SóProvas


ID
5044306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca dos planos de desenvolvimento implementados no Brasil no período de 1950-1980, julgue o item a seguir.


No período do milagre econômico ocorreu importante aumento das desigualdades regionais.

Alternativas
Comentários
  • Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    MILAGRE ECONÔMICO:

    1) O período de 1968 a 1973 é conhecido como o “milagre econômico”.

    # Abrangeu os governos de:

    • Costa e Silva;
    • Médici.

     # O ministro da fazenda era Antônio Delfim Netto;

     --> “É preciso fazer o bolo crescer para depois dividi-lo”

    (CESPE/TJ-ES/2011) O período compreendido entre 1968 e 1973 é comumente conhecido como milagre econômico. O período do milagre econômico abrangeu os governos de Costa e Silva e Médici, sendo Antônio Delfim Netto o ministro da Fazenda de então.(CERTO)

    2) O termo milagre decorre de que, nesse período, houve uma combinação da expansão econômica e redução da taxa de inflação.

    (CESPE/ANTAQ/2009) O período compreendido entre 1968 e 1973, ficou conhecido como o do "milagre brasileiro" por causa das altas taxas de crescimento econômico combinadas com índices de inflação relativamente baixos, que vigoravam à época.(CERTO)

    3) No milagre econômico, pode-se observar recuperação do investimento público em infraestrutura.

    (CESPE/IRB/2016) Os elevados investimentos do governo em infraestrutura e o crescimento da indústria de capital, sobretudo a partir de 1970, foram fatores que contribuíram para os elevados níveis de crescimento da economia brasileira entre 1968 e 1973, período do denominado “milagre econômico”.(CERTO)

    4) Os resultados positivos do período deveram-se, em larga medida, à situação econômica mundial caracterizada pela ampla disponibilidade de capitais.

    (CESPE/DPU/2010) O crescimento da economia mundial durante esse período favoreceu as taxas de crescimento observadas no Brasil.(CERTO)

    5) Nesse período adotou-se uma política de minidesvalorização cambial que contribuiu positivamente para o resultado da balança comercial.

    (CESPE/DPU/2016) O crescimento econômico ocorrido durante o chamado milagre econômico foi acompanhado por queda da inflação e por superávits no balanço de pagamentos.(CERTO)

    6) No campo das contas externas, o período do milagre econômico foi marcado por um grande aumento da dívida externa bruta brasileira, dada a disponibilidade de liquidez a juros baixos no mercado externo.

    (CESPE/TJ-SE/2014) A década de 80 do século XX é conhecida como o período do milagre econômico brasileiro, em que foram registradas elevadas taxas de crescimento da economia e redução da dívida pública do país.(ERRADO)

    7) Ocorreu o aumento da desigualdades.

    (CESPE/TCE-MG/2018) No período do milagre econômico, as desigualdades de renda foram reduzidas.(ERRADO)

    (CESPE/CODEVASF/2021) No período do milagre econômico ocorreu importante aumento das desigualdades regionais.(CERTO)

    8) A derrocada do milagre econômico está associada ao choque internacional do preço do petróleo.

    (CESPE/TJ-ES/2011) O período compreendido entre 1968 e 1973 é comumente conhecido como milagre econômico. O choque do petróleo de 1973 está entre os fatores externos que contribuíram para o fim do período que compreendeu o milagre econômico.(CERTO)

    Gabarito: Certo.

    “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!”

  • Muito bom, Mauro! Valeu!

  • Eu sabia que tinha ocorrido o aumento nas desigualdades SOCIAIS mais dinheiro na mão de poucos, mas a desigualdade REGIONAL é novo para mim, tipo região nordeste ficou mais pobre em relação a região sul por exemplo?

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira.

    O milagre econômico foi uma época na história do Brasil na qual o país teve um crescimento médio de 11% ao ano, com inflação caindo e melhora da situação externa.

    Durante o milagre, a política econômica continuava perseguindo a redução do déficit público, mas com o foco no componente de custos da inflação em vez do componente de demanda.

    Apesar do alto crescimento, de superávits no balanço de pagamento e da queda da inflação, as desigualdades regionais aumentaram. Na época, se pensava em primeiro "crescer o bolo" para só depois dividi-lo.

    De fato, o "bolo" cresceu. Mas ele não foi repartido de forma equitativa durante o período.


    Gabarito do Professor: CERTO.