SóProvas


ID
5044186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O momento atual da economia brasileira é um ambiente de recursos restritos, que requer que a tomada de decisão das pessoas avalie as vantagens e desvantagens de cada alternativa. Julgue o item seguinte, em relação aos conceitos de custo oportunidade e fronteiras de possibilidade de produção.


O custo de oportunidade ao optar por um emprego de diretor em uma empresa com remuneração fixa em vez de participar de uma sociedade de uma startup é o mesmo para qualquer pessoa

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O custo de oportunidade é o custo da melhor alternativa não escolhida e não a soma de todos os outros projetos somados ou aquilo que o elemento deixa de ganhar quando faz uma escolha.

    No caso em tela, o benefício é a utilidade proporcionada pela eventual remuneração obtida na sociedade da startup.

    O primeiro ponto aqui é que a utilidade proporcionada uma uma remuneração X pode não ser igual para mim e para você.

    Mas ainda que desconsideremos isso, mesmo assim a questão estaria errada pela incerteza quanto à remuneração que pode ser obtida no empreendimento.

    Se a startup "explodir", a pessoa pode ficar muito rica. Por outro lado, o negócio pode não dar certo e simplesmente, então, não haver remuneração.

    Logo, o custo de oportunidade de se abrir mão do empreendimento na startup vai ser tanto maior quanto menos avessa a pessoa for ao risco.

    Se uma pessoa é muito avessa ao risco, o custo de oportunidade de abrir mão de empreender na startup será baixo porque ela valoriza muito a segurança da remuneração.

    Já uma pessoa menos avessa a risco, terá um custo de oportunidade mais alto por abrir mão de empreender, já que valoriza menos a segurança e está mais disposta a arriscar.

    Prof. Paulo Roberto

  • Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    CUSTO DE OPORTUNIDADE:

    É um conceito teórico que mensura o custo daquilo que se deixa de fazer quando é preciso fazer uma escolha de qualquer tipo.

    # Em um investimento:

    O custo de oportunidade é o benefício que se deixa de receber quando se opta por determinado investimento em detrimento de outro, sendo os benefícios das alternativas rejeitadas o custo oportunidade da alternativa escolhida.

    Assim, o custo de oportunidade refere-se à quanto um investidor deixou de ganhar por ter aplicado seu capital em uma alternativa de investimento em vez de outra.

    # Em uma atividade econômica:

    O custo de oportunidade de uma atividade econômica é o valor da próxima melhor alternativa que deve ser sacrificada ao se fazer uma escolha.

    Ou seja, o custo de oportunidade é o custo objetivamente mensurável da melhor alternativa desprezada, relacionado à escolha adotada.

    # Para as Pessoas no tocante a remuneração:

    O custo de oportunidade será diferente, pois varia de uma pessoa para outra, assim os indivíduos atribuem valores distintos devido a situação em que se encontram. Por exemplo, um jovem pode “arriscar” renunciar a um salário maior agora para se profissionalizar, e futuramente receber uma melhor remuneração. Já uma pessoa numa idade intermediária, as vezes por ter constituído família, ter filhos, obrigações a pagar, dentre outras responsabilidades, pode escolher receber um salário maior agora ao invés de se profissionalizar, uma vez que suas necessidades financeiras prevalecem nesse sentido.

    Portanto, saiba que o custo de oportunidade NÃO é o mesmo para qualquer pessoa

    (CESPE/CODEVASF/2021) O custo de oportunidade ao optar por um emprego de diretor em uma empresa com remuneração fixa em vez de participar de uma sociedade de uma startup é o mesmo para qualquer pessoa.(ERRADO)

    (CESPE/TCE-PA/2016) O custo de oportunidade será o mesmo para qualquer pessoa que opte por participar do programa de trainee de uma grande empresa em vez de trabalhar em uma empresa de menor porte que ofereça melhor remuneração.(ERRADO)

    (CESPE/Banco da Amazônia/2004) O custo de oportunidade de determinada atividade, por ser independente dos usos alternativos do tempo necessário para desenvolvê-la, é, usualmente, o mesmo para todas as pessoas nela envolvidas.(ERRADO)

    # Alguns exemplos:

    (CESPE/TJ-AL/2012) O custo de oportunidade de estar no Brasil em determinado instante equivale ao custo de oportunidade de não estar em qualquer outro lugar nesse mesmo instante. (CERTO)

    (CESPE/TCU/2008) Considerando-se que os custos de oportunidade não são evidenciados pelos sistemas contábeis convencionais, é correto afirmar que o tempo de espera de um usuário dos serviços públicos em uma fila de atendimento de uma repartição é um exemplo desse tipo de custo para o contribuinte que deixa de auferir uma renda que o exercício de sua atividade profissional lhe proporcionaria durante o tempo perdido na fila.(CERTO)

    Gabarito: Errado.

