SóProvas


ID
5041186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em cada um do item que se segue, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, acerca da execução de auditoria governamental.


Celso, analista de controle externo de determinado tribunal de contas, durante a execução de autoria, realizou, junto a fontes externas, a verificação da fidedignidade das informações obtidas internamente do órgão auditado. Com base nessas informações, é correto afirmar que o procedimento de auditoria utilizado foi o de exame documental.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A questão versou sobre:

    Confirmação Externa ou Circularização – verificação junto a fontes externas ao auditado, da fidedignidade das informações obtidas internamente.

  • Errado

    NAG 4000: 4402.2 – Existem inúmeros procedimentos de auditoria governamental estabelecidos pela técnica e consagrados pela experiência, que são aplicados caso a caso, atendendo às circunstâncias em que são recomendáveis e à especificidade de cada trabalho. Contudo, existem procedimentos básicos e obrigatórios que podem ser usados em qualquer auditoria governamental, utilizando-se qualquer meio, manual ou eletrônico. São eles: 

    4402.2.8 – Confirmação externa ou circularização: é o procedimento praticado visando obter de terceiros, ou de fonte interna independente, informações sobre a legitimidade, regularidade e exatidão do universo ou de amostras representativas, mediante sistema válido e relevante de comprovação, devendo ser aplicado sobre posições representativas de bens, direitos e obrigações do ente auditado.

  • Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre procedimentos de auditoria.

    A técnica de auditoria que busca confirmar junto a fontes externas informações obtidas junto ao órgão auditado é a confirmação externa, também chamada de circularização. 

    Nesta técnica, o auditor obtém alguma informação do auditado (como o montante de uma dívida registrada com um fornecedor no passivo da entidade) e busca confirmá-la junto a terceiros (por exemplo, verificando junto ao fornecedor do órgão se o valor que ele tem a receber é o mesmo valor que o órgão registrou como a pagar).

    Assim, o auditor usou o procedimento de confirmação externa - também chamado de circularização - e não o de exame documental. Portanto, questão errada.

    Vale lembrar que o exame documental ocorre quando o auditor analisa documentos físicos em busca de informações relevantes para sua auditoria, como quando o auditor avalia um contrato administrativo (documento) para verificar se as cláusulas de garantia estão presentes no contrato. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • A confirmação externa, ou circularização, tem o objetivo de confirmar externamente informações alegadas pela entidade auditada. Assim, o objetivo é confirmar, junto a terceiros, se aquilo que a entidade auditada afirma é verídico ou não. 

    Assim, o auditor usou o procedimento de confirmação externa (e não o de exame documental). Portanto, questão errada.

    Vale lembrar que o exame documental (também chamado de inspeção documental) ocorre quando o auditor analisa documentos físicos em busca de informações relevantes para sua auditoria, como quando o auditor avalia um contrato administrativo (documento) para verificar se as cláusulas de garantia estão presentes no contrato.

    Resposta: Errado

  • GAB. ERRADO

    TCU/RJ

    47.9. Confirmação com terceiros (ou circularização) é a técnica utilizada pelo auditor para a obtenção de declaração formal e independente de pessoas não ligadas à entidade ou órgão auditado.

  • Apenas complementando:

    O exame documental consiste na análise de documentos relacionados ao objeto da auditoria em busca de dados ou informações que poderão servir de subsídio ao planejamento da auditoria ou como evidências dos achados. São exemplos de documentos que podem ser analisados: processos de licitação, prestações de contas, documentos avulsos (notas fiscais, cheques), relatórios etc.

  • Circularização