SóProvas



Questões de Recuperação de falhas


ID
61228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O armazenamento e a recuperação de grandes quantidades de dados é um trabalho importante e muito explorado em um sistema
gerenciador de banco de dados (SGBD). Com relação aos conceitos que envolvem esse sistema, julgue os itens que se seguem.

O protocolo de falha do coordenador é executado em um sistema de banco de dados distribuídos quando um nó participante do sistema, por alguma razão, não recebe uma resposta do coordenador do sistema por determinado período de tempo.

Alternativas
Comentários
  • Quando um site participante, por alguma razão, não recebe uma resposta docoordenador, ele executa o protocolo de falha do coordenador. Esse protocolo escolhe um novo coordenador. Quando o antigo coordenador voltar a funcionar, ele desempenhará, então, o papel de um site participante. Ele não atuará mais como coordenador; pelo contrário, ele precisará executar a ação determinada pelo novo coordenador.Fonte: http://www2.dc.uel.br/nourau/document/?down=462

ID
61231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O armazenamento e a recuperação de grandes quantidades de dados é um trabalho importante e muito explorado em um sistema
gerenciador de banco de dados (SGBD). Com relação aos conceitos que envolvem esse sistema, julgue os itens que se seguem.

Um dos problemas inerentes a uma arquitetura distribuída de banco de dados é o problema de tolerância a falhas, causado pelo fato de os dados estarem distribuídos entre os nós pertencentes ao banco distribuído. Entretanto, esse problema é resolvido mantendo-se uma cópia de cada dado pertencente ao banco em um único nó, conhecido como coordenador.

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura de banco de dados distribuída ou Banco de dados distribuídos. Se há vários nós participantes, não é razoável nem prudente manter todas as informações de backup em um único local. opção errada.
  • Como banco de dados distribuídos possuem seus dados fragmentados em vários nós, não teria sentido de manter um cópia em um único nó.

    Quanto ao conceito de coordenador, é definido como sendo um nó designado (entre os nós participantes) que será responsável por sincronizar as transações entre seus participantes, garantido ATOMICIDADE dos dados.

    A autonomia local de cada nó participante de um sistema distribuído deve ser independente dos outros nós. Cada nó deve prover mecanismos de segurança, bloqueio, acesso, integridade e recuperação após uma falha. Um sistema de banco de dados distribuído não deve possuir um nó central, para que não venha ocorrer uma dependência, isso porque depender de um nó central também significa que o sistema possui um único ponto de falha, afetando todos os outros nós.

    Portanto, o nó coordenador não trabalha sozinho, e sim em conjunto com o seus nós participantes e não mantém nenhuma cópia de dados nele.

ID
121690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Aqua Data Studio, suíte de ferramentas de administração de banco
de dados para Oracle, consiste de oito diferentes ferramentas, que,
segundo o fabricante, gerenciam todos os aspectos de um banco de
dados Oracle. Considerando os conceitos pertinentes a esse banco
de dados e o seu uso em ferramentas de front-end, julgue os itens
de 106 a 115.

A restauração de um banco de dados, após uma falha no servidor, deve ser realizada por meio de gerenciamento de rollback.

Alternativas
Comentários
  • O ROLLBACK só recupera dados dentro de uma mesma transação, caso ainda não tenha sido executado um COMMIT.
  • Deve ser realizada pelo processo SMON (System Monitor)

    Em http://download.oracle.com/docs/cd/B19306_01/server.102/b14220/process.htm#i24682, diz:

    The system monitor process (SMON) performs recovery, if necessary, at instance startup. SMON is also responsible for cleaning up temporary segments that are no longer in use and for coalescing contiguous free extents within dictionary managed tablespaces. If any terminated transactions were skipped during instance recovery because of file-read or offline errors, SMON recovers them when the tablespace or file is brought back online. SMON checks regularly to see whether it is needed. Other processes can call SMON if they detect a need for it.


ID
159031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de arquiteturas de aplicações cliente-servidor e para
a Internet, julgue os próximos itens.

Para recuperar-se de falhas que afetam transações, um SGBD pode manter um log, de modo a controlar as operações da transação que afetem valores dos itens do banco de dados. Quando de uma falha, o SGBD deve buscar, no log, as transações T com registro [start_transaction,T], mas que não tenham o registro [commit,T]. Essas transações serão revertidas (rollback), de modo a possibilitar que seus efeitos sejam desfeitos no banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • Sem pegadinhas - Definição Perfeita.
  • Segundo Silberschatz essa técnica é a modificação imediata no banco de dados, que permite que as modificações sejam enviadas ao BD enquanto a transação ainda está no seu estado ativo. Na ocorrência  de uma falha, o sistema precisa usar o campo 'valor antigo' dos registros de log para restaurar os itens de dados (rollback) moficidados para o valor que tinham antes do início da transação; tarefa feita pela operação undo.


    Portanto, questão correta.


    Bons estudos.


    Referência:
    Sistema de Banco de Dados / A. Silberschatz, H. Korth, S. Susarshan. Elsevier, 2006.
  • Para complementar o conceito de recuperação.

    Se após a falha o SGBD localizar registro de Star e Commit, a transação será refeita(redo).

    fonte: Sistemas de Banco de Dados - Silberschatz, Korth e Sudarshan.

    Bons estudos.
  • Complemento nas palavras de Navathe

    Segundo Navathe(2011,p.507),"Se houver uma falha no sistema, podemos pesquisar de volta no log para todas as transações T que gravaram um registro [start_transaction, T] no log, mas ainda não gravaram seu registro [commit, T]. Essas transações podem ter de ser descartadas(rollback) para desfazer seu efeito sobre o banco de dados durante o processo de recuperação."

    Bibliografia:

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS- 6 EDIÇÃO 2011- NAVATHE

  • Certinho.

    Todas as alterações em uma transação ativa são gravados no log de UNDO (arquivo em memória estável), pois em caso de falha a transação poderá ser desfeita (desfeita pois ainda não foi dado COMMIT). Quando a transação for dado COMMIT, as alterações desta transação serão transferidos para uma outra área, também em memória estável (disco), chamado REDO. Nesta área, se houver alguma falha no banco, a transação poderá ser refeita.


ID
161824
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em sistemas de bancos de dados

Alternativas
Comentários
  • b) dentre as propriedades ACID, a Atomicidade durabilidade especifica que os efeitos de uma transação confirmada não podem ser desfeitos. 

    c) dentre as propriedades ACID, a Consistência Atomicidade especifica que uma transação deve ser executada integralmente ou inteiramente desfeita. 

    d) a execução de uma transação Não pode ser afetada pelas demais transações executadas concorrentemente, desde que atenda à propriedade ACID de Isolamento. 

    e) distribuídos as transações não necessitam ser projetadas com vistas ao atendimento das propriedades ACID.



  • TRANSAÇÃO É um conjunto de procedimentos que é executado num banco de dados, que para o usuário é visto como uma única ação.

    A integridade de uma transação depende de 4 propriedades, conhecidas como ACID.

    Atomicidade - Todas as ações que compõem a unidade de trabalho da transação devem ser concluídas com sucesso, para que seja efetivada. Se durante a transação qualquer ação que constitui unidade de trabalho falhar, a transação inteira deve ser desfeita (rollback). Quando todas as ações são efetuadas com sucesso, a transação pode ser efetivada e persistida em banco (commit).
    Consistência - Todas as regras e restrições definidas no banco de dados devem ser obedecidas. Relacionamentos por chaves estrangeiras, checagem de valores para campos restritos ou únicos devem ser obedecidos para que uma transação possa ser completada com sucesso.
    Isolamento - Cada transação funciona completamente à parte de outras estações. Todas as operações são parte de uma transação única. O principio é que nenhuma outra transação, operando no mesmo sistema, possa interferir no funcionamento da transação corrente(é um mecanismo de controle). Outras transações não podem visualizar os resultados parciais das operações de uma transação em andamento (ainda em respeito à propriedade da atomicidade).
    Durabilidade - Significa que os resultados de uma transação são permanentes e podem ser desfeitos somente por uma transação subseqüente.Por exemplo: todos os dados e status relativos a uma transação devem ser armazenados num repositório permanente, não sendo passíveis de falha por uma falha de hardware.

ID
162889
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A técnica de recuperação de falhas com base em paginação sombra

Alternativas
Comentários
  • Paginação de Sombra

    BD é constituído de páginas;
    Uma tabela de página com N entradas, onde a entrada da tabela de página i aponta para a página i do BD no disco;
    A tabela de página fica na memória principal;

    Princípio de funcionamento:

    1. Quando uma Ti inicio execução, a TabPagCorrente é copiada para TabPagSombra (salva em disco);

    2. Durante a execução, a TabPagSombra não muda;

    3. Quando um write ocorre numa página, uma nova cópia da página modificada é criada e é apontada pela TabPagCorrente;

    4. Para recuperar de uma falha, basta liberar as páginas modificadas e descartar a TabPagCorrente (a TabPagSombra disponibilizará o estado anterior à falha)

    5. Confirmar uma Ti => Descartar a TabPagSombra

    Vantagens/Desvantagens
    Vantagens:

    UNDO não é necessário
    REDO não é necessário

    Desvantagens:
    Mudança de locações páginas no disco => complexo gerenciador de armazenamento;
    Overhead de copiar a tabela de página de sombra para disco quando Ti confirma é maior se Tab_Pagina é grande.

    Fonte: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~baptista/cursos/BDadosI/Unidade6c.doc
  • Complemento nas palavras de Navathe

    Segundo Navathe(2011,p.552),23.4 Paginação Sombra,"

    Na paginação sombra [...] um diretório com n entradas¹ é construído, no qual a i-ésima entrada aponta para a i-ésima página de banco de dados no disco.

    ¹ O diretório é semelhante à tabela de página mantida pelo sistema operacional para cada processo. "

    Bibliografia:

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS- NAVATHE-6 EDIÇÃO 2011



ID
195469
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca das tecnologias de alta disponibilidade para SGBDs, julgue
os itens subsequentes.

Entre os principais pontos de falha associados a um SGBD, estão o servidor, que compreende a engine, seu software e seu hardware; o suporte físico dos dados, que compreende os meios de armazenamento juntamente com suas interfaces de hardware e software; e os enlaces de acesso, que incluem o meio físico, as interfaces e os ativos de rede.

Alternativas
Comentários
  • ai eu te pergunto. ativos de rede são pontos de falha associados a um SGBD?

  • Sim, ativos de rede também constituem pontos de falha associados a um SGBD ainda que de forma indireta.

    Segue um trecho do autor Navathe para demonstrarmos isso com um exemplo de relacionamento entre SGBD e redes de computadores.

    Segundo Navathe(2011,p.29),"[...] alguns SGBDs estão fisicamente distribuídos em várias máquinas. Nesse caso, redes de comunicações são necessárias para conectar as máquinas. Estas, com frequência, são redes locais(LANs-Local Area Networks), mas também podem ser outros tipos de redes."

    **Portanto, se considerarmos que um enlace entre SGBDs fisicamente distribuídos possa falhar por algum motivo(Ex: cabo de interconexão cortado.), então as redes de computadores(com todos os seus ativos. Ex: cabos,switches,router) PODE CONSTITUIR SIM UM PONTO FRACO QUE PODE INTERROMPER O FUNCIONAMENTO DA COMUNICAÇÃO COM O SGBD.

    Bibliografia:

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-NAVATHE-6 EDIÇÃO 2011


ID
211063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em relação aos aspectos de tolerância à falha, julgue os itens
subsequentes.

Considerando os tipos de falhas em um SGBD, a perda de informação é a mais difícil de ser tratada. No caso de falha de transação, pode ocorrer erro lógico como, por exemplo, deadlock, e erro de sistema, como overflow ou limite de recurso excedido.

Alternativas
Comentários
  • O tipo de falha mais difícil de ser tratada é a Falha de Disco, pois se o disco onde a base de dados está armazenada se tornar inutilizável, o BD terá que ser todo reconstruído.  Já uma Falha de Transação é simplesmente recupera apenas utilizando o rollback, por exemplo.
  • O erro é que a questão inverteu os tipos de erro.
    • Erro lógico: transação interrompida devido a uma entrada inválida, dado inexistente, overflow, etc.
    • Erro de sistema: transação é abortada ao atingir um estado inadequado (ex.: deadlock)

    Fonte: http://amigonerd.net/exatas/informatica/controle-de-transacoes
  • Falha de transação 

    SGBD entra em ação;

    

    Erro lógico: a transação não pode mais continuar devido a alguma condição adversa interna;

    

    Erro do sistema: uma transação não pode mais continuar porque o sistema entrou num estado inadequado.

  • Segundo Tanenbaum, deadlock pode ser definido como: “Um conjunto de processos estará em situação de deadlock se todo processo pertencente ao conjunto estiver esperando por um evento que somente um outro processo desse mesmo conjunto poderá fazer acontecer”.

    Exemplo: dois processos querem gravar em CD um documento obtido pelo scanner. O processo A está usando o scanner, enquanto o processo B, que é programado diferentemente, está usando o gravador de CD. Então, o processo A pede para usar o gravador de CD, mas a solicitação é negada até que o processo B o libere. Porém, ao invés de liberar o gravador de CD, o processo B pede para usar o scanner. Nesse momento, ambos os processos ficam bloqueados e assim ficarão para sempre. Essa situação é denominada deadlock.


ID
214279
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A paginação shadow (sombra) é um esquema de recuperação utilizado em banco de dados que possibilita manter as informações originais alteradas por uma transação que foi cancelada. Esse esquema de recuperação é caracterizado por

Alternativas
Comentários
  • Paginação Shadow: usada em banco de dados. O banco é dividido em blocos. Existem 2 tabela de página apontando pra cada bloco: páginas atuais e shadow. A shadow não muda. A atual muda seus ponteiros a cada nova escrita. Na hora ho commit tabela atual é copiada para shadow.

     

    * a) considerar que o banco de dados é composto de páginas ou blocos de disco de tamanho variável.

    ERRADO. Bloco de tamanho fixo.

    * b) necessitar do log (histórico) do SGBD se utilizado em ambiente monousuário.

    ERRADO. Não necessita de log

    * c) copiar o catálogo corrente, cujas entradas apontam para as páginas em disco mais recentes, para o catálogo shadow no início da transação.

    CORRETO. É exatamente o que ocorre no início da trasação e que garantirá recuperação dos dados.

    * d) modificar o catálogo shadow, durante a execução da transação, para apontar para os blocos de disco contendo os dados alterados e incluídos.

    ERRADO. Durante a transação o shadow não pode ser alterado

    * e) executar operações do tipo UNDO no cancelamento da transação.
     

    No cancelamento da transação a tabela shadow é copiada para tabela atual. Não existe operação UNDO. É cópia.

     

  • Complemento nas palavras de Navathe

    Segundo Navathe(2011,p.552),23.4 Paginação Sombra,"

    A)A paginação de sombra considera o banco de dados composto de uma série de páginas de disco(ou blocos de disco) de tamanho fixo-digamos,n- para fins de recuperação.

