidade espera obter do uso de ativo e de sua alienação final. Valor de cumprimento é o valor presente do caixa, ou de outros recursos econômicos, que a entidade espera ser obrigada a transferir para cumprir a obrigação. Esses valores de caixa ou outros recursos econômicos incluem não somente os valores a serem transferidos à contraparte do passivo, mas também os valores que a entidade espera ser obrigada a transferir a outras partes de modo a permitir que ela cumpra a obrigação.
6.18 Como o valor em uso e o valor de cumprimento baseiam-se em fluxos de caixa futuros, eles não incluem custos de transação incorridos ao adquirir o ativo ou assumir o passivo. Entretanto, o valor em uso e o valor de cumprimento incluem o valor presente de quaisquer custos de transação que a entidade espera incorrer na alienação final do ativo ou no cumprimento do passivo.
GABARITO: ERRADO
-
CPC 00
6.11 As bases de mensuração do valor atual incluem:
(a) valor justo ;
(b) valor em uso de ativos e valor de cumprimento de passivos ; e
(c) custo corrente .
-
Como o valor em uso e o valor de cumprimento baseiam-se em fluxos de caixa futuros, eles não incluem custos de transação incorridos ao adquirir o ativo ou assumir o passivo.
Entretanto, o valor em uso e o valor de cumprimento incluem o valor presente de quaisquer custos de transação que a entidade espera incorrer na alienação final do ativo ou no cumprimento do passivo.
...Gilmar Possati...
-
Valor em uso e valor em cumprimento:
- Baseados em Fluxo de Caixa
- Aquisição = Não inclui custo de transação
- Alienação = Inclui custo de transação a valor presente.
-
Os valores de caixa ou outros recursos econômicos incluem não somente os valores a serem transferidos à contraparte do passivo, mas também os valores que a entidade espera ser obrigada a transferir a outras partes de modo a permitir que ela cumpra a obrigação.
Também cabe salientar que ao adquirir o ativo ou assumir o passivo, o valor em uso não inclui os custos de transação e na alienação final, inclui os custos de transação.
Então a questão está errada por abordar que o valor em uso e o valor de cumprimento não incluem custos de transação incorridos ao adquirir o ativo ou assumir o passivo.
Gab. errado
Se errei em algum ponto apresentado, corrijam-me.
Desistir não é a opção! ;)
-
Gabarito: errado
VALOR DE USO E DE CUMPRIMENTO
NÃO INCLUI OS CUSTOS DE TRANSAÇÃO INCORRIDOS AO ADQUIRIR
INCLUI O CUSTO DE TRANSAÇÃO QUANDO SE REFERE AO QUE A ENTIDADE ESPERA INCORRER NA APLICAÇÃO FINAL DO ATIVO OU NO DO PASSIVO
CUSTO CORRENTE
ATIVO = INCLUI CUSTOS DE TRANSAÇÃO
PASSIVO = DEDUZ CUSTOS DE TRANSAÇÃO
VALOR JUSTO
NÃO REFLETE O CUSTO DE TRANSAÇÃO
-
o erro está em falar que um ativo não contempla os custos, inclui sim os custos.
-
o valor em uso e o valor de cumprimento incluem o valor presente de quaisquer custos de transação que a entidade espera incorrer na alienação final do ativo ou no cumprimento do passivo.
-
Valor em Uso e Valor em Cumprimento → Aquisição → NÃO incluem custos de transação.
Valor em Uso e Valor em Cumprimento → Alienação → SIM incluem custos de transação.
Bizu salvador: Aqui Não! Ali Sim!
-
Errado.
Segundo o CPC 00 (R2): 6.18 Como o valor em uso e o valor de cumprimento baseiam-se em fluxos de caixa futuros, eles não incluem custos de transação incorridos ao adquirir o ativo ou assumir o passivo.
Entretanto, o valor em uso e o valor de cumprimento incluem o valor presente de quaisquer custos de transação que a entidade espera incorrer na alienação final do ativo ou no cumprimento do passivo.
-
"Como o valor em uso e o valor de cumprimento baseiam-se em fluxos de caixa futuros, eles não incluem custos de transação incorridos ao adquirir o ativo ou assumir o passivo. Entretanto, o valor em uso e o valor de cumprimento incluem o valor presente de quaisquer custos de transação que a entidade espera incorrer na alienação final do ativo ou no cumprimento do passivo." CPC 00 (R2) - 6.18
-
FELIZ PORQUE ACERTEI A QUESTÃO; TRISTE PORQUE ERREI A JUSTIFICATIVA.
