SóProvas


ID
5042614
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Ozônio (O3) é um dos gases, que compõem a atmosfera terrestre e um componente relevante do ar atmosférico. Contudo, o Ozônio Troposférico, como contaminante secundário, é prejudicial, pois

Alternativas
Comentários
  • O ozônio troposférico é um agente oxidante. Então, em áreas próximas à troposfera, a qual está diretamente associada aos eventos climáticos que atingem nosso meio, fica difícil se livrar dos processos danosos. Como é um agente oxidante, maltrata bastante os organismos vivos, uma vez que começa a agir ""oxidando"".

    D

    EsPCEx 2022

  • Isso aí pra mim é novidade.

    De fato, usa-se até a ozonioterapia como tratamento para problemas respiratórios, como a bronquite.

    Enfim...

    Gabarito : (D)

  • O gás ozônio (O3) pode ser maléfico ou benéfico para o homem, dependendo de onde ele é encontrado.

    Na baixa atmosfera, também chamada de troposfera (camada que vai da superfície até cerca de 12 km de altitude), o ozônio funciona como um poluente do ar.

    Quando há excesso de ozônio perto da superfície, como foi verificado ontem em algumas áreas da Grande São Paulo, ocorre um aumento na incidência de problemas respiratórios e irritação nos olhos, nariz e garganta.

    Na estratosfera (porção da atmosfera situada acima de 12 km de altitude), o ozônio forma uma camada que protege a Terra dos efeitos prejudiciais da radiação ultravioleta emitida pelo Sol.