    B)A paginação sombra [...] não exige o uso de um log em um ambiente monousuário. Em um ambiente multiusuário, um log pode ser necessário para o método de controle de concorrência

    C) Quando uma transação começa a ser executada, o diretório atual- cujas entradas apontam para as páginas de banco de dados mais recentes no disco- é copiado para um diretório sombra.

    D) Durante a execução da transação, o diretório de sombra nunca é modificado.

    E) Como a recuperação não envolve desfazer nem refazer itens de dados, essa técnica pode ser categorizada como uma técnica NO-UNDO/NO-REDO para recuperação."

    Bibliografia:

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS- NAVATHE-6 EDIÇÃO 2011



ID
236293
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Tratando-se do algoritmo ARIES, quando o gerenciador de recuperação é invocado após uma falha, o reinício se procede em fases. A identificação das páginas sujas no buffer pool e das transações ativas no momento da falha pertence à fase de

Alternativas
Comentários
  • Análise: identifica páginas “sujas” (atualizadas) no buffer e o conjunto de transações ativas no momento da falha. O ponto do log onde a operação de redo vai iniciar é determinado.

    Redo: operações redo necessárias são executadas

    Undo: log é percorrido de trás para frente e operações de transações ativas no momento da falha são desfeitas na ordem reversa.

    Fonte: http://www.ic.unicamp.br/~tripodi/mc526/slides/aula16.pdf
  • LETRA D

    Segundo Navathe (2011,p.553),"O procedimento de recuperação Aries consiste em três etapas principais: análise,REDO e UNDO. A etapa de análise identifica as páginas sujas (atualizadas) no buffer e o conjunto de transações ativas no momento da falha."


    Fonte:
    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS- NAVATHE-6 EDIÇÃO

ID
236296
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

As fases de operação do algoritmo ARIES são em número de

Alternativas
Comentários
  • O algoritmo de recuperação ARIES consiste em três etapas:

    Análise: identifica páginas “sujas” (atualizadas) no buffer e o conjunto de transações ativas no momento da falha. O ponto do log onde a operação de redo vai iniciar é determinado.

    Redo: operações redo necessárias são executadas

    Undo: log é percorrido de trás para frente e operações de transações ativas no momento da falha são desfeitas na ordem reversa.

    Fonte: http://www.ic.unicamp.br/~tripodi/mc526/slides/aula16.pdf
  • Nossa, deve ter batido uma preguiça enorme em quem elaborou essa questão, fala sério. Nem prova de 5ª série tem construção tão pobre.


ID
236299
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O sistema ARIES é considerado um adequado mecanismo de recuperação de BD, pois

I. fornece alto grau de paralelismo.

II. usa a abordagem não-tomar-memória e forçar escrita.

III. reduz a sobrecarga na operação de registro no histórico-de-ocorrências.

IV. minimiza o tempo de recuperação.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • na páina 13 desse material está abordado o assunto ARIES de forma direta

    http://www.ic.unicamp.br/~geovane/mo410-091/Ch18-Recup-art.pdf


  • Questão baseada nessa dissertação de mestrado: http://www.cipedya.com/web/FileDownload.aspx?IDFile=155825
  • Fcc mais uma vez se superando ... essa questão ai vai além do mais além ... lembrem-se de ler todas as teses de mestrado publicadas nos ultimos 10 anos em todas as unidades da federação...  

    brincadeira.....
  • Sobre o erro da II.

    Segundo Navathe(2011,p.553),"O ARIES possui uma técnica steal/ no-force para gravação, [...]"

    Bibliografia:

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-6 EDIÇÃO 2011- NAVATHE

  • O ARIES é um algoritmo de recuperação que é projetado para trabalhar com uma abordagem de “roubar” e “não forçar”.


    Está baseado em três conceitos:


    1.Registro adiantado em log

    2.Repetição de histórico durante o refazer

    3.Mudanças do log durante o desfazer


    Fonte Provas de TI

  • Tem um tópico específico para o ARIES no livro do Silberschatz, Sistema de Banco de Dados, 6.ed., página 471.


ID
339115
Banca
COSEAC
Órgão
DATAPREV
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Detectar as falhas e recuperar o banco de dados, garantindo seu retorno a seu último estado consistente, é responsabilidade do:

Alternativas

ID
361987
Banca
FUNRIO
Órgão
FURP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Na recuperação de falhas, o Oracle pode fazer uso de uma técnica que consiste na manutenção de diversos conjuntos de arquivos. Esses arquivos são constituídos de cópias de registros on-line fisicamente localizados em discos separados, sendo que as alterações feitas em um membro do grupo são repetidas em todos os outros membros. O nome dado a estes arquivos é

Alternativas
Comentários
  • O Oracle fornece o mirroring de software (espelhamento) também chamando de multiplexing para o arquivo de controle, por meio do qual várias cópias do arquivo de controle podem ser especificadas. Essas cópias são todas gravadas simultaneamente pela instância do Oracle e, no caso de perda de uma cópia, as outras cópias ainda estarão disponíveis.


    Leia mais: http://eduardolegatti.blogspot.com/2008/01/importncia-de-multiplexar-os-arquivos.html#ixzz4nOa4bkCK
    Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial


ID
458935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com base nos conceitos de backup e restore de banco de dados,
julgue os itens a seguir.

Em uma falha do sistema, o sistema de recuperação deve determinar que transações estavam ativas no momento da falha. Também devem ser identificadas as transações que tinham passado por um commit mas que não estavam ativas. Estas últimas transações devem ser desfeitas e refeitas enquanto que as transações que estavam ativas devem ser somente refeitas.

Alternativas
Comentários
  • As transações que após o Checkpoint tiverem seus commits antes da falha do sistema serão colocadas na lista de REDO. As que não foram concluídas serão incluídas na lista do UNDO.


ID
459088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com base nos conceitos de uso de métricas de desempenho e a
gerência de falhas em bancos de dados, analise os itens a seguir.

Os DBAs podem fazer tunning de um banco de dados em três níveis. O nível mais baixo é o de hardware, em que ações tais como avaliação de sistema de discos e ajustes na memória e no processador são procedentes.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA 

    O objetivo principal do trabalho de tuning é minimizar o tempo de resposta e recuperação dos dados das aplicações. Em um Banco de Dados, os 3 tipos de atividades de tuning que podem ser realizadas, são: 


             1- Planejamento de performance:

                   Definição e configuração do ambiente em que o BD será instalado, considerando-se os seguintes itens: HardwareSoftwareSistema Operacional e Infraestrutura de rede.


             2- Tuning de instância e BD:

                   Ajuste de parâmetros e configurações do BD (atividades que fazem parte do trabalho de um DBA).  

             3- SQL Tuning:
                    Otimização de instruções SQL.



ID
677386
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O componente do banco de dados que garante que o banco de dados permanecerá em estado consistente (correto), a despeito de falhas no sistema, e que transações concorrentes serão executadas sem conflitos em seus procedimentos é conhecido como:

Alternativas

ID
702940
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. No ______________, escrevemos uma expressão _____________ para expressar um requisito de recuperação, portanto não será feita nenhuma descrição de como uma consulta se desenvolve. Uma ________________ especifica o que será recuperado, em vez de como recuperá-lo.

Alternativas
Comentários
  • O  Cálculo  Relacional  (CR)  é  uma  linguagem  de  consulta  formal  onde,  por  meio  de  uma  expressão declarativa, pode-se especificar uma solicitação de recuperação. Não há nenhuma restrição na forma de avaliar uma solicitação.    Uma  expressão  de  cálculo  permite  a  descrição  da  consulta  desejada  sem  especificar  os procedimentos para obtenção dessas informações, ou seja, é não-procedural. Contudo, deve ser capaz de descrever formalmente a informação desejada, com exatidão.

    Fonte:http://pt.scribd.com/doc/51987004/56/Calculo-Relacional
  • O gabarito é letra D), mesmo com esse texto formado!

ID
704248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de administração de banco de dados relacionais;
administração de usuários e perfis de acesso; controle de proteção,
integridade e concorrência; restauração de dados; tolerância a falhas
e continuidade de operação e otimização de desempenho, julgue os
itens de 85 a 87.

A garantia de consistência do banco de dados, na ocorrência de uma queda de sistema enquanto uma transação T, para transferência de 50 dólares de uma conta A para uma conta B, estiver sendo executada, após o débito em A e antes do crédito em B, que resulte em perda dos conteúdos de memória, requer a manutenção das informações de modificações em um sistema de armazenamento estável.

Alternativas
Comentários
  • ..."requer a manutenção das informações de modificações em um sistema de armazenamento estável." está falando dos logs de modificações, que servem entre outras funções para recuperar um bd em caso de falhas.
    Abraços, vamo que vamo.
  • So lembrando q os logs sao quase indestrutiveis, sempre podendo ser recuperado(apenas em casos de desastres fatais, ou disco corrompido, eles nao podem mais ser recuperados, porem, nesses casos, se nao houver plano B, como espelhamento ou backup, nem mesmo a base poderia ser recuperada, quando mais a consistencia!).
    Outro detalhe: ao contrario do q se poderia supor, o log nao eh gravado depois do commit, mas imediatamente antes da transacao ser confirmada(se fosse gravado depois da confirmacao, se houvesse uma queda de energia, o log poderia nao ser gravado e um possivel rollback tbm nao seria possivel. Entao, o log precisa ser gravado no intervalo entre o final das operacoes de uma transacao e seu commit.
  • Todas as alterações em uma transação ativa são gravados no log de UNDO (arquivo em memória estável), pois caso aconteça o que a questão citou (falha na memória), a transação será desfeita (desfeita pois ainda não foi dado COMMIT). Quando a transação for dado COMMIT, as alterações desta transação serão transferidos para uma outra área, também em memória estável (disco), chamado REDO. Nesta área, se houver alguma falha no banco, a transação poderá ser refeita.
  • A questão está correta (inclusive gabarito). O que está errado é o assunto: estamos tratando de recuperação e controle de transação.
  • A questão é boa, mas pra mim incompleta, e realmente não dá pra entender que tipo de conhecimento o avaliador quer testar.

    Pra ficar legal, teria que especificar que tipo de abordagem de recuperação está sendo utilizada. No caso ESPECÍFICO do problema, a técnica de recuperação baseada em Atualização Adiada (mesmo sem log, ou qualquer "sistema de armazenamento estável") garantiria o banco de dados consistente(lembrando que esta técnica só utiliza o Log para REDO em falhas durante a gravação física após o ponto de efetivação(Navathe 4ed. p443), o que não ocorre no caso). Visto que o débito da conta origem (A) não seria gravado no físico e após o restart a operação de débito seria descartada, e como a atualização do saldo de A só seria permanente após a transação alcançar o ponto de efetivação(o que não ocorreu no exemplo), naturalmente o saldo de A retornaria igual ao início da operação e o de B nem se fala, pois, nenhuma operação alterou seu valor.

    Resumindo, apenas o descarte do Buffer seria suficiente para manter o BD consistente, neste problema(ou qualquer outra similar), então, NÂO requer o tal "sistema de armazenamento ...etc... etc...."

    Na minha opinião claro. Gabarito Errado

  • Coloquei errado pois interpretei que "requer a manutenção das informações de modificações em um sistema de armazenamento estável." se referia a um ambiente estável, ou seja, em que seja raro quedas de sistemas. Mas ao que parece o tal do "sistema de armazenamento estável" se refere à volatilidade dos dados, ou seja, um disco rígido (onde ficaria o log), e não um buffer.


ID
769483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Caso seja verificada falha na integridade de um banco de dados, deve-se dispensar tratamento específico ao conjunto de atividades previstas no plano de manutenção.

Alternativas
Comentários
  • é necessário fazer exatamente o oposto, garantir o tratamento das atividades previstas no plano de manutenção quando se verificar a falta de integridade no banco de dados.
  • Errei por ler rápido. Troquei dispensar por despender. Não façam como eu.

  • Interpretei "dispensar" no sentido de "conceder, conferir", muito usado nas aulas de Direito, acho que acostumei... Segundo dicionário do google, existe essa possibilidade, quando é bitransitivo: 

    dispensar (verbo)

    5. bitransitivo

    conceder, conferir.

    "d. atenção aos amigos"


ID
769531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O uso de backups diferenciais em conjunto com backups de log de transação reduz o tempo de restauração do banco de dados em caso de falha, comparando-se a situações em que os backups diferenciais não tenham sido criados.

Alternativas
Comentários
  • Backups diferencias tendem a diminuir o tempo de resutauração, em contra partida possuem um tamanho maior, ao contrário do bakcup incremental.

    Bakcup incremental: Ocupa menos espaço em disco, mas em contrapartida, sua resutauração é mais demorada.

    Backup diário: realiza o backup dos arquivos que foram alterados no dia.

    Backup normal (Global ou Total): realiza o backup de todos os arquivos.

    Backup cópia: igual ao backup normal, porém quando existe marcação da tag de backup por arquivo, este não desmarca.
  • Questionável esta questão (para não dizer ERRADA mesmo).
    Em uma restauração baseada em backups diferenciais, deve-se: a) Restaurar o último backup full b) Restaurar o último backup diferencial c) Restaurar TODOS os backup's de log feitos Depois do último backup diferencial.     Se a restauração for baseado em backups FULL (quando não se usa backup's diferenciais) , basta: a) Restaurar o último backup full b) restaurar TODOS os backups de log feitos após o último backup full.   Ou seja, a primeira opção NÃO REDUZ o tempo de restauração, pelo contrário, aumenta, pois sempre teremos que restaurar um backup a mais (o backup diferencial)
  • O uso de backups diferenciais em conjunto com backups de log de transação reduz o tempo de restauração do banco de dados em caso de falha, comparando-se a situações em que os backups diferenciais não tenham sido criados.

    Lendo em alguns sites vi que existem 3 tipos de backups mais utilizados nos Bancos de Dados: Backup Full, Backup Diferencial e Backup de Log de transações, este podendo ser utilizado em conjunto com os outros dois primeiros.

    "...o maior propósito de um backup diferencial é reduzir o numero de transactions log’s backups que precisam ser restaurados em um processo de restore..." [1]

    "...Caso seja feito um backup com as opções “default”(full) conforme abaixo, o tamanho do backup full será igual ao tamanho das páginas utilizadas dentro do espaço reservado para este banco, somado ao tamanho do log das transações que estavam ativas durante a execução do backup, que pode durar desde minutos até horas, para garantir a consistência dos dados armazenados, o arquivo de backup full contém esta porção do log de transações...'' [2]

    Logo se for utilizado apenas um Backup Full a quantidade de transactions log´s a ser recuperada será maior que no caso em que foi utilizado o backup diferencial, e pelo visto esses transactions log´s é o fator que pesa na hora de restaurar.
    Sendo assim, é mais rápido um restore de bkp diff + alguns logs transactions do que bkp full + logs transactions.
    OBS1 - Não encontrei nada que mencionasse explicitamente a existência de Backups incrementais...
    OBS2 - Eu pensaria nisso na hora da prova?? Nunca, nem sabia que funcionava assim.
    OBS3 - Eu acertarei da próxima vez? Agora sim !
    Links:
    [1] - http://marcosfreccia.wordpress.com/tag/backup/
    [2] - http://edvaldocastro.com/2012/02/11/bkps-full-diff-log/
  • certo

    Situações em que os backups diferenciais não tenham sido criados, são duas:

    1. Backup Full - Restore mais rápido mais rápido que o diferencial.

    2. Backup Incremental - Restore mais lento que o diferencial

  • A análise é a seguinte:

    I) A afirmativa diz: "O uso de backups diferenciais em conjunto com backups de log de transação reduz o tempo de restauração do banco de dados em caso de falha, comparando-se a situações em que os backups diferenciais não tenham sido criados."

