SóProvas


ID
5041189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em cada um do item que se segue, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, acerca da execução de auditoria governamental.


Pedro, auditor público, analisou os memoriais de cálculos de férias realizados por determinada entidade para o pagamento do benefício de um servidor. A partir dessas informações, é correto afirmar que o procedimento de auditoria utilizado nessa situação foi o de conferência de cálculos.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Técnicas de Auditoria Governamental

    Indagação Escrita ou Oral - uso de entrevistas e questionários junto ao pessoal da unidade/entidade auditada, para a obtenção de dados e informações.

    Análise Documental - exame de processos, atos formalizados e documentos avulsos.

    Conferência de Cálculos - revisão das memórias de cálculos ou a confirmação de valores por meio do cotejamento de elementos numéricos correlacionados, de modo a constatar a adequação dos cálculos apresentados.

    Confirmação Externa – verificação junto a fontes externas ao auditado, da fidedignidade das informações obtidas internamente. Uma das técnicas, consiste na circularização das informações com a finalidade de obter confirmações em fonte diversa da origem dos dados.

    Exame dos Registros – verificação dos registros constantes de controles regulamentares, relatórios sistematizados, mapas e demonstrativos formalizados, elaborados de forma manual ou por sistemas informatizados. A técnica pressupõe a verificação desses registros em todas as suas formas.

    Correlação das Informações Obtidas - cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas, no interior da própria organização. Essa técnica procura a consistência mútua entre diferentes amostras de evidência.

    Inspeção Física - exame usado para testar a efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos à segurança de quantidades físicas ou qualidade de bens tangíveis.Aevidência é coletada sobre itens tangíveis.

    Observação das Atividades e Condições – verificação das atividades que exigem a aplicação de testes flagrantes, com a finalidade de revelar erros, problemas ou deficiências que de outra forma seriam de difícil constatação.

    Corte das Operações ou “Cut-Off” - corte interruptivo das operações ou transações para apurar, de forma seccionada, a dinâmica de um procedimento. Representa a “fotografia” do momento-chave de um processo.

    Rastreamento - investigação minuciosa, com exame de documentos, setores, unidades, órgãos e procedimentos interligados, visando dar segurança à opinião do responsável pela execução do trabalho sobre o fato observado.

    Conciliações - Objetiva verificar a compatibilidade entre o saldo das contas sintéticas com aqueles das contas analíticas, ou ainda o confronto dos registros mantidos pela entidade com elementos recebidos de fontes externas.

    Análise de contas contábeis - Objetiva examinar as transações que geraram lançamentos em determinada conta contábil. Essa técnica parte dos lançamentos contábeis para a identificação dos fatos e documentos que o suportam; as contas são selecionadas em função do objetivo geral e da sensibilidade da equipe.

  • Segundo a NBC TA 500, o recálculo consiste na verificação da exatidão matemática de documentos ou registros, podendo ser realizado manual ou eletronicamente. Objetiva a conferência das operações que envolvam cálculos. Ao aplicar a técnica, o auditor deve conferir os cálculos realizados por terceiros (a empresa auditada) e os cálculos próprios, que serão então comparados ao final. Também é denominada conferência de cálculo.

  • Conferência de Cálculos - revisão das memórias de cálculos ou a

    confirmação de valores por meio do cotejamento de elementos

    numéricos correlacionados, de modo a constatar a adequação dos

    cálculos apresentados. Ex.: análise dos cálculos de aposentadoria

    realizados por um órgão para o pagamento do benefício de um

    servidor.

  • Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre procedimentos de auditoria. 

    Na conferência de cálculos, o auditor verifica se os cálculos foram feitos corretamente. Assim, ele analisa as memórias de cálculo e vê se as operações matemáticas no cálculo foram feitas de maneira certa. 

    Quanto mais complexo for o cálculo, maior a necessidade de o auditor realizar essa conferência. 

    Nos caso da questão, ao analisar a memória de cálculo, o auditor aplicou o procedimento de conferência de cálculo.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Na conferência de cálculos, também chamada de recálculo, o auditor verifica se os cálculos foram feitos corretamente. Assim, ele analisa as memórias de cálculo e vê se as operações matemáticas no cálculo foram feitas de maneira certa. 

    Quanto mais complexo for o cálculo, maior a necessidade de o auditor realizar essa conferência. 

    Nos caso da questão, ao analisar a memória de cálculo, de fato, o auditor aplicou o procedimento de conferência de cálculo.

    Resposta: Certo

  • GAB. CEERTO

    TCU/RJ

    47.11.Conferência de somas e cálculos é a técnica utilizada pelo auditor com o objetivo de verificar a exatidão dos valores presentes nos diversos documentos examinados, tais como nas demonstrações financeiras, fichas de controle de estoque, planilhas de medições, folhas de pagamento e outros elementos, conforme o assunto objeto dos exames.

  • A questão não diz que ele RECALCULOU. Analisar cálculos é MT diferente de RECALCULAR. VSF

  • Observaçao:

    A expressao "conferência de cálculos" nao consta na NBC TA 500, nem nas normas do TCU, tampouco em outras nacionais de auditoria governamental. Consta apenas no Manual de auditoria do TCE-RJ e assemelha-se ao procedimento de recálculo nas normas supracitadas.

    "47.11.Conferência de somas e cálculos é a técnica utilizada pelo auditor com o objetivo de verificar a exatidão dos valores presentes nos diversos documentos examinados, tais como (...) folhas de pagamento...". - Manual de Auditoria Governamental do TCE-RJ