-
A técnica de recuperação de falhas com base em paginação sombra constrói um catálogo com um número n de entradas, onde a i-ésima entrada aponta para a i-ésima página do banco de dados em disco.
-
é nessa hora que os PF vibram
-
"A paginação shadow (sombra) é um esquema de recuperação utilizado em banco de dados que possibilita manter as informações originais alteradas por uma transação que foi cancelada. Esse esquema de recuperação é caracterizado por copiar o catálogo corrente, cujas entradas apontam para as páginas em disco mais recentes, para o catálogo shadow no início da transação."
-
Comentário de um colega em uma outra questão sobre o tema:
"Paginação de Sombra:
BD é constituído de páginas;
Uma tabela de página com N entradas, onde a entrada da tabela de página i aponta para a página i do BD no disco;
A tabela de página fica na memória principal;
Princípio de funcionamento:
1. Quando uma Ti inicio execução, a TabPagCorrente é copiada para TabPagSombra (salva em disco);
2. Durante a execução, a TabPagSombra não muda;
3. Quando um write ocorre numa página, uma nova cópia da página modificada é criada e é apontada pela TabPagCorrente;
4. Para recuperar de uma falha, basta liberar as páginas modificadas e descartar a TabPagCorrente (a TabPagSombra disponibilizará o estado anterior à falha)
5. Confirmar uma Ti => Descartar a TabPagSombra
Vantagens:
UNDO não é necessário
REDO não é necessário
Desvantagens:
Mudança de locações páginas no disco => complexo gerenciador de armazenamento;
Overhead de copiar a tabela de página de sombra para disco quando Ti confirma é maior se Tab_Pagina é grande.
Fonte: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~baptista/cursos/BDadosI/Unidade6c.doc"
-
mais uma do protocolo NNV nunca nem vi kkkkkkkkkk
-
A paginação shadow (sombra) é um esquema de recuperação utilizado em banco de dados que possibilita manter as informações originais alteradas por uma transação que foi cancelada. Esse esquema de recuperação é caracterizado por copiar o catálogo corrente, cujas entradas apontam para as páginas em disco mais recentes, para o catálogo shadow no início da transação.
fonte: questão Q71424
-
Gabarito: ERRADO
-
Trata-se de uma questão sobre sistemas em alta disponibilidade.
O comando da questão afirma que a paginação em sombra consiste em fazer uma cópia das operações realizadas no banco em outro esquema igual no banco corrente.
A paginação em sombra (que considera que o BD é composto por um número de páginas de tamanho fixo para o processo de recuperação), quando a transação de inicia, o catálogo corrente cujas entradas apontam para as mais recentes páginas são copiadas para o shadow enquanto o catálogo corrente é usado pela transação.
O erro da questão é falar que os esquemas são iguais, visto que isso ocorre só no inicio, quando a transação começa, ambas são idênticas, mas nenhuma alteração é feita no shadow, dessa forma se for necessária a recuperação basta recuperar o shadow sem a necessidade de Undo ou Redo das operações.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Esquemas pertencem à camada lógica do BD.
A paginação em sombra usa estruturas de memória duplicadas, atuando portanto na camada física do BD.
E ao contrário do que o nome parece sugerir, a página sombra não é uma área experimental de execução de transações, e sim um backup do estado anterior do banco. Primeiro o BD atualiza a página atual de memória, depois atualiza a página sombra. Se houve problema com a transação, o rollback é efetuado copiando a página sombra para a página atual.