    Quais as situações em que os backups diferenciais não tenham sido criados? É a situação em que apenas a "Política de becape Normal" tenha sido usado.

    II) Qual política de becape possui maior velocidade de restauração? É a "Política de becape Normal,Total ou Completa" pois não precisamos procurar o arquivo em diversos DISCOS. Apenas em 1. Então se a velocidade de restauração da Política Normal é maior, seu tempo é menor que a Política Diferencial. Então o tempo de restauração da Política Diferencial é maior que a Normal.

    III) A questão diz que "O uso de backups diferenciais em conjunto com backups de log de transação reduz o tempo de restauração" que é o oposto que o item II desta análise diz. Logo a questão está..... HOUSTON WE HAVE A PROBLEM...

    a) A questão não quer abordar o assunto de "Políticas de Becape" da matéria de "Suporte e Infraestrutura de Informação" e sim o assunto "Auditoria e Segurança de Banco de Dados" da matéria de "Bancos de Dados".

    b) Dessa forma, o que a questão realmente que saber é se o candidato é onisciente e sabe, de alguma forma por sorte ou obra do acaso, que em algum lugar há um autor que escreveu em algum livro em algum momento exatamente isso que a questão afirma.

    IV) Como Fulano de tal escreveu na página X do seu livro Pararapapá 3 edição exatamente isso que está escrito...

    V) Lie down

    VI) Try not to cry

    VII) Cry a lot

    VIII) Get over it

    IX) Stand up

    X) Stop waisting your precious time with this shit

    XI) Move on 

    XII) There are plenty fish in the ocean

  • Depois de muita leitura da Teoria, segue análise. Utilizei também conclusões do Henrique Vieira de 25 de Novembro de 2013 às 21:03.

    O uso associado de Backups de Log de Transação pode deixar o processo de restauração de becape mais lento ou mais rápido dependendo do tipo de restauração do becape que você for utilizar. De ante mão, já sabemos que o uso exclusivo da restauração de Becape Incremental é mais lento (usa o disco de becape Normal + todos os discos do Incremental) do que o da restauração de Becape Diferencial (só usa dois discos: o do Becape Total / Normal ou do último Becape Incremental e do uso último Becape Diferencial) e claro que a restauração do Becape Normal é mais rápido / eficiente (utiliza apenas um disco, no caso, o último criado).

    Agora, ao utilizar associando o uso de Backups de Log de Transação pode comprometer o tempo de a restauração do Banco de Dados:

    a) Na restauração do Becape Incremental (que é o mais lento) se tornaria mais lento ainda ao utilizar associando APENAS os Logs de Transações por ele gerado no Becape Incremental. Lembrando ainda que seria aplicado a todos os discos gerados no Becape Incremental;

    b) Na restauração do Becape Normal (que é o mais rápido) se tornaria mais lento que o Diferencial ao utilizar associando ao processamento de TODOS os Logs de Transações por ele gerado no Becape Normal;

    c) Na restauração do Becape Diferencial (que é o segundo mais rápido) se tornaria mais rápido que a restauração Normal, pois utilizaria associando APENAS os Logs de Transações por ele gerado no Becape Diferencial;

    Dessa forma a alternativa está CERTA.

    Obs. Vale ressaltar que tanto no Becape Incremental há necessidade de se fazer o Becape Normal antes. Destaca-se também que o Becape Diferencial pode ser iniciado também depois do Becape Incremental ou do Becape Normal.


ID
769537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Mediante o uso de backups de log, é possível executar rollfoward do banco de dados em qualquer momento, minimizando a possibilidade de perda de dados em caso de falha.

Alternativas
Comentários
  • O modelo de recuperação completa usa backups de log para evitar a perda de dados no intervalo mais amplo de cenários com falhas e o backup e a restauração do log de transações (backups de log) são necessários. A vantagem de usar backups de log é que eles permitem que você restaure um banco de dados em qualquer ponto no tempo contido dentro de um backup de log (recuperação pontual). É possível usar uma série de backups de log para efetuar roll forward de banco de dados em qualquer momento determinado contido em um dos backups de log. Lembre-se de que para minimizar o tempo de restauração, você pode suplementar cada backup completo com uma série de backups diferenciais dos mesmos dados.

    Supondo que é possível fazer backup do log ativo após ocorrer um desastre, você pode restaurar o banco de dados até o ponto de falha sem perder os dados. As desvantagens de usar backups de log são que eles requerem espaço de armazenamento e aumentam o tempo e a complexidade da restauração.

    fonte:http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms190217(v=sql.100).aspx

  • E o checkpoint?

  • Rollforward aqui é um conceito utilizado como o contrário de rollback, ou seja, refazer os efeitos daquelas transações que foram confirmadas no banco de dados. Assim, podemos ver que, com a utilização de um backup dos logs, pode-se protegê-los contra a ocorrência de falhas, possibilitando a restauração das transações ocorridas no banco de dados até a realização do backup.

    Gabarito: E


ID
769543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Os procedimentos de recuperação de um banco de dados devem prever uma sequência de operações que se inicie com a restauração de um backup diferencial, quando ele existir.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva errada.
    Existem basicamente cinco tipos de backup: cópia, diário, diferencial, incremental e normal. Não detalharei todas as diferenças entre eles, mas apenas o básico para o entendimento da questão. Seja um arquivo qualquer ou um registro no banco de dados, ambos possuem uma flag de backup. Se houver sido feita a cópia de segurança desse item em seu estado atual, ele terá sua flag atualizada para "backupados", ou seja, existe uma cópia para eles caso ocorra uma falha. Pois bem, o backup normal realiza uma cópia de todos os arquivos ou registros e altera a sua flag de backup, enquando que o diferencial realiza a cópia de todos os arquivos que não foram copiados desde o último backup normal ou incremental e não altera a sua flag.
    Agora que temos conhecimento suficiente, vamos responder a questão. O que você faria se ocorresse uma tragédia natural e seu servidor de banco de dados  fosse destruído? Obviamente não seria a restauração do backup diferencial, mas do normal. Se não há mais dados, deverão ser trazidos todos: backup normal. Esse é o início, recuperar o último backup normal e depois os diferenciais ou incrementais.
    Apenas para complementar, a diferença básica entre o backup incremental e o diferencial é que o primeiro altera a flag de backup o último não. A semelhança dos dois é que ambos realizam a cópia apenas dos arquivos ou registros que não estão marcados desde o último backup normal ou incremental.
  • Seria restauração a partir do backup FULL ou NORMAL.
  • A assertiva estaira correta da forma que se encontra abaixo:

    Os procedimentos de recuperação de um banco de dados devem prever uma sequência de operações que se inicie com a restauração de um backup completo e posterioremente os backups incrementais na ordem correta ou o backup diferencial, quando ele existir.
  • Os amigos citaram apenas a solução para falhas catastróficas ou problemas de disco. Mas existem outras falhas que o SGDB deve saber recuperar.

    As falhas mais conhecidas são:

    Falha de Sistema

    Erro de Transação

    Condições de Execeção detecados pela Transação ou Erros Locais

    Imposição de Controle e Concorrência

    Falha de Disco

    Problemas Físicos ou Catastróficos



    As quatro primeiras falhas normalmente são recuperadas através do Log do Sistema, não necessitando de restauração de backup total, diferencial.. etc.

  • Os backups diferenciais requerem que se restaure primeiro o backup completo associado. Como eles contêm somente as modificações que ocorreram desde o último backup completo, esses backups não podem ser restaurados primeiro nem de forma individual.

    Gabarito: E


ID
770113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de conceitos de banco de dados, características dos bancos
relacionais e linguagem SQL, julgue os itens que se seguem.

Durante um failover, existindo replicação do banco de dados, não haverá perda de dados, ainda que o administrador de banco de dados intervenha manualmente para o retorno do funcionamento do banco de dados principal.

Alternativas
Comentários
  • FORCE_SERVICE_ALLOW_DATA_LOSS
    Força o serviço de banco de dados para o banco de dados espelho após a falha o banco de dados principal com o banco de dados em um estado sem sincronização.
    ...
    ...
    Force srviço apenas se estiver disposto a arriscar a perda de dados para restaurar o serviço ao banco de dados imediatamente.

     

     Fonte: Microsoft Sql Server 2005 - Guia Prático pag. 318 

     
  • Failorver

    O processo no qual uma máquina assume os serviços de outra, quando esta última apresenta falha, é chamado failover. O failover pode ser automático ou manual, sendo o automático o que normalmente se espera de uma solução de Alta Disponibilidade. Ainda assim, algumas aplicações não críticas podem suportar um tempo maior até a recuperação do serviço, e portanto podem utilizar failover manual[1]. Além do tempo entre a falha e a sua detecção, existe também o tempo entre a detecção e o reestabelecimento do serviço. Grandes bancos de dados, por exemplo, podem exigir um considerável período de tempo até que indexem suas tabelas, e durante este tempo o serviço ainda estará indisponível.

    Para se executar o failover de um serviço, é necessário que as duas máquinas envolvidas possuam recursos equivalentes. Um recurso pode ser uma placa de rede, um disco rígido, ainda mais importante, os dados neste disco, e todo e qualquer elemento necessário à prestação de um determinado serviço. É vital que uma solução de Alta Disponibilidade mantenha recursos redundantes com o mesmo estado, de forma que o serviço possa ser retomado sem perdas.

    Dependendo da natureza do serviço, executar um failover significa interromper as transações em andamento, perdendo-as, sendo necessário reiniciá-las após o failover. Em outros casos, significa apenas um retardo até que o serviço esteja novamente disponível. Nota-se que o failover pode ou não ser um processo transparente, dependendo da aplicação envolvida.

  • Pessoal, só pra confirmar se eu realmente entendi. A parte incorreta da questão é apenas a parte em negrito (abaixo)?

    Durante um failover, existindo replicação do banco de dados, não haverá perda de dados, ainda que o administrador de banco de dados intervenha manualmente para o retorno do funcionamento do banco de dados principal.

    Sendo o motivo é porque há perda dos dados das transações em andamento?

  • Discordo das justificativas, pois existe failover que não há perda de dados. Os clusters failovers High Availability com o nível de transparência Hot Standby e Active Replication, os estados de processamento encontram-se ativos e completamente compartilhados entre os componentes do grupo, assim após uma falha, os usuários do componente defeituoso NÃO são desconectados e NÃO observam Erro algum.

    Acredito que o erro da questão é informar que isso ocorre mesmo com a intervenção manual e no caso da intervenção manual o nível de transparência é o Manual Masking.

    Manual Masking: Após uma falha, alguma intervenção manual é necessária para colocar o componente redundante em funcionamento. Enquanto isso não acontece, o sistema está indisponível e todos os usuários estão desconectados.

  • Só acertou esta questão, que nào sabia o que significa failover, não da para basear o conceito de failover em cima do SQL!!

  • Haverá perda de dados.

  • Tem umas provas que é melhor você pular, pois foram feitas por algum grupo de estelionatários. Uma delas é essa do Banco da Amazônia, outra é a prova do MEC.


ID
784210
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de gerência de transações, julgue o  item  subsequente.


Caso se deseje obter maior tolerância às falhas, pode-se duplicar o(s) disco(s), mas não a controladora de disco.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    É totalmente possível. Não faria sentido deixar o ponto de falha na controladora...

     

    Uso de RAID para Obter Alta Disponibilidade

    Alta disponibilidade é difícil e cara. Quanto mais arduamente você tenta fazer um sistema ser tolerante a falhas, mais ele passa a ser dispendioso e difícil de implementar.

    Os discos IDE podem falhar de tal maneira que o disco que falhou em um cabo do IDE possa também impedir que um disco bom, no mesmo cabo, responda, dando a impressão de que os dois discos falharam. Apesar de RAID não oferecer proteção contra falhas em dois discos, você deve colocar apenas um disco em um cabo IDE, ou se houver dois discos, devem pertencer a configurações diferentes de RAID.

    Observações similares são aplicadas às controladoras de disco. Não sobrecarregue os canais em uma controladora; utilize controladoras múltiplas.

  • Adendo,

    RAID 0 (Striping): No RAID 0 todos os HDs passam a ser acessados como se fossem um único drive, não introduz redundância, eficiente e menor tempo de leitura/escrita, uma falha em um HD compromete o acesso à informação, custo adicional HD extra;

    RAID 1 (Mirroring): No RAID 1 são usados dois HDs (ou qualquer outro número par). O primeiro HD armazena dados e o segundo armazena um cópia exata do primeiro, atualizada em tempo real. Se o primeiro HD falha, a controladora automaticamente chaveia para o segundo HD, permitindo que o sistema continue funcionando. Em servidores é comum o uso de HDs com suporte a hot-swap, o que permite que o HD defeituoso seja substituído a quente, com o servidor ligado. A desvantagem em usar RAID 0 é que metade do espaço de armazenamento é sacrificado;

    RAID 10 (Mirror/Strip): Este modo combina os modos 0 e 1 e pode ser usado com a partir de 4 HDs (ou outro número par);

    RAID 4: Utiliza um conjunto de no mínimo três discos para guardar informações de paridade, disco exclusivo de paridade, gravada em um disco dedicado, para recuperação de dados dos demais discos;

    RAID 5: Este é o modo mais utilizado em servidores com um grande número de HDs. O RAID 5 usa um sistema de paridade é distribuída por todos os discos, para manter a integridade dos dados;

    RAID 6 (quatro discos): O RAID 6 dobra o número de bits de paridade, eliminando o ponto fraco do RAID 5, que é a perda de todos os dados caso um segundo HD falhe.


ID
928594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a sistemas de gerenciamento de banco de dados
(SGBDs), julgue os itens 79 a 84.

O espelhamento (mirroring), usado para a introdução de redundância, é uma técnica que aumenta a confiabilidade e por meio da qual os dados são escritos de modo redundante em mais de um disco físico e tratados como um só disco lógico. O armazenamento de dados que possibilitem reconstruir dados perdidos em caso de falha do disco — por exemplo, usando-se códigos para a correção de erros — é outra técnica para aumentar a confiabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    A questão fala do RAID 1

    O padrão RAID 1 ou espelhamento de HD é uma boa alternativa para quem precisa de segurança ao armazenar informações, mas não tem um grande orçamento.

    Com dois hard disks trabalhando em conjunto, o espelhamento de HD é feito de maneira transparente para o usuário, sendo uma boa ferramenta para quem precisa proteger dados.

    Ao implementar o mirroring, o sistema gravará a informação simultaneamente em seu par “espelhado”, por isso esse tipo de arranjo necessita apenas de um disco rígido adicional para ser implementado.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Na utilização de múltiplos discos no RAID, algumas técnicas podem aumentar a confiabilidade. Uma delas é o espelhamento, caso em que cópias dos dados são armazenados nos diversos discos, de forma transparente para o usuário, que enxerga tudo como se fosse uma coisa só. Outra técnica possível é a paridade, em que armazenamos uma informação redundante que permite recuperar dados perdidos em caso de falha. Questão correta!

