-
Errado
custo marginal é a mudança no custo total quando se aumenta ou diminui a produção total de bens ou serviços em uma unidade.
Em outras palavras, o custo de oportunidade (é aquilo que o elemento deixa de ganhar quando faz uma escolha) é crescente.
Na medida em que é deslocada a curva da direita para a esquerda, fica cada vez mais custoso aumentar a produção de determinado produto. Isso porque o custo de oportunidade é crescente, já que os fatores de produção não são perfeitamente substituíveis
-
Gab. E
Questão trata da lei dos rendimentos marginais decrescentes
A lei dos rendimentos marginais decrescentes diz que, à medida que aumenta o uso de um insumo em incrementos iguais (mantendo-se fixos os demais insumos), acaba-se chegando a um ponto em que a produção adicional resultante decresce.
Quando a quantidade utilizada do insumo trabalho é pequena (e o capital é fixo), pequenos incrementos de insumo trabalho geram substanciais aumentos no volume de produção, à medida que os funcionários são admitidos para desenvolver tarefas especializadas. Entretanto, por fim, a lei dos rendimentos marginais decrescentes entra em ação. Quando houver funcionários em demasia, alguns se tornarão ineficientes e o produto marginal do insumo trabalho apresentará uma queda.
Fonte: MICROECONOMIA. Robert Pindyck. Daniel Rubinfeld. 8ª Edição
Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp
bons estudos!
-
Pelo contrário!
Como a questão não mencionou em qual prazo estamos (se curto ou longo prazo), partimos do pressuposto da regra geral: que estamos no curto prazo.
No curto prazo, vigora a Lei dos Rendimentos Marginais Decrescentes. Segundo essa lei, dada uma quantidade fixa dos demais fatores de produção, quando aumentamos as quantidades do fator variável geram aumentos cada vez menores no total produzido.
Ou seja, o aumento marginal da produção (a produtividade marginal) será cada vez MENOR, pois esta é decrescente. Assim, ao aumentarmos os fatores de produção, a produção total vai aumentando, mas vai aumentando cada vez MENOS.
Isso acontece porque chega uma hora que o acréscimo de mais um trabalhador na produção, por exemplo, mais atrapalha do que ajuda.
Resposta: E
-
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para
comentar esta questão sobre Teoria da Produção!
Para produzir um bem, são necessários fatores de produção. Geralmente, a Economia trabalha com dois fatores: trabalho (mão de obra) e capital (máquinas e equipamentos).
Uma das coisas que a Economia nos mostra é que nem sempre basta aumentar a quantidade de fatores de produção para que sejam produzidos cada vez mais bens. Isto porque vigora a Lei dos Rendimentos Marginais Decrescentes.
Segundo essa lei, dada uma quantidade fixa dos demais fatores de produção, quando aumentamos as quantidades do fator variável geram aumentos cada vez menores no total produzido.
Ou seja, o aumento marginal da produção (a produtividade marginal) será cada vez MENOR, pois esta é decrescente. Assim, ao aumentarmos os fatores de produção, a produção total vai aumentando, mas vai aumentando cada vez MENOS.
Isso acontece porque chega uma hora que o acréscimo de mais um trabalhador na produção, por exemplo, mais atrapalha do que ajuda.
Vale lembrar que a Lei dos Rendimentos Marginais decrescentes é uma lei aplicável ao curto prazo. Como a questão não mencionou em qual prazo estamos (se curto ou longo prazo), partimos do pressuposto da regra geral: que estamos no curto prazo, razão pela qual aplicamos a lei dos rendimentos decrescentes.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
ERRADO.
"O aumento marginal na produção de um bem será cada vez maior e facilitado à medida que recursos adicionais são dedicados à produção desse bem."
Lei dos rendimentos marginais decrescentes = Conforme eu for aplicando mais recursos na produção de um dado bem irei obter menores rendimentos em relação ao total produzido.