-
CUSTOS DA AQUISIÇÃO – NÃO SÃO INCLUÍDOS:
CUSTOS DA ALIENAÇÃO – SÃO INCLUÍDOS:
-
Galera da CORUJA, Aula 08, página 41. POSSATI;
-
Um exemplo pra entender o valor de uso:
Se eu comprar uma máquina em janeiro 2021 no 1000,00 reais, esse valor será o valor histórico da transação, isto é, o valor na data da compra. Os custos de transação são embutidos nesse valor, mas se fosse um passivo, eles seriam deduzidos.
Digamos que essa máquina tenha me gerado ao longo dos meses as seguintes receitas:
Jan- 100 ; Fev- 100; Mar - 50 ; Abril- 150
Digamos que no final de abril daquele ano eu queira alienar (vender) a máquina por um valor de 800,00. O valor em uso é:
valor de venda + transações incorridas+ parcelas de receitas trazidas ao valor presente.
Perceba que no início de janeiro não se faz qualquer custo de transação, mas se faz esses custos quando se vende a máquina. Eu creio que seja porque o custo histórico já consideraria esse custo de transação inicial, de forma que contabilizar esse custo novamente não parece ser prudente.
Então, o valor de uso só considera os custos de transação no ato da alienação e não na aquisição.
-
Errado.
O valor em uso não contempla os gastos de aquisição, mas os gastos futuros e custos de transação são contemplados por ele sim.
-
Valor em uso é o valor presente dos fluxos de caixa, ou outros benefícios econômicos, que a entidade espera obter do uso de ativo e de sua alienação final.
Valor de cumprimento é o valor presente do caixa, ou de outros recursos econômicos, que a entidade espera ser obrigada a transferir para cumprir a obrigação.
Esses valores de caixa ou outros recursos econômicos incluem não somente os valores a serem transferidos à contraparte do passivo, mas também os valores que a entidade espera ser obrigada a transferir a outras partes de modo a permitir que ela cumpra a obrigação.
Segundo o CPC 00 (R2): 6.18 Como o valor em uso e o valor de cumprimento baseiam-se em fluxos de caixa futuros, eles não incluem custos de transação incorridos ao adquirir o ativo ou assumir o passivo. Entretanto, o valor em uso e o valor de cumprimento incluem o valor presente de quaisquer custos de transação que a entidade espera incorrer na alienação final do ativo ou no cumprimento do passivo.
Valor em Uso e Valor de Cumprimento: NÃO INCLUEM CUSTOS DE TRANSAÇÃO = AQUISIÇÃO
INCLUEM CUSTOS DE TRANSAÇÃO= ALIENAÇÃO
gabarito: certo
-
QUESTÃO: O valor em uso de um ativo não contempla os custos de transação que a entidade que detém o controle do referido ativo espera incorrer no futuro, caso venha a negociar esse ativo ao final de sua vida útil.
CPC00
6.18 Como o valor em uso e o valor de cumprimento baseiam-se em fluxos de caixa futuros, eles não incluem custos de transação incorridos ao adquirir o ativo ou assumir o passivo. Entretanto, o valor em uso e o valor de cumprimento incluem o valor presente de quaisquer custos de transação que a entidade espera incorrer na alienação final do ativo ou no cumprimento do passivo.
-
Acertei pq achei meio absurda esta questão kkk
Eu sinceramente, não entendi nada desta questão. Preciso assistir aula sobre esse assunto do jeito que está na questão. Alguém me indica uma aula?
A aula do prof ai do qconcursos não pega logo o assunto. Qconcursos por favor, façam uma aula comentada desta questão ?
Grata!
-
Errado.
Segundo o CPC 00 (R2): 6.18 --> Como o valor em uso e o valor de cumprimento baseiam-se em fluxos de caixa futuros, eles não incluem custos de transação incorridos ao adquirir o ativo ou assumir o passivo.
Entretanto, o valor em uso e o valor de cumprimento incluem o valor presente de quaisquer custos de transação que a entidade espera incorrer na alienação final do ativo ou no cumprimento do passivo.
-
____VALOR EM USO E VALOR DE CUMPRIMENTO
Valor em uso é o valor presente dos fluxos de caixa, ou outros benefícios econômicos, que a entidade espera obter do uso de ativo e de sua alienação final.
Valor de cumprimento é o valor presente do caixa, ou de outros recursos econômicos, que a entidade espera ser obrigada a transferir para cumprir a obrigação.
Esses valores de caixa ou outros recursos econômicos incluem não somente os valores a serem transferidos à contraparte do passivo, mas também os valores que a entidade espera ser obrigada a transferir a outras partes de modo a permitir que ela cumpra a obrigação.
Segundo o CPC 00 (R2): 6.18 Como o valor em uso e o valor de cumprimento baseiam-se em fluxos de caixa futuros, eles não incluem custos de transação incorridos ao adquirir o ativo ou assumir o passivo. Entretanto, o valor em uso e o valor de cumprimento incluem o valor presente de quaisquer custos de transação que a entidade espera incorrer na alienação final do ativo ou no cumprimento do passivo.