    Gabarito: C


ID
947308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em relação à estrutura e administração de banco de dados, julgue os itens subsequentes.

O Data Recovery Advisor é a ferramenta Oracle utilizada para diagnosticar falhas nos dados e recomendar reparos de forma automática ou manual.

Alternativas
Comentários
  • Oracle Database includes a Data Recovery Advisor tool that automatically diagnoses persistent data failures, presents appropriate repair options, and executes repairs at your request. Data Recovery Advisor provides a single point of entry for Oracle backup and recovery solutions.

    http://docs.oracle.com/cd/E11882_01/backup.112/e10642/rcmintro.htm#CHDEBFCH
  • O DRA eh um recurso para diagnosticar e reparar problemas com o BD. Existem 2 interfaces: o RMAN e o Enterprise Manager.

  • Gabarito Certo

    Data Recovery Advisor (DRA) é uma ferramenta que passou a existir na versão 11 do Oracle Database e que pouca gente conhece, mas que é muito útil para efetuar uma rápida detecção, análise e reparo de falhas no Banco de Dados. Essas falhas, são na grande maioria, corrompimento lógico ou físico de dados.



         Principais problemas que o DRA pode detectar e corrigir:
             - Datafiles não encontrados no SO;
             - Privilégios de acesso incorretos;   

             - Corrompimento físico de dados, tal como um bloco de dados perdido em decorrência de danos físicos no disco;

             - Corrompimento lógico de dados, tal como uma inconsistência no dicionário de dados;

             - Inconsistências nos control files ou redo logs;

             - Falhas de I/O, tais como: qtde. máxima de arquivos abertos excedida, rede inacessível etc.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Pensava que era proibido fazer propaganda de marcas em provas de concurso.


ID
1035520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a sistemas de banco de dados, julgue os itens que se seguem.

O gerenciador de recuperação de um sistema de gerenciamento de banco de dados deve ter a capacidade de lidar com falhas catastróficas, tais como os colapsos de disco, que são combatidos, por exemplo, mediante a utilização de backup do banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • CERTO conforme Navathe.

    Segundo Navathe(2011,p.557),"O gerenciador de recuperação de um SGBD também precisa ser equipado para lidar com falhas mais catastróficas, como as falhas de disco. A principal técnica utilizada para lidar com essas falhas é um backup do banco de dados, em que o banco de dados inteiro e o log são periodicamente copiados para um meio de armazenamento barato,como fitas magnéticas ou outros dispositivos  de armazenamento off-line de grande capacidade.

    Bibliografia:

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-6 EDIÇÃO 2011-NAVATHE


  • Situações recuperáveis mediante log do banco de dados (não-catastróficas):

     

    - Falha do computador (ex. memória principal).
    - Erro de transação ou do sistema (ex. divisão por zero).
    - Erros locais ou condições de execução detectados pela transação (ex. saldo
    insuficiente).
    - Imposição do controle de concorrência (ex. deadlock).

     

    Situações recuperáveis apenas com backup (catástrofes):

    - Falha de disco.
    - Problemas físicos e catástrofes.

     

    Fonte: Professor Márcio Victorino

  • As falhas catastróficas, mais graves, em que há perda de dados, geralmente implicam na utilização de arquivos de backup para a recuperação. Nesses casos, a recuperação convencional através do log é inviável.

    Gabarito: C

  • Gabarito: certo

    O sistema de recuperação é estabelecido , principalmente, em relação as características de ATOMICIDADE e DURABILIDADE do banco de dados. Já as características de consistência , trabalha com o sistema de controle de integridade e o isolamento , trabalha com o sistema de concorrência.


ID
1064989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em um sistema, podem ocorrer diversos tipos de falhas. Um tipo de falha simples de tratar é aquele que não resulta em perda de dados no sistema. Considerando essa informação, o procedimento que possibilita o armazenamento de informações acerca das transações executadas em um banco de dados denomina-se

Alternativas
Comentários
  • nunca que eu ia responder backup total??  tudo bem que se for analisar a questao depois do segundo ponto fica mais claro o entendimento da mesma!

  • No caso de falhas não catastróficas, aquelas que não resultam em perdas de dados, podemos recuperar os efeitos das transações com a utilização do log. Nas falhas mais severas, com perda de dados, como aquelas que ocorrem por defeitos no disco, é necessária a utilização do backup.

    Veja, no entanto, que a única opção relativa a log é a letra A, que contém “log de chaves primárias”. Ora, o log não é de chaves primárias, mas sim de transações! Dessa maneira, a única alternativa que contém um mecanismo utilizado na recuperação é a letra C, backup total (ou completo/full).

    Gabarito: C

  • Anderson, tão óbvio que dá medo né


ID
1098022
Banca
IADES
Órgão
TRE-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Transação é uma sequência de operações em um banco de dados que devem ser tratadas como um bloco único e indivisível. Ela deve garantir isolamento, em caso de acessos concorrentes ao mesmo dado, e recuperação da integridade, em caso de falhas durante a operação. Assinale a alternativa que apresenta o nome do processo de recuperação de um banco de dados, que desfaz as ações de uma transação realizada em um momento de falha.

Alternativas
Comentários
  • Rollback: Reverte uma transação explícita ou implícita ao começo da transação ou a um ponto de salvamento dentro da transação. Você pode usar ROLLBACK TRANSACTION para apagar todas as modificações de dados feitas desde o começo da transação ou até um ponto de salvamento.Ela também libera recursos mantidos pela transação.

  • Gabarito D

    ROLLBACK desfaz a transação corrente, fazendo com que todas as modificações realizadas por esta transação sejam rejeitadas.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1110337
Banca
IPAD
Órgão
IPEM-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

"Um sistema de computador, como qualquer outro equipamento mecânico ou elétrico, esta sujeito a falhas. Há grande variedade de falhas, incluindo quebra de disco, falha de energia, erro de software, figo na sala de equipamentos ou mesmo sabotagem. Em cada um desses casos, informações podem ser perdidas. Portanto, o sistema de banco de dados deve precaver-se para garantir que as propriedades de atomicidade e durabilidade das transações sejam preservadas, a despeitos de falhas. Uma parte integrante de um sistema de banco de dados é o esquema de recuperação que é responsável pela restauração do banco de dados para um estado consistente que havia antes da ocorrência da falha."

Os sistemas de recuperação apresentam vários conceitos, analise as afirmações a seguir e marque a sentença que apresenta as corretas:

I. A respeito da classificação de Falha, podemos dividir em três: Falha de transação, Queda do sistema e Falha em disco;

II. Sobre os tipos de armazenamentos, podemos citar três: Armazenamento volátil, armazenamento não volátil e armazenamento estável;

III. A estrutura mas usada para gravar modificações no banco de dados é o log. O log é uma sequencia de registros de log que mantém um arquivo atualizado das atividades no banco de dados.

IV. Checkpoints são criados periodicamente e exigem que o sistema realize a seguinte sequencia de ações : Saída para armazenamento estável de todos os registros residentes na memória principal; Saída para disco, de todo os blocos de buffer modificados; e Saída, para armazenamento estável, de um registro de log ;

Estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Só complicou por causa por português sofrível, tanto no enunciado quanto nas opções.



ID
1119574
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No MS SQL Server, a recuperação de um banco de dados em caso de falhas depende da propriedade que define o modelo de recuperação (recovery model). As opções disponíveis para essa propriedade são

Alternativas
Comentários
  • Letra a)

    Fonte: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms189275.aspx

  • Um banco de dados SQL Server pode ser definido com um dos três modelos de recuperação:


    Simple model - O modelo simples não permite backups do log de transações. Como resultado, você não pode restaurar um banco de dados para um ponto no tempo. Seu banco de dados fica vulnerável à perda de dados ao usar este modelo.


    Full model - Com o modelo completo, a perda de dados é mínima quando o log de transações é apoiado em uma base de dados regular. Toda a transação está totalmente registrada no log de transações, e log de transações continuará a crescendo até que seu backup seja feito. Enquanto este modelo não adiciona sobrecarga administrativa, os seus dados estão protegidos contra a perda de dados.

     

    Bulk-logged model - Quando você usa o modelo de log em massa, operações em massa são minimamente escritas no log, o que reduz o tamanho do log de transações. Note que este não elimina a necessidade de fazer backup do log de transações. Ao contrário do modelo de recuperação completa, no modelo de log em massa você só pode restaura um backup até o fim; você não pode restaurar em algum ponto no tempo


ID
1131580
Banca
CS-UFG
Órgão
UEAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em uma situação de falha, o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) busca restaurar o banco de dados ao estado consistente mais recente antes do momento da falha. Para realizar essa função, o sistema precisa manter informações sobre as mudanças que foram aplicadas aos itens de dados pelas diversas transações. Tais mudanças são armazenadas no

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: "B"

    Solicito aos Doutos da área que pormenorizem o assunto, por favor!!! (rsrsrsrs). 

  • Reinaldo, o "pega" da questão é que esse log está na verdade se referindo ao log de transações, e não ao log que registra erros, alertas e informações diversas.

  • O arquivo de log armazena todas as transações realizadas, desta forma se algo der errado, é possível corrigi-lo através do log.

  • Esta questão é de chorar de tão medíocre. Mas é muito fácil, por exclusão. De uma certa forma, catálogo, dicionário e "arquivo de metadados" são a mesma coisa, e nele estão exatamente os metadados. Estão, para se recuperar de uma falha, ou apenas dar um rollback, vc vai precisar de algum tipo de log. Bingo.

  • definição de log pra nao esquecer nunca mais:

    Pense que voce trabalha em um banco,como por exemplo, o banco do brasil. Imagine tambem que voce é novo e nao sabe mexer muito no sistema do banco.Agora, pense que voce fez algo que nao deveria ter feito,e que causou prejuizo ao banco. Pensou? Agora me diz como o banco vai saber quem fez a cagada e onde? 

    .

    o log guarda tudo isso em linguagem de máquina (aquelas coisas que ninguem entende "1SAefgasdF$WQR3....") e a partir disso é possivel saber onde foi feito,quem fez(qual usuario), a que momento, quais programas estavam abertos,etc).

    .

    log nada mais é do que um arquivo com informacoes importantes e que ficam guardadas no seu computador,servidor,etc. No seu pc,se for windows, aperte Windows + executar e escreva "%temp%", e lá estarão alguns tipos de logs da sua maquina .Esses ai por exemplo, são os logs temporais

  • mudanças são armazenadas no arquivo de log.

  • O arquivo de log de um banco de dados armazena todas as operações realizadas em um banco de dados. Este registro é importante para restaurar uma situação de falha quanto para segurança, identificando o autor de cada operação. Logo, a resposta é a letra B

    Outro conceito importante citado na questão é o Dicionário do banco de dados, que alguns SGBD chamam de catálogo. Nele são armazenadas as informações a respeito das tabelas do SGBD, ou seja, os metadados, que podem conter informações sobre:

    • elementos de dados;

    • stored procedures, índices e triggers;

    • alocações de espaço;

    • perfis de usuários, papéis e privilégios;

    • restrições de integridade. 

    Prof Patrícia Quintão


ID
1131649
Banca
CS-UFG
Órgão
UEAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

As operações refazer (REDO) e desfazer (UNDO) são usadas no processo de recuperação de banco de dados. Na recuperação baseada em atualização adiada, os dados atualizados por uma transação não podem ser gravados no banco de dados antes do commit da transação. O algoritmo para esse tipo de recuperação é denominado

Alternativas
Comentários
  • Atualização Postergada (NO-UNDO/REDO): não atualiza fisicamente o banco de dados em disco antes que uma transação atinja seu ponto de commit; aí então as atualizações são registradas no banco. Antes de atingir o commit, todas as atualizações da transação são registradas nos buffers locais. Durante o commit, as atualizações são primeiramente registradas no log e então gravadas no banco. Se uma transação falha antes de atingir seu ponto de commit, não terá alterado o banco. Assim não é necessário executar “UNDO” (desfazer). Pode ser necessário fazer um “REDO” (refazer) para refazer o efeito das operações de uma transação commited a partir do log, porque seus efeitos podem ainda não ter sido registrados no banco de dados.

    Daí no motivo de ser NO-UNDO/REDO!

    Espero ter esclarecido!

  • Gabarito - D

     

    Estratégias típicas de recuperação, baseadas em log:

     

    Atualização imediata do BD:

    ----- UNDO/REDO; (letra A)

    ----- UNDO/REDO c/ checkpoint;

    -----UNDO/NO-REDO; (letra B)

     

    Atualização adiada (POSTERGADA) do BD:

    ----- NO-UNDO/REDO; (letra D - GABARITO)

    ----- NO-UNDO/REDO c/ check;

     

    Baseada em Shadow Pages:

    ----- NO-UNDO/no-REDO; (letra C)

     

     

    @papirobizurado

  • Atualização adiada: essa técnica não atualiza fisicamente o banco de dados no disco até que uma transação atinge seu ponto de confirmação. Essa técnica é conhecida como algoritmo NO-UNDO/REDO.

    Atualização imediata: o banco de dados pode ser atualizado por algumas operações de uma transação antes que a transação alcance seu ponto de confirmação. Essa técnica é conhecida como algoritmo UNDO/NO-REDO.

    Alternativa: D


ID
1225402
Banca
FCC
Órgão
MPE-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sabendo-se que uma relação r é armazenada em um Banco de Dados Distribuído pela técnica de replicação, considere as assertivas abaixo.

I. O sistema mantém várias cópias idênticas (réplicas) da relação r e armazena cada uma em um site diferente.

II. Quanto mais réplicas de r houver, maior a chance de que os dados necessários sejam encontrados no site em que a transação está executando. Assim, a replicação sempre aumenta o movimento de dados entre os sites.

III. Se um dos sites contendo a relação r falhar, então r pode ser encontrada em outro site e o sistema pode continuar a processar consultas envolvendo r apesar da falha.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • A ideia principal da replicação é aumentar a disponibilidade e com isso réplicas devem permanecer em sites (nós) diferentes. Apesar disso, deve-se evitar um número excessivo de réplicas uma vez que isto acarreta queda no desempenho devido a necessidade da replicação dos dados no processo de escrita.
  • Questão mais de interpretação de texto do que de recuperação de falhas:


    "...sejam encontrados no site em que a transação está executando". Se está no site em que a transação está ativa, não está em uma réplica.

  • Fiquei na dúvida entre C e D, acho que iria de D porque a opção II montou uma cena meio estranha

  • penso o mesmo

  • Parabéns! Melhor dizer nada que falar besteira.

  • "II. Quanto mais réplicas de r houver, maior a chance de que os dados necessários sejam encontrados no site em que a transação está executando. Assim, a replicação sempre aumenta o movimento de dados entre os sites." . Na verdade é o oposto, se eu tenho maior chance de encontrar o dado no próprio site, então na maioria das vezes eu não precisaria buscar em outros sites.

  • Elucidativo!

  • Cirúrgico!

