- ID
- 5043142
- Banca
- ADM&TEC
- Órgão
- Prefeitura de Gravatá - PE
- Ano
- 2020
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Acolhimento psicológico
Por E. F. Lima e S. A. Cunha, em 2020.
O saber psicológico se expandiu ao longo dos anos e passou a ocupar muitos espaços, fazendo com que os psicólogos realizassem seu trabalho de variadas formas e atendendo a um múltiplo campo de necessidades ao qual são submetidos.
Apesar de ser uma área que já existe há algum tempo, ainda existem atribuições do profissional de psicologia que são pouco esclarecidas perante a sociedade atual. O exemplo disso concerne à prática nas instituições hospitalares, onde o psicólogo desempenha um papel indispensável e imprescindível quando se pensa no bem-estar do indivíduo como um todo.
O serviço oferecido pelos psicólogos nos hospitais tem como objetivo principal a minimização do sofrimento que o paciente apresenta no processo de hospitalização.
Adoecer interrompe um processo visto como natural e traz uma confusão de sentimentos negativos frente ao desconhecido. O paciente é surpreendido por uma crise por vezes acidental e agora é forçado a lidar com as mudanças que ocorrem, com o medo e as angústias que o adoecer e a nova vivência dentro de um ambiente hospitalar trazem consigo.
Viver uma experiência de internação não é algo que faz parte do cotidiano dos indivíduos, quando isso acontece, e principalmente quando é algo que chega de surpresa, há uma ruptura, uma quebra da realidade de rotinas e uma inserção em um ambiente novo, desconhecido e, muitas vezes, hostil. Por essa razão, não existe um preparo para estar submetido a isso, o que pode acarretar, além do problema físico que levou o paciente à internação, uma desestruturação emocional diante das novas vivências que lhe são apresentadas.
É neste momento que a intervenção psicológica surge como um aparato para esse paciente que se sente confuso diante de sua nova realidade e precisa compreender e desenvolver mecanismos que o auxiliem no enfrentamento desse processo de doença. O psicólogo surge como facilitador que irá promover uma estada menos dolorosa nessa internação, seja com intervenções com esse indivíduo, com familiares e até mesmo com a equipe que, por vezes, também necessita desse aparato psicológico.
Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3fy2MIj.
Leia o texto 'Acolhimento psicológico' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:
I. Não existe um preparo para estar submetido à internação hospitalar, o que pode acarretar, além do problema físico que o levou à internação, uma desestruturação emocional diante das novas vivências que são apresentadas ao paciente, como se pode concluir a partir da análise das informações do texto.
II. Quando a internação hospitalar acontece e, principalmente, quando é algo que chega de surpresa, há uma ruptura e uma quebra da realidade de rotinas e uma inserção em um ambiente novo, o ambiente da instituição hospitalar, o qual é desconhecido e, muitas vezes, hostil, conforme se pode inferir, a partir dos dados do texto.
III. Nas instituições hospitalares, os psicólogos buscam avultar o sofrimento do paciente ao mesmo tempo em que contribuem para a compreensão do momento de mudança que o indivíduo internado está vivenciando, conforme pode ser percebido a partir da leitura cuidadosa das informações do texto.
Marque a alternativa CORRETA: