-
ERRADO.
Para o Plano Bresser, a origem da crise brasileira era a inflação que foi diagnosticada como inercial e de demanda. Além disso, não era diagnosticada uma crise de balanço de pagamentos.
"O extraordinário resultado, obtido nas contas externas em 1984, pode ser atribuído, de forma sintética, a quatro causas: (1) ao processo de amadurecimento dos investimentos em substituição de importações e em promoção de exportações, realizados no II PND; (2) à maxidesvalorização da moeda realizada em 1983; (3) à recessão verificada na economia brasileira nos anos anteriores; e (4) à recuperação da economia americana em meados dos anos 1980.4 Assim, e a despeito da pífia contribuição do movimento de capitais, houve aumento bastante significativo das reservas internacionais do país."
[...]
"Além disso, embora tenha ocorrido uma deterioração das contas externas em 1986, a situação da Balança Comercial era de fato mais confortável na segunda metade dos anos 1980 do que na primeira. Isto, a nosso ver, enfraquece a tese que atribui à necessidade de sistematicamente desvalorizar o câmbio (pressão de custos, resultante da vulnerabilidade externa da economia) a causa última da inflação brasileira, na segunda metade da década." (Esperança, Frustração e Aprendizado: A História da Nova República, Lavinia Barros de Castro)
-
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira.
O choque do petróleo foi o diagnóstico da crise do balanço de pagamentos feita pelo II PND (não pelo Plano Bresser)
O Plano Bresser foi realizado durante o Governo Sarney, em 1987. não houve muita preocupação com as contas externos (até por isso a taxa de câmbio não foi congelada).
As medidas tomadas pelo plano foram as seguintes: • congelamento de salários e preços por três meses;
• desvalorização cambial e não congelamento da taxa de câmbio, mantendo as mini desvalorizações diárias;
• aluguéis congelados no nível de preços de junho, sem nenhuma compensação;
• mudança da data do IPC para 15/06;
• tablita com desvalorização de 15% ao mês; e
• criação da unidade referencial de preços (URP) que corrigiria o salário dos três meses seguintes.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Questão sobre o Plano Bresser.
Errado, pessoal!
Não que o choque do petróleo não tivesse importância para o conturbado cenário externo da economia brasileira em 1987.
Mas o primeiro choque do petróleo foi no início da década de 1970 e segundo, no final da mesma década.
Note que o Plano Bresser vem 8 anos depois do segundo choque do petróleo.
Assim, embora tais choques tenham "colaborado" para toda a precariedade externa da economia brasileira na década de 1980, a origem da crise de balanço de pagamentos a ser enfrentada pelo Plano Bresser era a excessiva valorização real do câmbio em virtude do congelamento da taxa nominal.
Assim, uma das iniciativas do Plano Bresser foi exatamente a de NÃO congelar a taxa de câmbio nominal.
Para o Plano, "o ajuste do balanço de pagamentos será alcançado, fundamentalmente, mediante expansão das exportações, a qual, por sua vez, será garantida, principalmente, pela manutenção da taxa de câmbio real".
Gabarito: Errado