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ID
1272106
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O Gerenciador de Recuperação de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) deve estar equipado para manipular falhas catastróficas, como, por exemplo, quebras de disco. A principal técnica utilizada no caso de falhas catastróficas é

Alternativas

ID
1272109
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A recuperação de transações que falharam indica que o banco de dados será restaurado para o estado de consistência mais recente, exatamente como antes do momento da ocorrência da falha. Para isso, o sistema deve manter informações sobre as alterações que foram aplicadas aos itens de dados pelas várias transações. Essas informações são armazenadas

Alternativas

ID
1342108
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em um banco de dados, uma transação constitui uma operação, como inclusão, leitura, atualização ou exclusão, realizada em um banco de dados. Nesse contexto, alguns princípios devem ser atendidos, tais como:

I. se ocorrerem falhas que interrompam o processo de atualização de valores de estoque, o sistema deve manter os valores antigos.

II. se a transação for completada sem problemas, a soma das quantidades existentes em estoque do produto transferido (nos dois estoques), antes e depois da transação, deve ser a mesma.

Os princípios definidos em I e II são denominados, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Atomicidade

    Uma transação deve ser uma unidade atômica de trabalho; ou todas as suas modificações de dados são executadas ou nenhuma delas é executada.

    Consistência

    Quando concluída, uma transação deve deixar todos os dados em um estado consistente. Em um banco de dados relacional, todas as regras devem ser aplicadas às modificações da transação para manter toda a integridade dos dados. Todas as estruturas de dados internas, tais como índices em árvore B ou listas duplamente vinculadas, devem estar corretas ao término da transação.


  • ACID

    Propriedades de uma transação: ACID. Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade.

    Atomicidade - Todas as ações que compõem a unidade de trabalho da transação devem ser concluídas com sucesso, para que seja efetivada. Qualquer ação que constitui falha na unidade de trabalho e a transação deve ser desfeita (rollback). Quando todas as ações são efetuadas com sucesso, a transação pode ser efetivada (commit).

    Consistência - Nenhuma operação do banco de dados de uma transação pode ser parcial. O status de uma transação deve ser implementado na íntegra. Por exemplo, um pagamento de conta não pode ser efetivado se o processo que debita o valor da conta corrente do usuário não for efetivado antes, nem vice-versa.

    Isolamento - Cada transação funciona completamente à parte de outras estações. Todas as operações são parte de uma transação única. Nenhuma outra transação, operando no mesmo sistema, pode interferir no funcionamento da transação corrente. Outras transações não podem visualizar os resultados parciais das operações de uma transação em andamento.

    Durabilidade - Significa que os resultados de uma transação são permanentes e podem ser desfeitos somente por uma transação subsequente. Por exemplo: todos os dados e status relativos a uma transação devem ser armazenados num repositório permanente, não sendo passíveis de falha por uma falha de hardware.

  • e-

    Atomicidade- transação nao pode ser executada pela metade. Tem que ser ou completa ou nem ocorrer.

    Consistencia- restrições para garantir integridade dos dados atraves de constraint checks, pk, fk e campos com tipos de dados especificos

    isolamento- transações têm que ser executadas com concorr~encia e/ou serialização com a mesma eficiencia

    durabilidade- resultados de operações duradouros, so desfeitos por comandos dos usuarios

  • Direto ao ponto!!!

    Atomicidade: Ou completa ou nada acontece! (falou em não foi executado integralmente, não tenha duvidas é Atomicidade) Q508929

    Isolamento: Uma transação não interfere na outra, mesmo que

    outras estejam acontecendo ao mesmo tempo!

    Durabilidade: Mesmo que haja falhas, quedas de energia etc., o

    sistema deve persistir. (Caso de sucesso)

    Consistência: Manter os dados íntegros (Livres de duplicidade,

    um exemplo.)

    "Se você não contruir o seu sonho, alguém vai contratar você para ajudar a contruir o dele"

  • Em (I), a questão trata de uma possível falha que interrompa o processo de atualização de valores e

    menciona que – nesse caso – deve-se manter os valores antigos. Trata-se, claramente, da

    propriedade de atomicidade: uma transação deve ser executada integralmente até o fim ou não

    deve ser executada de maneira alguma;

    Em (II), a questão trata do resultado da transação, isto é, a soma da quantidade em estoque deve

    ser a mesma, uma vez que houve apenas uma transferência de produtos. Trata-se, claramente, da

    propriedade de consistência: a execução de uma transação deve levar o banco de dados de um

    estado consistente a um outro estado consistente.

    Gabarito: Letra E


ID
1351129
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma transação possui um conjunto de propriedades que são impostas pelos métodos de controle de concorrência e recuperação do SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados). A propriedade que determina que todas as mudanças aplicadas ao banco de dados por uma transação confirmada precisam persistir no banco de dados e essas mudanças não devem ser perdidas por causa de alguma falha é:

Alternativas
Comentários
  • durabilidade.

  • Atomicidade

    - Uma transação é uma unidade de processamento atômica; 

    - Deve ser realizada em sua tonalidade ou não ser realizada de forma alguma.

    - Exige que executemos uma transação até o fim. 

    Consistência

    - Uma transação deve preservar a consistência se ela for completamente executada do início ao fim sem interferência de outras transações.

    - Deve levar o banco de dados de um estado consistente para outro. 

    Isolamento

    - Uma transação deve parecer como se fosse executada isoladamente de outras transações;

    - A execução de uma transação não deve ser interferida por qualquer outra transação que acontecem simultaneamente.

    Durabilidade

    - As mudanças aplicadas no banco de dados pela transação confirmada precisam persistir no banco de dados.

    - Essas mudanças não devem ser perdidas por causa de alguma falha. 

    Alternativa: B

  • Fala meu aluno(a)!

    Gabarito: LETRA B.

    Professor, esse assunto cai muito em provas?

    R. Cai não, chove nas provas, kkkkkk. (É preciso entender, depois memorizar).

    Propriedades de Banco de Dados Chamado também de: (Transações).

    Qual a propriedade de Banco de Dados: ACID.

    Atomicidade

    Consistência

    Isolamento

    Durabilidade

    Atomicidade: Uma transação é uma unidade de processamento que deve ser realizada integralmente ou não é realizada (ou tudo ou nada).

    Consistência: Uma transação, após sua execução, deve levar o Banco de Dados de um estado consistente para outro estado consistente. A transação cria um novo estado válido dos dados ou em caso de falha retorna todos os dados ao seu estado antes que a transação foi iniciada.

    Isolamento: Uma transação em andamento mas ainda não validada deve permanecer isolada de qualquer outra operação, ou seja, garantimos que a transação não será interferida por nenhuma outra transação concorrente.

    Durabilidade: Dados validados são registados pelo sistema de tal forma que mesmo no caso de uma falha e/ou reinício do sistema, os dados estão disponíveis em seu estado correto. (mudanças não devem ser perdidas por causa de alguma falha)

    Bons estudos!


ID
1395916
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O processo de recuperação de bancos de dados, depois de acidentes que envolvem perda de dados, baseia-se na replicação de dados. Nesse processo, o banco de dados deve retornar a um estado consistente, o mais próximo possível do estado que tinha no momento da falha.

Assinale a opção que identifica um elemento essencial para esse processo e o motivo da sua importância.

Alternativas
Comentários
  • O log de transações é um componente crítico do banco de dados e, se houver uma falha do sistema, será necessário que o log de transações retorne seu banco de dados a um estado consistente.

  • Temos que escolher uma alternativa que apresente corretamente um elemento essencial para a recuperação de dados e, posteriormente, associe de forma correta um motivo ao conceito.

    a) A descrição do motivo da importância do elemento estaria corretamente associada ao log. Esses dispositivos permitem o registro das transações mais recentes, de modo a incorporá-las nos backups diferenciais. ERRADA

    b) Os arquivos de log, de modo a permitir a recuperação de transações, guardam os estados “antes” e “depois” para aquelas em que há modificação de dados. A associação está correta e o log é realmente essencial para a recuperação de dados. CERTA

    c) A alternativa não está lá muito clara, mas podemos presumir que as transações recém-confirmadas provavelmente não terão sido escritas nos backups ainda, já que ele cita que são os “dos últimos dias”. Assim, a recuperação dessas transações estaria melhor associada ao log. ERRADA

    d) O registro de todas as operações confirmadas desde o último backup completo é um backup diferencial, não um arquivo com checkpoints. Aliás, esses checkpoints são pontos dentro do log que marcam o ponto em que as transações a partir dali precisam ser recuperadas em caso de falha. ERRADA

    e) O espelhamento não é a única maneira de se obter dados recuperáveis. Tá certo que termos várias cópias dos dados é algo positivo para a recuperação, mas esse processo pode ser realizado através de outros mecanismos, como backup e o log. ERRADA

    Gabarito: B


ID
1443799
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma propriedade importante quando se considera a recuperação de um banco de dados é constituída pelos chamados pontos de verificação (checkpoints). Um checkpoint consiste de um registro, cuja função é indicar que

Alternativas
Comentários
  • O checkpoint é o ponto de verificação ou registro de todas as transações ativas naquele momento. Transações na RAM, sejam confirmada ou não. 

    Navathe, 6ªed. cap 23, pag 546, item 23.1.4

  • Checkpoint

    - Suspende a execução de transações temporariamente.

    - Força a gravação em disco de todos os buffers da memó­ria principal que foram modificados.

    - Grava um registro no log e forçar a gravação do log em disco.

    - Retoma a execução das transações

    Alternativa: E


ID
1493416
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere o fragmento de texto abaixo.

São mecanismos destinados a reagir a falhas na rede, oferecendo soluções de backup para recuperar as conexões afetadas pela falha. Oferecem proteção contra as falhas isoladas e se distinguem em termos de quão rápido a recuperação é feita e na quantidade de capacidade de backup necessária para a proteção, para suportar completamente esse evento de falha isolada.

O texto conceitua mecanismos de

Alternativas
Comentários
  • Texto retirado desse site:

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialredetransp/pagina_3.asp

  • Gabarito A

    Mecanismos de resiliência

     

    Um aspecto importante que caracteriza os serviços oferecidos pelas redes de telecomunicações é a disponibilidade do serviço. Mecanismos de resiliência devem estar presentes para reagir a falhas na rede, oferecendo soluções de backup para recuperar as conexões afetadas pela falha. Os mecanismos típicos de resiliência oferecem proteção completa contra todas as falhas isoladas; elas se distinguem em termos de quão rápido a recuperação é feita e na quantidade de capacidade de backup necessária para a proteção, para suportar completamente esse evento de falha isolada. Os esquemas de resiliência podem também ser caracterizados dependendo de sua habilidade de oferecer vários níveis de proteção (ex.: proteção completa contra falhas isoladas, proteção de melhor esforço, sem proteção, e pró-atividade em caso de falha) e também dependendo de sua capacidade de oferecer serviços de disponibilidade muito alta (ex.: proteção completa contra múltiplas falhas). Para os clientes da rede de transporte, o aspecto importante é a disponibilidade de serviço resultante, medida em termos de disponibilidade média de serviço em um período de tempo (ex.: 1 ano) e em tempo máximo de interrupção do serviço.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1499986
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em um sistema de bancos de dados, o mecanismo de fail-over corresponde, especificamente, a

Alternativas
Comentários
  • - Failover Clustering 

    Banco de dados de uma organização traz informações importantes e muitas vezes crítica. O tempo de inatividade do computador, seja de manutenção programada ou falha de hardware é um fato da vida, mas algumas operações , tais como aqueles para os varejistas on-line, tem que ficar correndo em volta do relógio. Para responder a este problema, os fornecedores de software adicionado a capacidade de failover clusters de servidores. O software , rodando em vários computadores, sente quando se está off-line e pedidos rotas para os computadores restantes. Os usuários podem notar uma diminuição no tempo de resposta , mas o servidor continua funcionando . 

    - Automático e Manual Failover 

    Um failover de servidor é automático quando um computador desenvolve um problema físico e desliga . O servidor observa automaticamente se o computador não estiver respondendo e remove-lo de sua lista de computadores disponíveis. Um failover manual ocorre quando um administrador de banco de dados informa ao servidor para remover um computador de serviço. Dessa forma, a equipe de computador pode fazer a manutenção de rotina no computador e trazê-lo de volta em serviço quando terminar a manutenção . 

  • Failover = atua quando uma falha acontece no servidor primário, fazendo com que o cluster deixe de operar no modo normal para operar no modo de desastre. Perceba na figura abaixo que durante o modo desastre as requisições são feitas na estrutura disponível para o failover.

    Failback = o cluster do servidor primário volta para a execução normal

    GAB E.


ID
1602889
Banca
FAPERP
Órgão
SeMAE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere o excerto a seguir que trata de mecanismos de recuperação de informações em banco de dados.


"Trata-se de um esquema de recuperação que não exige o uso de um log em um ambiente monousuário. Em um ambiente multiusuário, um log pode ser necessário para o método de controle de concorrência. _______________________ considera o banco de dados composto de uma série de páginas de disco de tamanho fixo para fins de recuperação. Um diretório com n entradas é construído, no qual a i-ésima entrada aponta para a i-ésima página de banco de dados no disco. O diretório é mantido na memória principal se não for muito grande, e todas as referências à páginas do banco de dados no disco passam por ela. Quando uma transação começa a ser executada o diretório atual é copiado para um diretório auxiliar. O diretório auxiliar é salvo no disco enquanto o diretório ativo é usado pela transação."


Analisando-se o excerto anterior, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

Alternativas
Comentários
  • Livro de Navathe Sistemas de banco de dados 6ed pag: 552

    Paginação Shadow(Sombra)

    É uma técnica de recuperação de banco de dados

  • Paginação sombra (SHADOW)

    - É o esquema de recuperação que não exige o uso de um log em um ambiente monousuário. 

    - Em um ambiente multiusuário, um log pode ser necessário para o controle de concorrência. 

    - A paginação de sombra considera o banco de dados composto de uma série de páginas de disco de tamanho fixo para fins de recuperação. 

    - Durante a execução da transação, o diretório sombra nunca é modificado.

    - A recuperação após falhas é mais rápida.

    - Duas tabelas de página são mantidas durante a vida de uma transação: a tabela de página atual e a tabela de página cópia. 

    - Quando a transação inicia, as duas tabelas são idênticas. 

    - A tabela de página cópia nunca é alterada durante execução da transação. A tabela de página atual é alterada quando a transação processa uma operação de escrita

    Atualização adiada (NO-UNDO/REDO): não atualiza fisicamente o banco de dados até que uma transação atinge seu ponto de confirmação.

    Atualização imediata (UNDO /REDO): o banco de dados pode ser atualizado por algumas operações de uma transação antes que a transação alcance seu ponto de confirmação.

    Alternativa: D


ID
1643317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere as seguintes configurações de servidores de banco de dados (SBD):

I O controle de concorrência do servidor X foi configurado para o tipo bloqueio de modo múltiplo.

II- Especificamente na tabela T do servidor X, foram criados, em dois campos distintos, dois índices (IdxA e IdxB) contendo apenas um campo para cada um: o primeiro, IdxA, do tipo primário, e o segundo, IdxB, do tipo secundário, em um campo não chave.

