-
MIB é usado para gerenciamento de entidades em uma rede de comunicação. Ele é frequentemente utilizado para se referir a um subconjunto particular, mais corretamente referenciado como módulo MIB.
MIB privada é aquela em que seus componentes fornecem informações específicas dos equipamentos gerenciados, como configuração, colisões e também é possível reinicializar, desabilitar uma ou mais portas de um roteador.
A MIB experimental é aquela em que seus componentes (objetos) estão em fase de desenvolvimento e teste, em geral, eles fornecem características mais específicas sobre a tecnologia dos meios de transmissão e equipamentos empregados.
(Não sou da área)
-
De fato, a RFC1213 define a MIB como "uma estratégia de duas pontas para gerenciamento de rede de internets baseados em TCP / IP".
Porém, em uma rápida pesquisa na internet, encontram-se vários tutoriais para coletar informações de hardware não relacionados à rede através do SNMP.
Aqui um tutorial da Oracle que trata especificamente da temperatura:
https://docs.oracle.com/cd/E19197-01/835-0784-05/z40000241988191.html
Outros exemplos
https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/defender-for-iot/how-to-set-up-snmp-mib-monitoring
https://www.norwegiancreations.com/2017/06/do-it-yourself-snmp-temperature-monitoring-system/
-
passivel de recurso, snmp tem em nobreaks.
-
Segunda questão da prova que vejo com gabarito diferente do oficial. Esta questão foi a de número 140 do caderno da Área 4. Fiz a prova e acertei. Os comentários que concordam com o gabarito errado lançado pelo site, mostram que não podemos confiar nos comentários. E tem muita gente repetindo m...
-
Management information base (MIB), em português base de informações de gerenciamento, é um banco de dados usado para gerenciamento de entidades em uma rede de comunicação. Mais frequentemente associada com o Simple Network Management Protocol (SNMP), o termo também é usado mais genericamente em contextos como no modelo de gerenciamento de rede OSI/ISO.
O banco de dados é hierárquico (estruturado em árvore) e cada entrada é endereçada através de um identificador de objeto.
Fonte: Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Management_information_base
-
O examinador quer saber se é possível gerenciar falhas de hardware em uma rede. SIM, É POSSÍVEL.
É possível realizar o gerenciamento de falhas de hardware , monitorando o estado físico dos dispositivos gerenciados.
A principal informação que este tipo de gerenciamento realiza é informar se o dispositivo gerenciado está UP (funcionando) ou DOWN ( falhas). Da posse desta informação o administrador sabe se a rede está funcionando normalmente, ou, se há alguma falha.
Para o gerenciamento de falhas são utilizados os objetos gerenciados da MIB, porém seria necessário aprofundar demais e deixaria o comentário extenso.
No exemplo da questão o ventilador estaria DOWN (apresentando falhas).
No meu entendimento GABARITO CORRETO, aguardar comentário do professor
-
Certo. "No protocolo SNMP, uma MIB (Base de Informação de Gerenciamento) define uma base de dados que contém informações de gerenciamento relativas aos dispositivos gerenciados.
O SNMP é responsável pelo gerenciamento de dispositivos de redes TCP/IP, ele permite o acesso a informações estatísticas de ativos de rede, como, por exemplo, o estado das interfaces de um roteador, o volume de tráfego de entrada e saída e a quantidade de pacotes descartados."
-
Complementando...
MIB é uma base de dados dos dispositivos gerenciados pelo SNMP.
No protocolo SNMP, uma MIB define uma base de dados que contém informações de gerenciamento relativas aos dispositivos gerenciados. CERTO
-
O agente SNMP, instalado no item a ser gerenciado, contempla uma tabela de informações que pode ser consultada ou modificada pelo sistema gerente. Desta forma, é possível por exemplo consultar como está o tráfego de rede em determinada porta de um switch ou qual o estado de memória em uma máquina Java.
Para que esta consulta possa ser feita, o gerente tem que conhecer as informações que podem ser obtidas do agente SNMP. Isso é garantido pelo uso de algo semelhante a um dicionário de dados: MIB e OID. A MIB é base de informações de gerenciamento e um OID é o identificador único dentro da MIB.
O OID de um dispositivo ou seviço está dentro de uma hierarquia inscrita em Iana.org. Esta hierarquia reserva “pedaços” da árvore para fabricantes e instituições que podem usar os identificadores para uso em SNMP. Como curiosidade, os OID usados em LDAP usam a mesma hierarquia.
-
Pesquisei e entendi assim, me corrijam se estiver errado.
Uma rede é formada por diversos equipamentos. "Alguém" gerencia esses dispositivos, quem é responsável por gerenciar a rede é uma aplicação no host chamada de entidade gerenciadora. Nessa rede o administrador interage com os dispositivos.
Os dispositivos que estão interligados nessa rede mandam informações sobre seu estado para um banco de dados que guarda essas informações, esse banco de dados é o MIB.
A partir do protocolo SNMP a entidade gerenciadora investiga o estado dos dispositivos gerenciados, e realiza ações sobre eles a partir dos seus agentes de rede.
A partir das mensagens SNMP o gerenciador solicita informações sobre os dispositivos a MIB.
Um bom exemplo disso são os sensores de temperatura que mandam informações sobre seu estado.
-
Trata-se de uma questão sobre SNMP.
O comando discorre sobre o uso da MIB no protocolo SNMP.
Bom, a MIB fornece uma forma de definir os objetos gerenciados, e até seus comportamentos. O protocolo SNMP por sua vez atua na gestão da rede, mas ele não define quais objetos o sistema deverá gerenciar, ele define o design extensível na qual a informação é definida pela MIB.
Trocando em miúdos, se um fabricante definir em sua MIB o ventilador de resfriamento de seu equipamento na MIB privada, o protocolo SNMP será capaz de identificar a ocorrência de falhas nesse ventilador.
Gabarito do Professor: CERTO.