SóProvas


ID
5044312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca dos planos de desenvolvimento implementados no Brasil no período de 1950-1980, julgue o item a seguir.


O II Plano Nacional de Desenvolvimento focou no desenvolvimento de indústrias por intermédio da estratégia de substituição de importações, tendo como objetivo a abertura de novas frentes futuras de exportações.

Alternativas
Comentários
  • O II Plano Nacional de Desenvolvimento, também chamado II PND (1975 -1979), por determinação constitucional havia uma obrigação de todo novo governo lançar um plano nacional de desenvolvimento ( podemos fazer uma analogia com o nosso atual Plano Plurianual - PPA ), foi um plano econômico brasileiro, lançado no final de 1974. Foi instituído durante o governo do general Ernesto Geisel e tinha como finalidade estimular a produção de insumos básicos, bens de capital, alimentos e energia.
  • Certo

    Sim, o II PND tinha como foco reduzir a dependência de bens de capital e insumos industriais.

    abs

    Boa sorte.

  • O objetivo era estimular a produção de insumos básicos, bens de capital, alimentos, energia e novas frentes futuras de exportações.

    Na questão não fala que é somente "novas frentes futuras de exportações".

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira. 


    O II PND veio logo após um choque do petróleo que prejudicou a capacidade do Brasil de importar o produto e de utilizá-lo no processo produtivo, impactando negativamente no crescimento brasileiro. 

    Para contornar este cenário, o governo lançou o II PND, um ousado plano de investimentos públicos e privados  para “cobrir a área de fronteira entre o subdesenvolvimento e o desenvolvimento". Repare na confiança! Rsrsrsrs
    Os investimentos seriam direcionados para aqueles que o governo identificava como os pontos de estrangulamento da economia brasileira: infraestrutura, bens de produção (bens de capital e insumos), energia e exportação. O objetivo geral era avançar, consolidar e até completar o processo de industrialização por substituição de importações, mitigando a dependência externa de nossa economia.
    De alguma forma, isso deu certo. Embora tenha sido um período de elevação do endividamento devido à estratégia adotada, e ainda que não tenha sido o mesmo crescimento do período do Milagre, a economia avançou 6,7% ao ano em média entre 1974 e 1979, uma boa expansão tendo em vista a restrição imposta pelo choque do petróleo. Também houve sensível redução da dependência de importações, sobretudo de insumos e de bens de capital, outro grande objetivo do II PND. Quanto à inflação, esta esteve acima dos níveis do período do Milagre, mas o governo conseguiu conter sua tendência de aceleração e esta fechou o quinquênio 1974-1978 em 37,8%.
    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Questão sobre o II PND.

     

    Está certo, pessoal!

     

    O II PND foi um plano ousado de desenvolvimento que tinha por objetivo exatamente solidificar e ampliar a industrialização brasileira por substituição de importações.

     

    O plano trazia como resumo de seu objetivo "cobrir a área de fronteira entre o subdesenvolvimento e o desenvolvimento".

     

    E isso seria alcançado especialmente se o país conseguisse passar de importador a exportador de uma série de produtos, abrindo, portanto, novas frentes de exportações.

     

    O caminho traçado para o atingimento da meta de "ampliação a capacidade exportadora do país, tanto de bens primários quanto de manufaturados e semimanufaturados" foi a intensificação dos investimentos nos setores vistos como gargalos da nossa economia à época: infraestrutura, bens de produção (capital e insumos) e energia.