III- Dois servidores foram configurados para trabalhar de forma distribuída do tipo SBDF (sistemas de banco de dados federado), com intuito primordial de garantir mais disponibilidade, no caso de falha de um dos servidores.

IV- O servidor Z foi configurado com um sistema do tipo orientado a objeto.

Com base nessas configurações, julgue o item abaixo.

A configuração III, além de mais disponibilidade, provê, também, mais confiabilidade, pois há isolamento de falhas, ou seja, uma falha que afete um dos servidores não afeta o outro. Além disso, é certo que existe alguma visão ou esquema global da federação de banco de dados compartilhada pelas aplicações.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


    Sistemas de banco de dados - Navathe, 6 Edição, pag.594:


    "O termo sistema de banco de dados federado (SBDF) é usado quando existe alguma visão ou esquema global da federação de bancos que é compartilhada pelas aplicações."

  • A assertiva pode ser dividida em duas partes:

    “A configuração III, além de mais disponibilidade, provê, também, mais confiabilidade, pois há isolamento de falhas, ou seja, uma falha que afete um dos servidores não afeta o outro.” – Essa parte está correta, já que os sistemas distribuídos incluem técnicas de replicação. Assim, caso um nó falhe, será possível acessar algum dos outros nós disponíveis. Isso aumenta a confiabilidade, já que aumenta a probabilidade de uma requisição por parte dos usuários em um determinado ponto no tempo ser atendida com sucesso.

    “Além disso, é certo que existe alguma visão ou esquema global da federação de banco de dados compartilhada pelas aplicações.” – A segunda parte também está correta. Os sistemas federados contam com um grande nível de autonomia local, mas há sempre a presença de um esquema ou visão global.

    Gabarito: C

  • Comentário está errado, pois o Procurador-Geral do MPTCU é escolhido entre os integrantes da carreira, conforme art. 58, § 1º, do RITCU. Portanto, pode ser qualquer um entre os três subprocuradores-gerais e os quatro procuradores do MPTCU.


ID
1813921
Banca
Quadrix
Órgão
SERPRO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre as ações de recuperação quando o sistema de banco de dados é reiniciado após uma falha, considere:

I. na fase de redo, o sistema realiza o rollback varrendo o log ao contrário a partir do final.

II. ao final da fase de redo, a lista do undo contém a lista de todas as transações que estão incompletas. III. na fase de undo, o sistema repete as atualizações de todas as transações varrendo o log para a frente a partir do último ponto de verificação.

IV. depois que a fase de undo da recuperação termina, o processamento normal da transação pode ser retomado.

As considerações acima são, respectivamente: 

Alternativas
Comentários
  • I. na fase de UNDO, o sistema realiza o rollback varrendo o log ao contrário a partir do final.

    III. na fase de REDO, o sistema repete as atualizações de todas as transações varrendo o log para a frente a partir do último ponto de verificação.


    Simplificando: Possíveis Estratégias de recuperação 

    1.Perda por falha:

    –Reconstrução (REDO)

    –Backup ------------> estado consistente mais próximo da falha

    2.O BD tornou-se inconsistente:

    –Reverter mudanças (UNDO)

    –BD inconsistente -------> BD consistente

    Fonte Provas de TI

ID
1826986
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Das propriedades desejadas nas implementações de bancos de dados, designadas pelo acrônimo ACID, o “D” de durabilidade é extremamente importante porque trata da persistência dos dados mesmo no caso de falhas graves. Usualmente, a técnica empregada para garantir essa propriedade baseia-se na utilização de:

Alternativas
Comentários
  • A durabilidade no caso de falta grave está além do que apenas um rollback. Precisa de uma medida de controle de risco como backups ou redundância
  • a) algoritmos de controle de concorrência; ISOLAMENTO


    b) comandos de commit e rollback;  ATOMICIDADE

    c) chaves estrangeiras e outras cláusulas que possam prevenir os erros mais comuns;  CONSISTÊNCIA

    d) redundância de dados;  DURABILIDADE

    e) sistemas distribuídos. Visando melhor o DESEMPENHO de um sistema.

  • LETRA D

    a) Garantem o ISOLAMENTO
    b) Garantem a ATOMICIDADE e também a CONSISTÊNCIA
    c) Garantem a CONSISTÊNCIA, conformidade com as regras
    d) CORRETA
    e) Não tem nada a ver com as propriedades de banco de dados

  • As propriedades mais associadas a cada item são:

    a) Isolamento, pois o controle de concorrência permite definir protocolos e comportamentos para que as transações não influenciem indevidamente uma na outra. ERRADA

    b) Atomicidade, já que o commit marca uma transação em que todas as operações ocorreram com sucesso, enquanto que o rollback permite que se reverta os resultados intermediários das transações que falharam. ERRADA

    c) Consistência, pois as chaves estrangeiras e outras cláusulas do gênero são as restrições de integridade que ajudam a manter o banco de dados em um estado consistente. ERRADA

    d) Durabilidade, já que permite que se refaça transações cujos efeitos foram perdidos em caso de falha através de instrumentos como o log. CERTA

    e) Dentre as vantagens dos sistemas distribuídos, encontra-se a tolerância a falhas através da redundância, já que os dados podem estar armazenados em múltiplos locais ao mesmo tempo. Contudo, o log é um instrumento mais adequado para que façamos a associação com a durabilidade, já que é ele que guarda o histórico das operações realizadas pelas transações, permitindo que seus efeitos sejam desfeitos ou refeitos. ERRADA

    Gabarito: D


ID
1839334
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Na recuperação de bancos de dados é comum utilizar-se o arquivo de log (histórico) que, pode conter marcações que denotam que até o momento dessa marcação as transações já confirmadas não precisam ser recuperadas, em caso de falha no banco de dados. A essas marcações atribui-se a denominação de:

Alternativas
Comentários
  • checkpoints - Pontos de verificação


ID
2249233
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um Data Center pode ser conceituado como ambientes denominados de missão crítica, quer dizer, abrigam sistemas e equipamentos responsáveis por processar e armazenar informações de grande relevância, para que haja continuidade de operação nos mais variados tipos de negócio. Data Center pode ser classificado em Tiers, que levam em consideração a infraestrutura de data centers, baseados em suas características de tolerância a falhas e redundância. Acerca das características de redundância de um data center, “um site com redundância __________ tem duas unidades adicionais, módulos, caminhos de distribuição ou sistemas em relação ao mínimo necessário para atender aos requisitos básicos do site”. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • 2.3.3. Redundância N+2
    A redundância N+2 provê duas unidades, módulos, caminhos ou sistemas adicionais em relação aos requisitos mínimos. A falha ou manutenção em duas unidades, módulos ou caminhos, não vai interromper as operações da instalação. Um exemplo seria uma instalação que possui um no-break e um grupo gerador para o caso de falta de energia da concessionária.

    FONTE: https://goo.gl/1J9rVZ

  • A norma ANSI/TIA-942 estabelece nomenclaturas para as definições da redundância dos Data Centers, utilizando como base a classificação Tier. As classificações são as seguintes:

     

    Data Center “N”, sem nenhum tipo de redundância.

    Data Center “N+1”, existe pelo menos uma redundância, por exemplo: nobreak, gerador, link redundante, etc.

    Data Center “N+2”, existe uma redundância a mais, por exemplo: o Data Center será suprido na falta de energia por um nobreak e um gerador, sendo assim duas redundâncias. Podendo se estender para os outros equipamentos, links, refrigeração, sistema de prevenção de incêndios, etc.

    Data Center “2N”, neste caso seria uma redundância completa, por exemplo: duas empresas de distribuição de energia (sendo que essas empresas devem vir de diferentes subestações) para alimentar o Data Center.

    Data Center “2(N+1)” existe uma redundância para cada equipamento, utilizando o exemplo anterior, seria necessário um nobreak ou gerador para cada uma das empresas de energia.

     

    fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialdcseg1/pagina_2.asp


ID
2382664
Banca
ESPP
Órgão
MPE-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Para assegurar a integridade dos dados, exige-se que o sistema gerenciador de banco de dados mantenha diversas propriedades ao processar transações. Por exemplo, se a transação completar com sucesso, todas as atualizações realizadas no banco de dados persistirão, até mesmo se houver uma falha de sistema após a transação se completar. Essa propriedade é conhecida por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

     

    Transação - ACID

     

    Atomicidade - será executada totalmente ou não será executada.

    Consistência - consistência antes e consistência depois.

    Isolamento - não será interferida pela concorrência.

    Durabilidade - o que foi salvo não será perdido, mesmo em caso de pane no sistema.

  • Propriedades ACID

    Atomicidade:

    Uma transação é uma unidade de processamento atômica;

    Deve ser realizada em sua tonalidade ou não ser realizada de forma alguma.

    Exige que executemos uma transação até o fim.

    Preservação da consistência

    Uma transação deve preservar a consistência se ela for completamente executada do início ao fim sem interferência de outras transações.

    Deve levar o banco de dados de um estado consistente para outro.

    Isolamento

    Uma transação deve parecer como se fosse executada isoladamente de outras transações;

    A execução de uma transação não deve ser interferida por qualquer outra transação que acontecem simultaneamente.

    Durabilidade ou permanência

    - As mudanças aplicadas no banco de dados pela transação confirmada precisam persistir no banco de dados.

    - Essas mudanças não devem ser perdidas por causa de alguma falha.

    Alternativa: D


ID
2506030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sistemas de banco de dados estão sujeitos a falhas como falta de energia, erros de software ou mesmo sabotagem dos dados. O sistema de recuperação é responsável pela restauração do banco para um estado consistente que havia antes da ocorrência da falha. Para precaver-se de tais falhas, devem-se preservar as propriedades de

Alternativas
Comentários
  • Grande comentario em inglês Cleiton... um copia e cola...bela contribuição...mas o que realmente me impressiona é que ainda teve gente que considerou util...gente tão preparada nao deveria estar batendo a cabeça nesse site de concursos tentando desesperadamente lograr exito numa aprovação...

  • Atualmente os sistemas de informação suportam vários usuários. O banco de dados tem que garantir a confiabilidade nas transações, haja vista que muitas podem ocorrer concorrentemente.

    O que é uma transação?

    Uma transação é um programa em execução que forma uma unidade lógica de processamento no banco de dados. Uma transação inclui uma ou mais operações de acesso ao banco de dados — englobam operações de inserção, exclusão, alteração ou recuperação. *

    Por que a Restauração (Recuperação) é Necessária?

    O sistema deverá garantir que: (1) todas as operações na transação foram com­pletadas com sucesso e seu efeito será gravado permanentemente no banco de dados ou (2) a transação não terá nenhum efei­to sobre o banco de dados ou sobre quaisquer outras transações. *

    Atomicidade
    A propriedade de atomicidade garante que as transações sejam atômicas (indivisíveis). A transação será executada totalmente ou não será executada.

    Consistência
    A propriedade de consistência garante que o banco de dados passará de uma forma consistente para outra forma consistente.

    Isolamento
    A propriedade de isolamento garante que a transação não será interferida por nenhuma outra transação concorrente.

    Durabilidade
    A propriedade de durabilidade garante que o que foi salvo, não será mais perdido.

    * Algumas respostas foram retiradas do livro: Sistemas de banco de dados – Ramez Elmasri e Shamkant B. Navathe.

     

    Fonte: http://blog.lucasrenan.com/propriedades-acid/

  • bom, achei q dava pra ser A tbm

  • LETRA C

    ATENÇÃO NA LEITURA DA QUESTÕES

    O examinador quis dizer: "Caso haja falha, quais propriedades devem ser observadas para que o BACKUP seja Top e permita fazer uma restauração do banco de dados FILÉ"

    Atomicidade - Garantia de que toda operação será realizada por completo,

    Durabilidade - Garantir que as mudanças persistiram, inclusive para serem reatauradas.

  • Propriedades ACID das Transações: Atomicidade - as transações são atômicas Correção - de um estado correto para outro estado correto Isolamento - as atualizações são ocultadas até que se faça o COMMIT Durabilidade - as atualizações sobrevivem no BD
  • Veja que a restauração ao estado anterior irá ter dois lados: recuperar os efeitos das transações confimradas com sucesso e desfazer aqueles efeitos intermediários das transações. Essas ações estão relacionadas às propriedades de durabilidade e atomicidade, respectivamente.

    Gabarito: C

  • Atomicidade

    Uma transação é uma unidade atômica de trabalho;  ela deve ser realizada em sua totalidade ou não der realidade de forma alguma.

    Consistência

    Uma transação deve preservar a consistência, significando que, se ela for completamente executada do início ao fim sem interferência de outras transações, deve levar o banco de dados de um estado consistente para outro.

    Isolamento

    Uma transação deve parecer como se fosse executada isoladamente de outras transações, embora muitas delas estejam sendo executadas de maneira simultânea. Ou seja, a execução de uma transação não deve ser interferida por quaisquer outras transações que acontecem simultaneamente.

    Durabilidade

    As mudanças aplicadas ao banco de dados pela transação confirmada precisam persistir no banco de dados. Essas mudanças não devem ser perdidas por causa de alguma falha.

    Além disto, segundo ainda ELMASRI e NAVATHE, a propriedade de atomicidade exige que executemos uma transação até o fim. É de responsabilidade do subsistema de recuperação de transação de um SGBD garantir a atomicidade.

    Complementarmente, a propriedade de durabilidade é a responsabilidade do subsistema de recuperação do SGBD.

    Assim, podemos concluir que as propriedades de recuperação do SGBD é ATOMICIDADE e DURABILIDADE.

  • A questão a fala sobre sistema de recuperação, até então poderia ser Consistência, Durabilidade e Atomicidade.Mas vamos primeiro analisar os responsáveis por eles :

    Consistência : Programador ou módulo de restrições de integridade

    Atomicidade : Subsistema de recuperação

    Durabilidade : Subsistema de recuperação

    Então não seria Consistência, porque ela é a capacidade que a execução de uma transação tem de levar o banco de dados de uma estado consistente a outro estado consistente , mas não em caso de falhas externas

    Ex: Temos uma tabela com cpf dos alunos ,uma regra é aplicada ao Banco para que dois alunos não pudessem ter o mesmo cpf. Nesse caso temos a aplicação da consistência. Logo, caso acabe a energia teremos uma falha na integridade desses dados, no momento em que você for referenciar uma tabela esta não estará disponível.

    Para finalizar, O sistema de recuperação é responsável pela restauração do banco para um estado consistente da Atomicidade e a Durabilidade . Na atomicidade é aquele verdadeiro 8 ou 80 , já na durabilidade os efeitos de sucesso devem permanecer mesmo em quedas de energia.

    É difícil mas é só lembrar que a consistência não combina com falhas externas - Falta de energia, por exemplo.

    Fonte : Estratégia Concursos.

  • A questão gera dúvida entre as propriedades de consistência e atomicidade. Eu consegui sanar essa dúvida no momento que li na questão que

    "O sistema de recuperação é responsável pela restauração do banco para um estado consistente que havia ANTES da ocorrência da falha." Aqui fica caracterizado a propriedade da atomicidade.

    A propriedade da consistência diz que uma transação deve preservar a consistência, significando que, se ela for completamente executada do início ao fim sem interferência de outras transações, deve levar o banco de dados de um estado consistente para outro.

    Espero ter ajudado.

  • Propriedades das transações >> Responsáveis:

    ATOMICIDADE >> Subsistema de recuperação

    ISOLAMENTO >> Subsistema de controle de concorrência.

    DURABILIDADE >> Subsistema de recuperação.

    CONSISTÊNCIA >> Programador ou módulo de restrições de integridade.

    Fonte: Ramom Souza - Exponencial

  • C

    Atomicidade: Caso ocorra erro em determinada transação, todo o conjunto a ela relacionado será desfeito até o retorno ao estado inicial (antes do erro)

    Durabilidade: mesmo no caso de uma falha ou reinício do sistema, os dados estão disponíveis em seu estado correto.

  • Gabarito Letra C

    ATOMICIDADE: Uma transação é uma unidade de processamento atômica que deve ser executada integralmente até o fim ou não deve ser executada. – Responsável: Subsistema de Recuperação.

    DURABILIDADE: Os efeitos de uma transação em caso de sucesso devem persistir no banco de dados mesmo em casos de quedas de energia, travamentos ou erros. – Responsável: Subsistema de Recuperação.

  • Discordo, dizem que não se trata de consistência pois a consistência se refere a transações completadas com sucesso, no entanto a durabilidade TAMBÉM se refere a transações completadas com sucesso:

    "DURABILIDADE:

    Os efeitos de uma transação em caso de sucesso devem persistir no banco de dados mesmo em casos de quedas de energia, travamentos ou erros."

    Fonte - Estratégia.

  • Gabarito: C

    Características das transações do banco de dados: A C I D

    Atomicidade = sistema de recuperação

    Consistência = sistema de integridade

    Isolamento = sistema de concorrência

    Durabilidade = sistema de recuperação

  • Fala meu aluno(a)!

    Gabarito: LETRA C.

    Professor, esse assunto cai muito em provas?

    R. Cai não, chove nas provas, kkkkkk. (É preciso entender, depois memorizar).

    Propriedades de Banco de Dados Chamado também de: (Transações).

    Qual a propriedade de Banco de Dados: ACID.

    Atomicidade

    Consistência

    Isolamento

    Durabilidade

    Atomicidade: Uma transação é uma unidade de processamento que deve ser realizada integralmente ou não é realizada (ou tudo ou nada).

    Consistência: Uma transação, após sua execução, deve levar o Banco de Dados de um estado consistente para outro estado consistente. A transação cria um novo estado válido dos dados ou em caso de falha retorna todos os dados ao seu estado antes que a transação foi iniciada.

    Isolamento: Uma transação em andamento mas ainda não validada deve permanecer isolada de qualquer outra operação, ou seja, garantimos que a transação não será interferida por nenhuma outra transação concorrente.

    Durabilidade: Dados validados são registados pelo sistema de tal forma que mesmo no caso de uma falha e/ou reinício do sistema, os dados estão disponíveis em seu estado correto.

    Bons estudos!


ID
2673334
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Se uma transação que realiza uma atualização nos dados armazenados em um banco de dados falhar por algum motivo, ela sofrerá

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: D. 

     

    commit ocorre quando a transação terminou com sucesso e deve ser gravada em disco. Quando a transação falha, primeiro sinaliza-se o abort e depois faz o rollback do banco para o estado anterior à transação. 


ID
2752099
Banca
FAURGS
Órgão
BANRISUL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A recuperação de falhas de transação significa que o banco de dados é restaurado ao estado consistente mais recente antes da falha. A recuperação é dependente de técnicas de atualização da base de dados ao longo das transações: adiada (quando não atualizam fisicamente o banco de dados até o ponto de confirmação – commit) ou imediata (que pode atualizar a base de dados antes do ponto de confirmação).

Considere as afirmações abaixo sobre técnicas de recuperação de falhas de transação não catastróficas.

I - Baseiam-se em informações sobre as mudanças que foram aplicadas aos itens de dados pelas diversas transações, tipicamente mantidas em um log de sistema.
II - Em caso de falhas em atualização adiada, como nenhuma alteração foi efetivamente feita na base de dados, este tipo de recuperação é chamado de No-Undo/No-Redo.
III - A técnica denominada Undo/No-Redo é usada para recuperação de falhas em atualização imediata e requer o uso da estratégia force para decidir quando os buffers atualizados da memória principal são gravados de volta no disco.
IV - A técnica denominada Undo/Redo é outra alternativa para recuperação de falhas em atualização imediata. É necessária quando o ponto de confirmação foi atingido, mas não há garantias de que todas as mudanças tenham sido gravadas em disco. Isto é resultado da adoção da estratégia steal/no-force.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • I - Certo

    II - Errado. Atualização adiada ou no-undo/redo

    III - Certo

    IV - Certo

  • adiada = No-Undo/ Redo

    imediata = Undo/ No-Redo


ID
2752102
Banca
FAURGS
Órgão
BANRISUL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Falhas catastróficas referem-se a uma lista extensa de problemas, como falha de energia, incêndio, sabotagem, regravação de discos por engano, entre outros. Em relação à recuperação do banco de dados contra falhas catastróficas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2752168
Banca
FAURGS
Órgão
BANRISUL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre recuperação de banco de dados, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A - as técnicas de atualização imediata (postergam qualquer atualização) Acho que essa informação está errada real no banco de dados em disco até que uma transação atinja o seu ponto de confirmação (commit).

    A técnica de recuperação baseada em atualização imediata faz com que o banco de dados seja ou não "imediatamente" atualizado, quando uma transação emite um comando de atualização, sem ter que esperar que a mesma atinja seu ponto de confirmação. 

    B - o log do sistema mantém informações sobre as mudanças nos itens de dados das transações, com o objetivo de restaurar o sistema em caso de falha. Correto

    C -

    D - as técnicas de atualização adiada podem aplicar mudanças ao banco de dados no disco Depois que a transação alcance uma conclusão bem-sucedida.

    E - sombreamento é a técnica de gravação do cache dos blocos de discos no em outra localização mesmo local do diretório original com o objetivo de recuperar os blocos em caso de falha.

  • Acho que o erro da C seja que essa técnica exige um log.


ID
2764528
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Duas tabelas de página são mantidas durante a vida de uma transação: a tabela de página atual e a tabela de página cópia. Quando a transação inicia, as duas tabelas são idênticas. A tabela de página cópia nunca é alterada durante execução da transação. A tabela de página atual é alterada quando a transação processa uma operação de escrita. Quando a transação é parcialmente efetivada, a tabela de página cópia é descartada e a tabela de página atual torna-se a nova tabela de página. Se a transação for abortada, a tabela de página atual é descartada. Qual é a técnica de recuperação do banco de dados em caso da falha descrita acima?

Alternativas
Comentários
  • Paginação sombra (SHADOW)

    - É o esquema de recuperação que não exige o uso de um log em um ambiente monousuário. 

    - Em um ambiente multiusuário, um log pode ser necessário para o controle de concorrência. 

    - A paginação de sombra considera o banco de dados composto de uma série de páginas de disco de tamanho fixo para fins de recuperação. 

    - Durante a execução da transação, o diretório sombra nunca é modificado.

    - A recuperação após falhas é mais rápida.

    - Duas tabelas de página são mantidas durante a vida de uma transação: a tabela de página atual e a tabela de página cópia. 

    - Quando a transação inicia, as duas tabelas são idênticas. 

    - A tabela de página cópia nunca é alterada durante execução da transação. A tabela de página atual é alterada quando a transação processa uma operação de escrita.

    Alternativa: A

  • A ideia é manter duas tabelas de página durante o processamento. A tabela de páginas atuais e a tabela de páginas shadow. Quando uma transação começa ambas as tabelas são idênticas. Então as operações são feitas na página corrente. Quando todas as alterações terminam a página corrente transforma em página shadow. As alterações, então são passadas para a nova página corrente.


ID
2805514
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em recuperação de bancos de dados após falhas baseada em log, as técnicas diferem em aspectos que impactam no algoritmo de recuperação, tais como os momentos nos quais dados são gravados no banco de dados e registros são gravados no log. Na técnica UNDO/NO-REDO, todas as atualizações (inclusão, exclusão e modificação de dados) de uma transação são gravados (persistidas) no banco de dados, necessariamente,

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: C.


    Nas modificações imediatas (write-through), usa-se o undo/no-redo, visto que ela permite submeter modificações ao banco de dados enquanto as transações ainda estão ativas, ou seja, antes de sofrerem o commit (antes de serem efetivadas).

  • Atualização ADIADA: (REDO / NO-UNDO)

    REDO para todas as operações de escrita das transações acabadas no Log, na ordem em que foram gravada. As transações ativas são canceladas e devem ser ressubmetidas.

    Atualização IMEDIATA:

    1) UNDO / NO-REDO:

    Todas as atualizações são gravadas no BD (disco) antes do commit da transação no Log. Não é necessário redo.

    2) UNDO / REDO:

    Modificações são gravadas no BD (disco) depois do commit da transação no Log.


ID
2857357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O plano de recuperação de desastres é um documento que organizações utilizam como apoio para recuperar as atividades de negócio em caso de interrupção. Nesse documento, uma organização com diversas filiais deve prever

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA B

    A adoção de medidas para garantir o fornecimento de energia, a fim de manter o negócio ativo.

  • Aí eu Filtro sobre Segurança da Informação e aparece isso... Entendi Nada!

  • kkkkk por um momento achei que estava estudando atualidades.

    Voltando ao foco, segurança da informação cadê vc?

  • rsrsrsrs - rindo de desespero.

  • Eventual aumento de impostos sobre serviços - com certeza um desastre!

  • Alguém pode explicar a questão?

  • Velho, isso me apareceu em informática.. DAHSIUDHSUAI..


    "...recuperar as atividades de negócio em caso de interrupção"

    B: a adoção de medidas para garantir o fornecimento de energia, a fim de manter o negócio ativo.


    Única que interrompe efetivamente. Vai lá perder 1 dia de produção pq acabou a energia e depois somar o prejuízo :D

  • eu to louco ou isso parece atualidades? eu heim. cade a parte da segurança aqui?

  • Por um momento, pensei estar respondendo minhas questões de Marketing empresarial do tempo de faculdade, ainda olhei pro cabeçalho da questão. kkkkkk

  • Li a questão 300 vezes pensando: "Se isso é segurança da informação, eu tô estudando muito errado." kkkk


  • 07. Plano de Recuperação de Desastre ou Disaster Recovery Plan: documentação de ações planejadas a serem adotadas antes, durante e após um evento catastrófico, devendo ser documentado e testado com antecedência. Envolve análise minuciosa da estrutura de rede existente, aplicativos, bancos de dados, equipamentos, configuração da organização e detalhes relacionados. É importante definir os principais componentes envolvidos no negócio, o pessoal da equipe de recuperação de desastres com detalhes de contato, objetivo de tempo de recuperação e métodos de comunicação no momento do desastre, instalação alternativa para a organização e lista principal de todos os inventários, locais de armazenamento, cliente/fornecedor, formulários e políticas. Tecnologia desatualizada pode comprometê-lo.


    7.1. Principais objetivos:

    - Minimizar a interrupção das operações comerciais;

    - Minimizar o risco de atrasos;

    - Garantir um nível de segurança;

    - Garantir sistemas de backup confiáveis;

    - Ajudar na restauração das operações com velocidade.


    7.2. Pontos principais:

    a) Prevenção: medidas de segurança que possam barrar os desastres antes que ocorram. Ex: backup e recuperação na nuvem, que evitam que os dados estejam vulneráveis a desastres naturais e outros acidentes.

    b) Antecipação: planejar e desenvolver medidas adequadas para combater desastres inevitáveis.

    c) Mitigação: gerenciar os desastres assim que ocorrem e, dessa forma, minimizar os seus impactos negativos.

  • Questão esquisita...

  • ehehe eu só entendi depois que vi que era sobre segurança de informaçao.. ai as alternativas ficaram sem nexo

  • Gabarito: Alternativa B: A adoção de medidas para garantir o fornecimento de energia, a fim de manter o negócio ativo.

  • como?? kkk

  • Nunca nem vi :(

  • O padrão do QC caiu muito com essa última versão. Os filtros estão bastante desorganizados!

    Fica o alerta aos administradores do site.

  • Aquele momento que você se pergunta aonde tá kkk Tentei fazer a pergunta e consegui kk


    Letra B



  • Jesus... a CESPE ficou loka de vez !

  • Estranho!

  • Misericórdia, alguém consegue explicar que é isso?

  • Noções de informática rs

  • Já sei como acertar questões CESPE.

    Quando a questão parecer correta pra você marque ''ERRADO''

    Quando a questão parecer absurda marque ''CERTO''

    Já vi que ultimamente as questões CESPE quanto mais absurdas parecem,

    mais elas estão CORRETAS.

  • E o examinador ainda é pago pra escrever um treco desses.

  • uma dessas eu nem me arrisco a marcar na modalidade CERTO ou ERRADO

  • Questão bem lógica.

  • Juro que voltei pra ver se eu tinha selecionado algo que não fosse informática

  • Juro que não entendi.

  • Minha Nossa Senhora...

  • Aí quebra o concurseiro, CESPE!

  • Ai gente.. Eu não aguento com essas questões da Cespe não!

  • Quando eu acho que essa banca não pode mais me surpreender ela faz uma questão dessa

  • Lembre-se da Usina Nuclear: Com diversas filiais em Springfield, eu devo prever um plano de recuperação sobre desastres de um documento, pois o fornecimento de energia não é 100% seguro.

    ps: Tendo em vista que às vezes, eu provoco alguns picos de energia. D'oh.

  • Misericórdiaa! lkkkkk

  • karacas. Pensei que ra questão de atualidades. rs

  • Segurança da Informação envolve também infraestrutura. Manter o datacenter ligado a um gerador ou ter computadores ligados a nobreaks também faz parte desse assunto.

  • errei na primeira e tô errando de novo

  • Tá de brincadeira ... manter energia ... segurança da informação ...

    Ser técnico tributário do rio grande do sul não tá fácil não ....

  • ENERGIA = P/ MANTER COMPUTADORES LIGADOS E FUNCIONAIS

  • Que viagem, gente kkkkkk

  • Vocês ai que estão falando da segurança da informação.... E eu q coloquei no filtro como "banco de dados" kkkk dai me aparece um "reserva de recursos para cobrir eventual aumento de impostos sobre serviços."

  • Não seja um café com leite nos concursos e estude redação. 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação no último concurso da PF

    _______________________________________________________________

    Eai concurseiro!?

    Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?

    Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. https://go.hotmart.com/W44743476R


ID
2994796
Banca
FCC
Órgão
SEMEF Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um projeto da Fazenda Municipal sobre a recuperação de bancos de dados vai aplicar a técnica da recuperação adiada, na qual as alterações observadas no banco de dados são salvas

Alternativas
Comentários
  • Alternativas A e B, sem pé nem cabeça, não faz sentido!

    c) GABARITO DA QUESTÃO, conhecida também como: Atualização Postergada

    d) Incorreta, basicamente uma ATUALIZAÇÃO IMEDIATA

    e) Incorreta, na atualização adiada(postergada) fazemos uso de checkpoint e não buffer.

