Errado
Expectativas de quedas de taxas de juros na economia sobre financiamentos de longo prazo podem elevar a demanda de compra de imóveis de imediato.
Curto prazo
Isso é a lei da oferta e demanda. Se nós esperamos que um determinado preço caia no futuro, nos conteremos hoje para consumir amanhã.
Logo, se as pessoas pretendem financiar a compra de um imóvel, elas irão esperar que às taxas de juros sobre os financiamentos caiam, e com isso provocará uma queda na demanda a curto prazo.
Imagine que você more em outro país e deseje comprar uma casa, financiada. Nesta situação, uma das coisas que você precisa avaliar é o tanto de juros que vai pagar ao banco financiador. Quanto maior o juros, maior a parcela que você vai pagar pela casa, o que deixa o financiamento muito caro no final.
Imagine que a taxa de juros do país que você mora seja de 10%, mas que haja expectativa de que essa taxa seja reduzida para 5% depois de um tempo.
Pergunto: você compra a casa agora (e paga mais caro por isso) ou espera a taxa de juros baixar para pagar menos mais a frente?
Ë exatamente essa a pergunta que a questão nos fez.
Se há uma expectativa de queda na taxa de juros da economia sobre os financiamentos, as pessoas não vão comprar os imóveis agora. Elas vão esperar a taxa de juros baixar para comprar os imóveis de forma mais barata.
Ou seja, se há expectativa de queda na taxa de juros isso NÃO AUMENTA A DEMANDA IMEDIATA, mas sim a DEMANDA FUTURA por imóveis.
Resposta: E