SóProvas


ID
5045203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca do planejamento e da gestão ambiental, julgue o item subsequente.


O método do custo de reposição, recomendado para perícia ambiental em casos de supressão da vegetação, consiste na avaliação dos custos envolvidos na reposição de um recurso ambiental que foi degradado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    1) Método Custo de Recuperação (ou Método de Custo de Reposição) – muito utilizado para mensurar danos, busca identificar o custo de repor ou restaurar o recurso ambiental degradado. Embora seja muito interessante por buscar evitar o declínio de qualidade ambiental, enfrenta dificuldades práticas como a identificação de todos os fatores necessários para reposição do estado original, o que termina por, muitas vezes, subestimar os custos. Ex: a Embrapa Cerrados utilizou-se do método, por exemplo, para a caracterização e recuperação de Matas de Galeria no Cerrado; também é o método, em regra, aplicável em Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).

    Fonte: http://escola.mpu.mp.br/conteudos-educacionais/cursos/aperfeicoamento/valoracao-economica-de-impactos-e-danos-socioambientais/texto-complementar_aula-2.pdf