Valor em Uso e Valor de Cumprimento: NÃO INCLUEM CUSTOS DE TRANSAÇÃO = AQUISIÇÃO
INCLUEM CUSTOS DE TRANSAÇÃO= ALIENAÇÃO
gabarito: certo
Fonte: comentário do andre oliveira de jesus
o correto seria:
O valor em uso de um ativo contempla os custos de transação que a entidade que detém o controle do referido ativo espera incorrer no futuro, caso venha a negociar esse ativo ao final de sua vida útil.
-
Valor em Uso e Valor em Cumprimento → Aquisição → NÃO incluem custos de transação.
Valor em Uso e Valor em Cumprimento → Alienação → SIM incluem custos de transação.
Bizu salvador: Aqui Não! Ali Sim!
-
Tive dificuldade ate de entender o que a questão queria.
-
Vou tentar traduzir e se eu estiver errada por favor me corrijam:
Se eu "comprar" um ativo ou um passivo, tenho q registrá-lo pelo valor presente (sem incluir os custos de transação).
Se eu "vender" um ativo ou um passivo no futuro, nesse "preço" vou incluir os custos de transação.
-
6.18 Como o valor em uso e o valor de cumprimento baseiam-se em fluxos de caixa futuros, eles não incluem custos de transação incorridos ao adquirir o ativo ou assumir o passivo. Entretanto, o valor em uso e o valor de cumprimento incluem o valor presente de quaisquer custos de transação que a entidade espera incorrer na alienação final do ativo ou no cumprimento do passivo.
Fonte: CPC 00 (R2)
-
Comprei um coxinha por 2 reais pra vender na lanchonete . Vai incluir no valor em uso ? NÃO
VAI incluir o valor que eu conseguir vender ela ( 4 reais ) .venda final .
to errado ?
-
Valor em uso é o valor presente dos fluxos de caixa, ou outros benefícios econômicos, que a entidade espera obter do uso de ativo e de sua alienação final.
Valor de cumprimento é o valor presente do caixa, ou de outros recursos econômicos, que a entidade espera ser obrigada a transferir para cumprir a obrigação.
Esses valores de caixa ou outros recursos econômicos incluem não somente os valores a serem transferidos à contraparte do passivo, mas também os valores que a entidade espera ser obrigada a transferir a outras partes de modo a permitir que ela cumpra a obrigação.
Segundo o CPC 00 (R2): 6.18 Como o valor em uso e o valor de cumprimento baseiam-se em fluxos de caixa futuros, eles não incluem custos de transação incorridos ao adquirir o ativo ou assumir o passivo. Entretanto, o valor em uso e o valor de cumprimento incluem o valor presente de quaisquer custos de transação que a entidade espera incorrer na alienação final do ativo ou no cumprimento do passivo.
Valor em Uso e Valor de Cumprimento: NÃO INCLUEM CUSTOS DE TRANSAÇÃO = AQUISIÇÃO
INCLUEM CUSTOS DE TRANSAÇÃO= ALIENAÇÃO
gabarito: certo
-
Vou tentar ajudar. Se ele vai negociar, então ele vai "alienar", deste modo ele leva sim em conta o custo de negociação.
Literalidade da CPC 00 do item 6.18:
6.18 Como o valor em uso e o valor de cumprimento baseiam-se em fluxos de caixa futuros, eles não incluem custos de transação incorridos ao adquirir o ativo ou assumir o passivo. Entretanto, o valor em uso e o valor de cumprimento incluem o valor presente de quaisquer custos de transação que a entidade espera incorrer na alienação final do ativo ou no cumprimento do passivo.
-
O valor em uso de um ativo contempla os custos de transação que a entidade que detém o controle do referido ativo espera incorrer no futuro, caso venha a negociar esse ativo ao final de sua vida útil.
Gab. Errado!
-
Conforme o CPC 00 (Estrutura Conceitual), item 6.18 o valor em uso não contém os custos de transação incorridos ao adquirir o ativo, entretanto o valor em uso inclui o valor presente dos fluxos de caixa dos custos de transação que a entidade espera incorrer com a alienação do ativo.
Dessa maneira, o gabarito é Errado.
-
Questão sobre conceitos do CPC
00 (R2) – Estrutura Conceitual.
Mensuração
é o processo que consiste em determinar
os montantes monetários por meio dos
quais os elementos (ativos,
passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas) das demonstrações contábeis
devem ser reconhecidos e
apresentados nas demonstrações contábeis. Esse processo envolve a seleção da base específica de mensuração, dentre várias bases possíveis de serem empregadas.