    "Não pare até se orgulhar"

  • Quando chegamos em uma situação que precisamos escolher, estamos diante de um trade off. Ao optarmos por uma alternativa, abrimos mão da outra. Ou seja, escolher uma alternativa possui um custo de oportunidade. 

    Esse custo de oportunidade não é o que você gasta ou quanto custa. O custo de oportunidade é o que você ABRE MÃO, o quanto você DEIXA de ganhar. 

    E o custo de oportunidade, depende, claro, de quem está escolhendo. 

    No caso desta questão, a escolha é entre ter um emprego com remuneração fixa ou ser sócio de uma startup. Dependendo de quem tiver escolhendo, o custo de oportunidade também variará. 

    Por exemplo, imagine uma pessoa de meia idade, que tenha filhos e que sustente a família com seu trabalho. Esta pessoa possui muitas responsabilidades sobre si e para ela, talvez seja melhor a remuneração fixa. Arriscar-se em uma startup, que não tem garantia de dar certo, pode colocar sua família em risco. Por isso, para ela, a remuneração fixa é melhor. Assim, o custo de oportunidade de escolher a start up é altíssimo, pois se a startup der errado, esta pessoa terá muito a perder, pois prejudicará sua família.

    Já uma pessoa mais jovem, que ainda more com os pais e que não seja responsável por sustentar uma família, tem mais condições de arriscar sendo sócio na startup. Se der errado, ele já não tinha muito a perder, então, sem problema. Se der certo, ele fica milionário. Para este jovem, o custo de oportunidade de escolher a start up é muito baixo, pois ele não tem nada a perder e muito a ganhar. 

    Repare que apesar de a escolha ser a mesma (remuneração fixa x sociedade start up), o custo de oportunidade é diferente dependendo da pessoa que precisa escolher.

     Resposta: E

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Custo de Oportunidade!

    Quando chegamos em uma situação que precisamos escolher, estamos diante de um trade off. Ao optarmos por uma alternativa, abrimos mão da outra. Ou seja, escolher uma alternativa possui um custo de oportunidade.

    Esse custo de oportunidade não é o que você gasta ou quanto custa. O custo de oportunidade é o que você ABRE MÃO, o quanto você DEIXA de ganhar.

    E o custo de oportunidade, depende, claro, de quem está escolhendo.

    No caso desta questão, a escolha é entre ter um emprego com remuneração fixa ou ser sócio de uma startup. Dependendo de quem tiver escolhendo, o custo de oportunidade também variará.

    Por exemplo, imagine uma pessoa de meia idade, que tenha filhos e que sustente a família com seu trabalho. Esta pessoa possui muitas responsabilidades sobre si e, para ela, talvez seja melhor a remuneração fixa. Arriscar-se em uma startup, que não tem garantia de dar certo, pode colocar sua família em risco. Por isso, para ela, a remuneração fixa é melhor. Assim, o custo de oportunidade de escolher a startup é altíssimo, pois se a startup der errado, esta pessoa terá muito a perder, pois prejudicará sua família.

    Já uma pessoa mais jovem, que ainda more com os pais e que não seja responsável por sustentar uma família, tem mais condições de arriscar sendo sócio na startup. Se der errado, ele já não tinha muito a perder, então, sem problema. Se der certo, ele fica milionário. Para este jovem, o custo de oportunidade de escolher a startup é muito baixo, pois ele não tem nada a perder e muito a ganhar.

    Repare que apesar de a escolha ser a mesma (remuneração fixa x sociedade startup), o custo de oportunidade é diferente dependendo da pessoa que precisa escolher.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Questão Errada.

    Custo de oportunidade é o custo da melhor alternativa não escolhida, ou seja, é o custo daquilo que se abre mão ao fazer uma escolha.

    Para cada pessoa fazer uma escolha tem um custo de oportunidade diferente. No caso de optar por um emprego com remuneração fixa ou investir em um startup, cada pessoa deverá analisar o risco de investir na startup e a importância que a segurança de uma remuneração fixa representa.

    Imagine um jovem solteiro, com uma despesa mensal baixa por mês. Para esse jovem o custo de oportunidade por abrir mão de uma remuneração fixa mensal é baixo. Agora imagine um homem casado, com filhos e que possui uma despesa mensal significativa. Para esse homem a remuneração fixa tem uma importância maior e abrir mão disso representa um alto custo de oportunidade.