SóProvas


ID
5041462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito das técnicas de modelagem e otimização de bases de dados multidimensionais, julgue o próximo item.


O esquema de estrela é formado por uma tabela de fatos e várias tabelas auxiliares, denominadas tabelas dimensionais. A consulta ocorre inicialmente nas tabelas dimensionais e depois na tabela de fatos, por meio de uma estrutura de chaves estrangeiras.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    O Esquema de estrela possui uma tabela de fatos central, conectada a várias tabelas de dimensão (1:N), sendo uma única tabela para cada dimensão.

  • CREIO QUE O GABARITO ESTEJA CORRETO, PORQUE O CESPE PEGOU ESSA DO WIKIPÉDIA. KKK

    .

    .

    O nome foi adotado devido a semelhança do modelo como uma estrela. No "centro" da estrela, existe a o que chamou tabela de fatos, rodeada por tabelas auxiliares, chamadas de dimensões. A tabela de fato conecta-se as demais dimensões por múltiplas junções e as tabelas de dimensões conectam-se com apenas uma junção a tabela de fatos.

    Desta forma a consulta ocorre inicialmente nas tabelas de dimensão e depois nas tabelas de fatos, assegurando a precisão dos dados por meio de uma estrutura de chaves onde não é preciso percorrer todas as tabelas, garantindo um acesso mais eficiente de com melhor desempenho.

  • GAB. ERRADO

    Concordo com o Rogerio K.

    ''O esquema de estrela é formado por uma tabela de fatos e várias tabelas auxiliares, denominadas tabelas dimensionais. ''

    Essa parte tá ok

    ''A consulta ocorre inicialmente nas tabelas dimensionais e depois na tabela de fatos, por meio de uma estrutura de chaves estrangeiras.''

    Como disse o colega, as chaves estrangeiras estão na tabela FATO, que usa as chaves primárias das tabelas DIMENSÕES.

  • Várias questões com o gabarito trocados!!!!

  • - Modelo Estrela = é basicamente uma Tabela de Fatos central conectada a várias Tabelas de Dimensão em um relacionamento 1:N, sendo uma única tabela para cada dimensão.

    - Modelo Snowflake = é basicamente uma Tabela de Fatos central conectada a várias Tabelas de Dimensão, sendo possível haver várias tabelas para cada dimensão.

     

    O esquema multidimensional estrela de data warehouse é composto por uma tabela de fatos associada com uma única tabela para cada dimensão

     

  • Gabarito: Anulável

    O esquema de estrela é formado por uma tabela de fatos (Certo) e várias tabelas auxiliares , denominadas tabelas dimensionais (Certo). A consulta ocorre inicialmente nas tabelas dimensionais (Nem sempre) e depois na tabela de fatos, por meio de uma estrutura de chaves estrangeiras.

    Explico:

    Ex 1: Vou pesquisar por compras (Fato) que tenha o produto X (Dimensão)

    Nessa situação a consulta seria primeiramente na tabela dimensão, visto que preciso do id da tabela dimensão (produto) para buscar as vendas (fatos) que tenham este id.

    Ex 2: Vou pesquisar por compras (Fato) que tenham preço total superior a R$ 1.000,00.

    Aqui não tem como fugir, a consulta é feita primeiramente na tabela Compra(Fato). A partir da tabela fato pego as dimensões dela. (Veja que nesse exemplo quem tem o valor total da compra é a tabela fato)

    Como não fiz essa prova, não entrei com recurso, mas acredito que seja possível entrar com um, alegando os fatos acima descritos.

    Erros, sugestões e alterações é só me mandar mensagem.

  • Examinador tirou essa da Winkpedia:

    Gab: C

    Os dados são modelados em  ligadas a uma . As tabelas dimensionais contêm as características de um evento. A tabela de fatos armazena os fatos ocorridos e as chave para as características correspondentes, nas tabelas dimensionais.

    O nome foi adotado devido a semelhança do modelo como uma . No "centro" da estrela, existe a o que chamou tabela de fatos, rodeada por tabelas auxiliares, chamadas de dimensões. A tabela de fato conecta-se as demais dimensões por múltiplas junções e as tabelas de dimensões conectam-se com apenas uma junção a tabela de fatos.

    Desta forma a consulta ocorre inicialmente nas tabelas de dimensão e depois nas tabelas de fatos, assegurando a precisão dos dados por meio de uma estrutura de chaves onde não é preciso percorrer todas as tabelas, garantindo um acesso mais eficiente de com melhor desempenho

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Esquema_estrela

  • Complementando...

    O esquema estrela é uma estrutura simples, com poucas tabelas e ligações(relacionamentos) bem definidas (POE, KLAUER, BROBST, 1998), assemelha-se ao modelo de negócio, o que facilita a leitura e entendimento, não só pelos analistas, como por usuários finais não familiarizados com estruturas de banco de dados. Permite a criação de um banco de dados que facilita a execução de consultas complexas, podendo ser realizadas de modo eficiente e intuitivo pelo usuário.

    No mesmo sentido,

    O esquema de estrela transforma os dados em tabelas Fatos, onde se concentram os dados de interesse de manipulação numérica e estatística. Nas tabelas Dimensão, possuem as chaves de entrada do modelo, além das informações descritivas de cada dimensão (BARBIERI, 2001). A Tabela de Fatos está no centro da “estrela”, cujos pontos são as tabelas de dimensões. O esquema de estrela otimiza o armazenamento no banco de dados, em relação a acessos aos dados.

  • Assertiva C

    O esquema de estrela é formado por uma tabela de fatos e várias tabelas auxiliares, denominadas tabelas dimensionais. A consulta ocorre inicialmente nas tabelas dimensionais e depois na tabela de fatos, por meio de uma estrutura de chaves estrangeiras.

  • Sem base essa questão.

  • "A consulta ocorre inicialmente nas tabelas dimensionais e depois na tabela de fatos"

    Essa parte foi complicada. Mas só aprendemos quando erramos.

  • Gabarito C.

    Características do modelo Estrela:

    • Dados não normalizados

    • Maior redundância dos dados.

    • Ocupa mais espaço de armazenamento.

     • Maior agilidade de recuperação dos dados.

  • Essa questão está com o gabarito Trocado

  • A pesquisa não ocorreria primeiramente na tabela FATO depois nas auxilirares?

    Acho realmente que esta questão está com o gabaritdo trocado.

  • Essa questão não tem resposta. Coisa do estagiário do CESPE. Vejam, é o otimizador de consultas do banco quem dirá por onde a consulta "começará". De modo geral, a estratégia mais comum é "começar" pela tabela menor e fazer um merge, ou qq outra coisa que o otimizador achar menos custoso. Mas msm assim, não necessariamente a tbl de dimensão será menor q a fato.

  • O raciocínio é que as tabelas Fato são as mais pesadas do DW, portanto ao elaborar uma consulta, naturalmente você filtrará primeiro os valores Dimensão a fim de não sobrecarregar o sistema. E se você tentar consultar pela tabela Fato primeiro, o otimizador irá descobrir o melhor caminho e executar de outra forma.