  • a) Os tipos de recuperação (adiada ou imediata) não têm nada a ver com o encerramento da sessão (não seção, hein, FCC?). Essas técnicas estão relacionadas ao momento em que os efeitos das transações são escritos no disco, se de forma imediata ou se somente após o commit. ERRADA

    b) A linguagem SQL é declarativa. O usuário não explicita todas as ações que serão realizadas, e sim manda um comando que contém o resultado que ele espera. Por exemplo, um comando DELETE FROM Tabela remove os registros da tabela, sem que seja necessário que o usuário especifique que o registro tem que ser encontrado no disco, transferido para o buffer, etc etc. ERRADA

    c) Essa é a resposta “mais correta”, pois a recuperação adiada tem como pressuposto, realmente, o fim da operação da transação. Os dados só serão escritos no banco de dados caso a transação seja efetivada ou confirmada.

    A alternativa não está 100% correta, já que uma transação pode ser finalizada em duas situações: quando há um commit ou quando há uma operação abort, caso em que seus efeitos não serão gravados no banco! De todo modo, ela foi o gabarito da banca e é a que melhor se encaixa na pergunta em relação às demais. CERTA

    d) Essa é uma descrição da recuperação imediata, não adiada! ERRADA

    e) Essa alternativa não tem nada a ver. A FCC inventou essa restrição para encher linguiça. Esses números arbitrários aparecem muito nas provas da banca e geralmente estão errados, quando se trata de conceitos gerais a respeito de bancos de dados, sem se tratar de um SGBD específico. ERRADA

    Gabarito: C


ID
3007849
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Segundo Navathe (2011), no contexto de recuperação em sistemas de múltiplos bancos de dados, para manter a atomicidade em uma transação multibanco de dados, qual protocolo pode ser utilizado?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Para manter a atomicidade de uma transação multibanco de dados, é preciso ter um mecanismo de recuperação de dois níveis.

    Um gerenciamento de recuperação global, ou coordenador, é necessário para manter informações usadas para recuperação, além dos gerenciadores de recuperação locais e as informações que eles mantêm (log, tabelas).

    O coordenador costuma seguir um protocolo chamado PROTOCOLO DE CONFIRMAÇÃO EM DUAS FASES.

    DATE, C. J. Introdução a Sistemas de Bancos de Dados. 8.ed. [S.l.]: Campus, 2004

    Pág 556

  • Confirmação em duas fases ou Two Phaser Commiter garante que as operações de uma transação tenham sido concluídas ou rejeitadas

    Gabarito D

    fonte: Navathe

  • Two-phase lock = Garante Isolamento

    Two-phase commit = Garante Atomicidade

    Arquivos de log que provêm redundância = Garante Durabilidade


ID
3046726
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Para garantir algumas das propriedades ACID de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), um Analista de Sistemas, verificou que:

I. os protocolos de Controle de Concorrência garantem a consistência dos dados por meio de acessos concorrentes; e
II. os protocolos de Recuperação de Falhas garantem a consistência dos dados após falhas do sistema.

Correspondem corretamente aos protocolos I e II, respectivamente, as propriedades ACID:

Alternativas
Comentários
  • Questão ligada às propriedades ACID

     

    A tomicidade - Subsistema de recuperação de transação de um SGBD. Exige que a transação deve ser até o fim. Tudo ou nada.

    C onstência - Restrições de integridade

    solamento - Imposta pelo subsistema de contrple de concorrência do SGBD

    D urabilidade - ou permanência: Mudanças não devem ser perdidas

     

    Letra C

     

  • Isolação ou Isolamento?

  • I. Esta propriedade diz respeito ao gerenciamento das múltiplas transações que ocorrem de forma concorrente no SGBD. Ou seja, ela determina que os resultados das operações devem ser corretos, como se elas tivessem ocorrido de forma sequencial, mesmo que haja mais de um usuário tentando modificar ou ler o mesmo dado ao mesmo tempo. Essa propriedade é conhecida como isolamento. A FCC, aqui, a chamou de isolação.

    II. Essa propriedade diz que, mesmo que as transações falhem, o SGBD devem mantê-lo em um estado consistente. Essa tolerância a falhas é dada pela propriedade da atomicidade, que determina que uma transação deve ocorrer por completo ou então não produzir efeitos intermediários no BD.

  • Isolação?????

  • isolação: estado de quem vive isolado; isolamento.


ID
3640492
Banca
FAURGS
Órgão
BANRISUL
Ano
2017
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A recuperação de falhas de transação significa que o banco de dados é restaurado ao estado consistente mais recente antes da falha. A recuperação é dependente de técnicas de atualização da base de dados ao longo das transações: adiada (quando não atualizam fisicamente o banco de dados até o ponto de confirmação – commit) ou imediata (que pode atualizar a base de dados antes do ponto de confirmação).  

 
Considere as afirmações abaixo sobre técnicas de recuperação de falhas de transação não catastróficas. 
 
I. - Baseiam-se em informações sobre as mudanças que foram aplicadas aos itens de dados pelas diversas transações, tipicamente mantidas em um log de sistema. 

II. - Em caso de falhas em atualização adiada, como nenhuma alteração foi efetivamente feita na base de dados, este tipo de recuperação é chamado de No-Undo/No-Redo. 

III. - A técnica denominada Undo/No-Redo é usada para recuperação de falhas em atualização imediata e requer o uso da estratégia force para decidir quando os buffers atualizados da memória principal são gravados de volta no disco.  

IV. - A técnica denominada Undo/Redo é outra alternativa para recuperação de falhas em atualização imediata. É necessária quando o ponto de confirmação foi atingido, mas não há garantias de que todas as mudanças tenham sido gravadas em disco. Isto é resultado da adoção da estratégia steal/no-force. 
 
Quais estão corretas? 

Alternativas

ID
3864511
Banca
AJURI
Órgão
Desenvolve - RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de processamento de transações, controle de concorrência e recuperação, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • SÃO PROPRIEDADES CLÁSSICAS DOS BANCOS DE DADOS (ACID):

    1.Atomicidade: transação será feita completamente ou não será feita.

    2.Consistência: A transação cria um novo estado válido dos dados, em caso de falha, retorna-se ao estado inicial.

    3.Isolamento: uma transação em andamento deve permanecer isolada de qualquer outra operação;

    4.Durabilidade: dados são registrados de tal forma que mesmo no caso de falha ou reinício do sistema, os dados estarão disponíveis em seu estado correto.

    .

    Corrigindo a questão:

    A) exigir que a transação seja executada em sua totalidade ou, então, ela não será realizada de forma alguma é uma característica da propriedade de consistência da transação. Errada, se refere a Atomicidade, não consistência.

    B) a transação em bloqueio de duas fases é dividida em fase de crescimento ou expansão, onde novos bloqueios podem ser adquiridos, e a de encolhimento, onde os bloqueios ficam retidos. Errada, acho que o examinador inventou essa.

    C) a propriedade de durabilidade da transação significa que as mudanças aplicadas ao banco de dados pelas transações confirmadas precisam persistir e não devem ser perdidas por qualquer falha. CERTA

    D) e uma transação for executada do início ao fim sem a interferência de outras transações e o banco de dados mantiver seu estado consistente antes e depois da sua execução, é uma característica da sua propriedade de isolamento. Errada, se refere a consistência, não isolamento.

    E) durante a execução de uma transação, podem ocorrer falhas por diversos motivos impactando diretamente o resultado final de sua execução, contudo, é possível recuperar o estado do banco de dados abortando aquela transação executada mesmo com sua confirmação. Errada, fere a consistência.

  • Só complementando a resposta do Ednaldo, na letra b o correto seria: na fase de encolhimento os bloqueios são liberados

  • Complementando o COLEGA REGINALDO

    Sobre a B

    - TWO - PHASE LOCK/ BLOQUEIO EM DUAS FASES = Garante ISOLAMENTO

     - Fase de Expansão/Crescimento = NOVOS BLOQUEIOS PODEM SER OBTIDOS, MAS NENHUM PODE SER LIBERADO

     - Fase de Encolhimento = BLOQUEIOS PODEM SER LIBERADOS, MAS NENHUM NOVO PODE SER OBTIDO.

    GAB C


ID
3921307
Banca
COMPERVE
Órgão
TJ-RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O ELK Stack diz respeito a um conjunto de projetos relacionados ao processamento, visualização e busca de informações, utilizados em diversos contextos nas aplicações de hoje em dia, em especial aquelas destinadas a lidar com grandes volumes de dados. Nesse contexto, os projetos Kibana e Beats implementam mecanismos de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Kibana é parte da pilha ELK, composta também pelo Elasticsearch e o Logstash. O Elasticsearch é uma ferramenta de indexação textual altamente difundida e o Logstash facilita a leitura de logs (em um sentido amplo do termo, que inclui qualquer tipo de dado que represente eventos e seja gerado de forma automática, em um formato bem definido e continuamente). Já o Kibana permite a criação de gráficos a partir de dados indexados no Elasticsearch, ou seja, um visualizado de dados.

    O Beats é uma plataforma gratuita e aberta para agentes de dados de finalidade única. Eles enviam dados de centenas ou milhares de computadores e sistemas para o Logstash ou o Elasticsearch.

    Fontes:https://www.elastic.co/pt/beats/

    https://www.devmedia.com.br/dados-abertos-no-elasticsearch-uma-aplicacao-pratica-com-logstash-e-kibana/32992


ID
4184032
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre recuperação após falha em sistemas de bancos de dados relacionais.


I. Uma parte integrante de um sistema de banco de dados é o esquema de recuperação que é responsável pela restauração do banco de dados para um estado consistente que havia antes da ocorrência da falha.

II. Vários tipos de falhas podem ocorrer em um sistema, cada um dos quais exigindo um tratamento diferente. As falhas mais difíceis de tratar são aquelas que resultam em perda de informação.

III. Para preservar a consistência do banco de dados, exige-se que cada transação seja atômica.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E!

    A recuperação de falhas existe para garantir as propriedades de atomicidade e durabilidade de transações.

    O sistema de recuperação (restauração) de falhas é responsável pela restauração do banco de dados para um estado – o que havia antes da ocorrência de uma falha.

    Os algoritmos de recuperação de falhas possuem duas partes:

    Ações tomadas durante o processamento normal da transação a fim de garantir informações suficientes para permitir a recuperação de falhas;

    Ações tomadas em seguida à falha, recuperando o conteúdo do banco de dados para um estado que assegure sua consistência e a atomicidade e durabilidade das transações.

    https://www.inf.unioeste.br/~clodis/BDII/BDII_Modulo_3.pdf

  • GABARITO: E

    " Transação Atômica, em ciência da computação, é uma operação, ou conjunto de operações, em uma ase de dados, ou em qualquer outro istema computacional, que deve ser executada completamente em caso de sucesso, ou ser abortada completamente em caso de erro. Um exemplo prosaico que ilustra este conceito é o da gravidez. Não se diz que uma mulher está "meio grávida"; ou ela está grávida ou não está.

    O exemplo clássico para a necessidade de uma "transação atômica" é aquele da transferência entre duas contas bancárias. No momento de uma transferência de valores de uma conta "A" para uma conta "B", que envolve pelo menos uma operações de ajuste no saldo para cada conta, se o computador responsável pela operação é desligado por falta de energia, espera-se que o saldo de ambas as contas não tenha se alterado. Neste caso são utilizados sistemas que suportam transações atômicas." (Wikipédia)


ID
5041444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, a respeito de balanceamento de carga e conceitos de falhas e recuperação.


Para a recuperação de falhas, é utilizada a técnica de paginação em sombra, que consiste em fazer uma cópia das operações realizadas no banco de dados em outro esquema igual ao utilizado no banco corrente.

Alternativas
Comentários
  • A técnica de recuperação de falhas com base em paginação sombra constrói um catálogo com um número n de entradas, onde a i-ésima entrada aponta para a i-ésima página do banco de dados em disco.

  • é nessa hora que os PF vibram

  • "A paginação shadow (sombra) é um esquema de recuperação utilizado em banco de dados que possibilita manter as informações originais alteradas por uma transação que foi cancelada. Esse esquema de recuperação é caracterizado por copiar o catálogo corrente, cujas entradas apontam para as páginas em disco mais recentes, para o catálogo shadow no início da transação."

  • Comentário de um colega em uma outra questão sobre o tema: "Paginação de Sombra: BD é constituído de páginas; Uma tabela de página com N entradas, onde a entrada da tabela de página i aponta para a página i do BD no disco; A tabela de página fica na memória principal; Princípio de funcionamento: 1. Quando uma Ti inicio execução, a TabPagCorrente é copiada para TabPagSombra (salva em disco); 2. Durante a execução, a TabPagSombra não muda; 3. Quando um write ocorre numa página, uma nova cópia da página modificada é criada e é apontada pela TabPagCorrente; 4. Para recuperar de uma falha, basta liberar as páginas modificadas e descartar a TabPagCorrente (a TabPagSombra disponibilizará o estado anterior à falha) 5. Confirmar uma Ti => Descartar a TabPagSombra Vantagens: UNDO não é necessário REDO não é necessário Desvantagens: Mudança de locações páginas no disco => complexo gerenciador de armazenamento; Overhead de copiar a tabela de página de sombra para disco quando Ti confirma é maior se Tab_Pagina é grande. Fonte: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~baptista/cursos/BDadosI/Unidade6c.doc"
  • mais uma do protocolo NNV nunca nem vi kkkkkkkkkk

  • A paginação shadow (sombra) é um esquema de recuperação utilizado em banco de dados que possibilita manter as informações originais alteradas por uma transação que foi cancelada. Esse esquema de recuperação é caracterizado por copiar o catálogo corrente, cujas entradas apontam para as páginas em disco mais recentes, para o catálogo shadow no início da transação.

    fonte: questão Q71424

  • Gabarito: ERRADO

  • Trata-se de uma questão sobre sistemas em alta disponibilidade.

    O comando da questão afirma que a paginação em sombra consiste em fazer uma cópia das operações realizadas no banco em outro esquema igual no banco corrente.

    A paginação em sombra (que considera que o BD é composto por um número de páginas de tamanho fixo para o processo de recuperação), quando a transação de inicia, o catálogo corrente cujas entradas apontam para as mais recentes páginas são copiadas para o shadow enquanto o catálogo corrente é usado pela transação.

    O erro da questão é falar que os esquemas são iguais, visto que isso ocorre só no inicio, quando a transação começa, ambas são idênticas, mas nenhuma alteração é feita no shadow, dessa forma se for necessária a recuperação basta recuperar o shadow sem a necessidade de Undo ou Redo das operações.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Esquemas pertencem à camada lógica do BD.

    A paginação em sombra usa estruturas de memória duplicadas, atuando portanto na camada física do BD.

    E ao contrário do que o nome parece sugerir, a página sombra não é uma área experimental de execução de transações, e sim um backup do estado anterior do banco. Primeiro o BD atualiza a página atual de memória, depois atualiza a página sombra. Se houve problema com a transação, o rollback é efetuado copiando a página sombra para a página atual.