Exemplos de bases de mensuração específicas de
ativos e passivos estabelecidas no CPC 00 (R2): custo histórico, valor justo,
valor em uso, valor de cumprimento, custo corrente, etc. Nesse contexto, o CPC traz
a definição de valor em uso:
"6.17 Valor em uso é o valor presente dos
fluxos de caixa, ou outros benefícios econômicos, que a entidade espera obter
do uso de ativo e de sua alienação final. Valor de cumprimento é o valor
presente do caixa, ou de outros recursos econômicos, que a entidade espera ser obrigada
a transferir para cumprir a obrigação. Esses valores de caixa ou outros
recursos econômicos incluem não somente os valores a serem transferidos à
contraparte do passivo, mas também os valores que a entidade espera ser
obrigada a transferir a outras partes de modo a permitir que ela cumpra a
obrigação."
Atenção! Não
confunda o valor em uso de um ativo (valor
presente de fluxos de caixa) com o valor
justo de um ativo (preço que seria recebido pela venda em uma transação
ordenada).
É muito importante sabermos
essa diferença, pois os custos de
transação, por não serem uma característica do ativo, mas da transação em
si, dependem de como a entidade realiza a transação e, portanto, não devem
afetar a mensuração a valor justo. Entretanto,
eles impactam na mensuração do valor em
uso, a depender se estivermos tratando da aquisição ou alienação,
conforme CPC 00 (R2):
"6.18 Como o valor em uso e o valor de cumprimento
baseiam-se em fluxos de caixa futuros, eles não incluem custos de transação
incorridos ao adquirir o ativo ou assumir o passivo. Entretanto, o valor em
uso e o valor de cumprimento incluem o valor presente de quaisquer custos de
transação que a entidade espera incorrer na alienação final do ativo ou no
cumprimento do passivo."
Dica! Resumindo
tudo que vimos acima, quando tratamos de valor
em uso, teremos 2 possibilidades quanto aos custos de transação:
[1] Na
aquisição => não são incluídos.
[2] Na
alienação => são incluídos.
Feita toda a revisão, já
podemos identificar o ERRO da
assertiva:
O valor em uso de um ativo não contempla os custos de transação
que a entidade que detém o controle do referido ativo espera incorrer no
futuro, caso venha a negociar esse ativo ao final de sua vida útil.
O valor em uso de um ativo contempla os custos de transação que a
entidade que detém o controle do referido ativo espera incorrer no futuro, caso
venha a negociar, ou seja, alienar esse ativo ao final de sua vida útil.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
estou adorando as questões dessa prova
-
O valor em uso de um ativo contempla os custos de transação que a entidade que detém o controle do referido ativo espera incorrer no futuro, caso venha a negociar, ou seja, alienar esse ativo ao final de sua vida útil.
-
"Prova de contabilidade geral comentada pelo Professor Feliphe Araújo, do Gran Cursos
https://www.youtube.com/watch?v=wOscHw_N9hc&t=4s."
-
ERRADO
CUSTOS DE TRANSAÇÃO (valor em uso de um ativo)
Empresa que vende: incluem os custos de transação
Empresa que compra: Não incluem os custos de transação
-
Valor em uso é o valor presente dos fluxos de caixa, ou outros benefícios econômicos, que a entidade espera obter do uso de ativo e de sua alienação final. Valor de cumprimento é o valor presente do caixa, ou de outros recursos econômicos, que a entidade espera ser obrigada a transferir para cumprir a obrigação. Esses valores de caixa ou outros recursos econômicos incluem não somente os valores a serem transferidos à contraparte do passivo, mas também os valores que a entidade espera ser obrigada a transferir a outras partes de modo a permitir que ela cumpra a obrigação.
Segundo o CPC 00 (R2):
6.18 Como o valor em uso e o valor de cumprimento baseiam-se em fluxos de caixa futuros, eles não incluem custos de transação incorridos ao adquirir o ativo ou assumir o passivo. Entretanto, o valor em uso e o valor de cumprimento incluem o valor presente de quaisquer custos de transação que a entidade espera incorrer na alienação final do ativo ou no cumprimento do passivo.
Lembre-se disso!
Com isso, incorreta a assertiva.
-
Valor em uso
7.58 Valor em uso é o valor presente, para a entidade, do potencial de serviços ou da capacidade de
gerar benefícios econômicos remanescentes do ativo, caso este continue a ser utilizado, e do
valor líquido que a entidade receberá pela sua alienação ao final da sua vida útil.
NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, NBC TSP ESTRUTURA
CONCEITUAL, DE 23 DE SETEMBRO DE 2016
-
Olá, colegas concurseiros!
Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:
Link: https://go.hotmart.com/S49055693C
-
Quando tratamos de valor em uso, teremos 2 possibilidades quanto aos custos de transação:
[1] Na aquisição = não são incluídos.
[2] Na alienação =>são incluídos.