Questão sobre o Plano Bresser.
Errado!
O problema do desabastecimento apareceu de fato no Plano Cruzado, em virtude do longo e crível congelamento de preços.
Como se trata de um problema causado fundamentalmente por congelamentos e desajustes de preços relativos, o desabastecimento não voltou a ocorrer de forma generalizada nos planos que se seguiram porque estes não tiveram sucesso nos congelamentos propostos.
Mesmo no Plano Bresser, imediatamente posterior ao Cruzado, a população já não acreditou ou respeitou o congelamento e houve remarcações preventivas que causaram ainda maiores problemas de preços relativos.
Assim sendo, o congelamento não teve a ideal adesão e, mesmo que tivesse, não durou o tempo necessário para causar uma crise de desabastecimento.
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para
comentar esta questão sobre Economia Brasileira.
O Plano Bresser foi criado em 1987 pelo Governo Sarney. O foco principal do plano era controlar a inflação. Para isso, o governo adotou várias medidas, como o congelamento de preços e salários por 3 meses, o congelamento dos aluguéis e a desvalorização cambial.
Além disso, o governo criou a Unidade Referencial de Preços (URP), um índice que corrigiria os salários após os 3 meses de congelamento.
No entanto, passados os 3 meses de congelamento, o reajuste proporcionado pela URP provocou arrocho salarial (inflação aumentava mais que os salários), o que fez com a demanda caísse e as vendas dos produtores desabassem. Com menores níveis salariais, houve pressão por reposições salariais e a inflação voltou, o que praticamente acabou com o plano, sendo que já em 88 o ministro Bresser pediu demissão.
Até pela sua curta duração e pelo período relativamente rápido de congelamento, o plano Bresser não gerou desabastecimentos.
Gabarito do Professor: ERRADO.